UMA FORMA DE IMPOSTO COM MÉTODOS PARA SOLUCIONAR A EFICÁCIA E A
EFICIÊNCIA DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO
INTRODUÇÃO
IMPOSTO ÚNICO, uma solução para o
mercado econômico do Brasil, não se suporta mais essa enorme carga tributária
para não se ver resultado algum diante de uma sociedade que clama por soluções
imediatas.
Não adiantam realizar diversas
manifestações, lutas, desavenças, se não houver uma forma que possa solucionar
o devido problema.
Observe bem segundo uma pesquisa
feita pelo IBGE mostra que de 2005
a 2012, mais de um milhão e meio de pessoas entraram na
administração dos municípios do país.
De acordo com o perfil dos
municípios, feito pelo IBGE, de 2005
a 2012, um período de sete anos, o número de servidores
públicos nas cidades brasileiras aumentou em mais de um terço. Isso representa
a entrada de mais de um milhão e meio de pessoas na administração direta ou
indireta dos nossos municípios.
“É razoável que neste período de
tempo a gente tenha tido este acréscimo de pessoas na administração pública
municipal”, declara Vânia Pacheco, gerente da pesquisa IBGE.
A região Norte foi onde houve
maior aumento de funcionários: 53%. No Nordeste, o número de servidores cresceu
35%. No Sul, 34%. No Sudeste 27%, e no Centro Oeste, 15%.
Neste mesmo período de sete anos,
as prefeituras se informatizaram. Mais de 90% tem programas de inclusão digital
e páginas na internet.
Quase 7% dos municípios oferecem
serviços diretos para o cidadão, como pagamento online de impostos, marcação de
consultas nas unidades de saúde ou matriculas nas escolas.
Entre 2005 e 2012, o período da
pesquisa, apenas uma em cada cinco cidades brasileiras mantiveram um diálogo
ativo com a sociedade, com reuniões anuais dos conselhos consultivos para saber
diretamente o que os moradores das cidades esperam de seus governantes.
Para os especialistas em
administração pública, aumento de pessoal não significa que a eficiência cresce
na mesma proporção.
“Sabemos que as demandas não
estão sendo bem atendidas. Existe um conjunto de arranjos organizativos
institucionais normativos que não estão funcionando. Não estão refletindo esse
número de servidores públicos, que deveriam acompanhar”, declara Alketa Peci,
doutora em administração pública – FGV. Informação colhida no site: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/07/numero-de-servidores-publicos-cresce-mais-de-um-terco-em-7-anos.html
em 04/07/2013.
Este resultado é alarmante, pois
aumentam funcionários públicos, mas a qualidade dos serviços nada muda e ainda
torna-se ainda mais deficitária, aumentando o custeio de mão de obra, devendo
arrecadar mais e os órgãos competentes ouvem isso e nada fazem.
Outro dado alarmante é essa
informação:
Em meio a protestos, o governo
admite que o custo da Copa do Mundo de 2014 será mais elevado do que a última
previsão, realizada em abril deste ano.
Naquela ocasião, a previsão de
custo das obras chegava a R$ 25,5 bilhões. Agora, o Ministério do Esporte já
estima que o custo seja de R$ 28 bilhões, um aumento de mais de 10%.
As informações foram anunciadas
pelo Secretário Executivo do Ministério do Esporte Luís Fernandes. Ele, porém,
não deu detalhes sobre quais obras teriam sofrido acréscimos em seus valores. A
Fifa estimam que as obras sejam positivas para o "desenvolvimento
social" da população brasileira.
Informação colhida no site: http://esportes.br.msn.com/copa-confederacoes/noticias/governo-admite-gasto-superior-ao-or%C3%A7amento-para-copa-do-mundo-2014-2
em 04/07/2013.
Mas já se fala que os valores
irão ultrapassar a 50 milhões, portanto que legado (lucro para a população
futura), pois tanto a Copa como as Olimpíadas, deixara muita dificuldade para a
sociedade brasileira.
Exemplo desse fato foi na Grécia
que depois das Olimpíadas no país se instaurou um caos que até hoje pagam muito
caro com uma ação impensada dos governantes daquele país. E no Brasil será que
não será até pior?
O imposto único seria solução
para isso? Vejo plenamente que sim, pois as contas seriam muito mais
fiscalizadas pela população, pois todos sabem para onde vai o valor que
recolhemos para os cofres públicos.
O valor sendo arrecadado no
município através do faturamento interno, arrecadado através de um imposto
único sabe-se o valor e o percentual que destinado para cada setor competente.
Existem coisas que nos deixa
desanimado. Quem não vê que a presidência da República juntamente com seus
Ministros está querendo iludir novamente a sociedade brasileira com esse
plebiscito na reforma política, onde a maioria dos eleitores não sabe realmente
o que isso significa! Gastar mais de quinhentos milhões de reais com algo que
nada vai refletir de melhoria para Saúde, Educação Transporte, Segurança, o que
realmente a sociedade quer é solução, portanto faça o plebiscito sobre IMPOSTO
ÚNICO, a população vai votar a favor dessa reforma tributária. Sobre a mudança
política os próprios políticos façam o serviço do que lhes cabem muito bem.
VAMOS LUTAR PELO IMPOSTO ÚNICO JÁ!!!! Isso certamente resolverá a qualidade
FIFA para a Saúde, Educação Transporte, Segurança e etc.
SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
DIFERNÇA ENTRE IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES
TIPOS DE IMPOSTOS
O
EXAGERO DA CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA
O
BRASIL É RECORDISTA COM A CARGA TRIBUTÁRIA
CARGA TRIBUTÁRIA:
PRODUTO
|
% Tributos/preço final
|
Passagens
aéreas
|
8,65%
|
Transporte
Aéreo de Cargas
|
8,65%
|
Transporte
Rodoviário Interestadual Passageiros
|
16,65%
|
Transporte
Rodoviário Interestadual Cargas
|
21,65%
|
Transporte
Urbano Passageiro - Metropolitano
|
22,98%
|
CONTA
DE ÁGUA
|
29,83%
|
Mesa
de Madeira
|
30,57%
|
Cadeira
de Madeira
|
30,57%
|
Armário
de Madeira
|
30,57%
|
Cama
de Madeira
|
30,57%
|
Sofá
de Madeira/plástico
|
34,50%
|
Bicicleta
|
34,50%
|
Tapete
|
34,50%
|
MEDICAMENTOS
|
36,00%
|
Motocicleta
de até 125 cc
|
44,40%
|
CONTA
DE LUZ
|
45,81%
|
CONTA
DE TELEFONE
|
47,87%
|
Motocicleta
acima de 125 cc
|
49,78%
|
Gasolina
|
57,03%
|
Cigarro
|
81,68%
|
PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
BÁSICOS
|
|
Carne
bovina
|
18,63%
|
Frango
|
17,91%
|
Peixe
|
18,02%
|
Sal
|
29,48%
|
Trigo
|
34,47%
|
Arroz
|
18,00%
|
Óleo
de soja
|
37,18%
|
Farinha
|
34,47%
|
Feijão
|
18,00%
|
Açúcar
|
40,40 %
|
Leite
|
33,63%
|
Café
|
36,52%
|
Macarrão
|
35,20%
|
Margarina
|
37,18%
|
Margarina
|
37,18%
|
Molho
de tomate
|
36,66%
|
Ervilha
|
35,86%
|
Milho
Verde
|
37,37%
|
Biscoito
|
38,50 %
|
Chocolate
|
32,00%
|
Achocolatado
|
37,84%
|
Ovos
|
21,79%
|
Frutas
|
22,98%
|
Álcool
|
43,28%
|
Detergente
|
40,50%
|
Saponáceo
|
40,50%
|
Sabão
em barra
|
40,50%
|
Sabão
em pó
|
42,27%
|
Desinfetante
|
37,84%
|
Água
sanitária
|
37,84%
|
Esponja
de aço
|
44,35%
|
PRODUTOS BÁSICOS DE
HIGIENE
|
|
Sabonete
|
42,00%
|
Xampu
|
52,35%
|
Condicionador
|
47,01%
|
Desodorante
|
47,25%
|
Aparelho
de barbear
|
41,98%
|
Papel
Higiênico
|
40,50%
|
Pasta
de Dente
|
42,00%
|
MATERIAL ESCOLAR
|
|
Caneta
|
48,69%
|
Lápis
|
36,19%
|
Borracha
|
44,39%
|
Estojo
|
41,53%
|
Pastas
plásticas
|
41,17%
|
Agenda
|
44,39%
|
Papel
sulfite
|
38,97%
|
Livros
|
13,18%
|
Papel
|
38,97%
|
Agenda
|
44,39%
|
Mochilas
|
40,82%
|
Régua
|
45,85%
|
Pincel
|
36,90%
|
Tinta
plástica
|
37,42%
|
BEBIDAS
|
|
Refresco
em pó
|
38,32%
|
Suco
|
37,84%
|
Água
|
45,11%
|
Cerveja
|
56,00%
|
Cachaça
|
83,07%
|
Refrigerante
|
47,00%
|
CD
|
47,25%
|
DVD
|
51,59%
|
Brinquedos
|
41,98%
|
LOUÇAS
|
|
Pratos
|
44,76%
|
Copos
|
45,60%
|
Garrafa
térmica
|
43,16%
|
Talheres
|
42,70%
|
Panelas
|
44,47%
|
PRODUTOS DE CAMA, MESA
E BANHO
|
|
Toalhas
- (mesa e banho)
|
36,33%
|
Lençol
|
37,51%
|
Travesseiro
|
36,00%
|
Cobertor
|
37,42%
|
Automóvel
|
43,63%
|
ELETRODOMÉSTICOS
|
|
Sapatos
|
37,37%
|
Roupas
|
37,84%
|
Aparelho
de som
|
38,00%
|
Computador
|
38,00%
|
Fogão
|
39,50%
|
Telefone
Celular
|
41,00%
|
Ventilador
|
43,16%
|
Liquidificador
|
43,64%
|
Batedeira
|
43,64%
|
Ferro
de Passar
|
44,35%
|
Refrigerador
|
47,06%
|
Microondas
|
56,99%
|
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
|
|
Fertilizantes
|
27,07%
|
Tijolo
|
34,23%
|
Telha
|
34,47%
|
Móveis
(estantes, cama, armários)
|
37,56%
|
Vaso
sanitário
|
44,11%
|
Tinta
|
45,77%
|
Casa
popular
|
49,02%
|
Mensalidade
Escolar
|
37,68% (ISS DE 5%)
|
Levantar
a fonte:
IMPRTÂNCIA
DOS IMPOSTOS
DIVISÃO DOS GASTOS PÚBLICOS PARA
OS SETORES PÚBLICOS
Os gastos públicos são assim
distribuídos:
Previdência Social
|
28,00%
|
Saúde e Saneamento
|
15,00%
|
Educação
|
13,00%
|
Juros das dividas públicas
|
12,80%
|
Administração Pública
|
5,70%
|
Transporte
|
3,70%
|
Segurança
|
3,70%
|
Assistência Social
|
3,50%
|
Judiciário
|
3,20%
|
Habitação e Urbanismo
|
3,00%
|
Outras Áreas
|
8,40%
|
Total das Distribuições dos
Tributos
|
100,00%
|
Levantar
a fonte:
Em resumo a distribuição dos
gastos públicos fica assim apresentada:
Gastos com pessoal
|
25,00%
|
Custeio da máquina pública
|
67,00%
|
Investimentos em melhoria
dos serviços públicos e na infraestrutura do país
|
8,00%
|
Total das distribuições dos
tributos
|
100,00%
|
Levantar
a fonte:
ANÁLISE DE TRIBUTOS NO MUNDO
Os dez países que a população menos paga impostos por hora:
1.
Maldivas: 0 horas
2. Emirados Árabes Unidos: 12 horas
3. Bahrein: 36 horas
4. Qatar: 36 horas
5. Bahamas: 58 horas
6. Luxemburgo: 59 horas
7. Omã: 62 horas
8. Suíça: 63 horas
9. Irlanda: 76 horas
10. Seicheles: 76 horas
2. Emirados Árabes Unidos: 12 horas
3. Bahrein: 36 horas
4. Qatar: 36 horas
5. Bahamas: 58 horas
6. Luxemburgo: 59 horas
7. Omã: 62 horas
8. Suíça: 63 horas
9. Irlanda: 76 horas
10. Seicheles: 76 horas
Levantar
a fonte:
Os dez países que a população
mais paga impostos por hora:
1. Brasil:
2.600 horas (é mais que o dobro do 2º colocado!).
2. Bolívia: 1.080 horas
3. Vietnã: 941 horas
4. Nigéria: 938 horas
5. Venezuela: 864 horas
6. Bielorrússia: 798 horas
7. Chade: 732 horas
8. Mauritânia: 696 horas
9. Senegal: 666 horas
10. Ucrânia: 657 horas
Levantar
a fonte:
Além de todos os impostos do trabalhador, paga INSS – 8% 9% ou 11%. 7,5%
- 15% - 22,5% ou 27,5% do seu salário a título de imposto de renda, paga o seu
plano de saúde, o colégio dos seus filhos, segurança privada, pedágios,
taxa de embarque, IPVA, IPTU, INSS, FGTS, etc.
IMPLANTAÇÃO DO IMPOSTO ÚNICO
MODELO DE SISTEMA ÚNICO
BNEFICIOS DO MÉTOD IMPOSTO ÚNICO
ÉTICA E CIDADANIA
QUALIDADE DE VIDA
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL
ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO
BIBLIOGRAFIAS
- Confederação
Nacional da Indústria
- Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
- Instituto
Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)
- Instituto
de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
- Jornal
o Globo
- Revista
Veja
- www.cni.org.br
- www.dietadoimpostao.org.br
- www.ibge.gov.br
- www.ibpt.com.br
- www.ipea.gov.br
- www.oglobo.com.br
- www.veja.com.br
Sendo assim vamos lutar pelo IMPOSTO
ÚNICO, conheça como é o sistema de imposto único no Brasil. Livro:
www.clubedeautores.com.br/book/147563--IMPOSTO_UNICO_JA
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