segunda-feira, 28 de maio de 2018

IMPOSTO ÚNICO JÁ

WAGNER LUIZ MARQUES







IMPOSTO ÚNICO JÁ








CIANORTE - PARANÁ
2013


WAGNER LUIZ MARQUES





IMPOSTO ÚNICO







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WAGNER LUIZ MARQUES
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CIANORTE – PARANÁ
2013
IMPOSTO ÚNICO
2013




Impresso no Brasil / Printed in Brazil




Publicação on-line:
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FICHA CATALOGRÁFICA

Marques, Wagner Luiz, 1966 –.

IMPOSTO ÚNICO.

Título original: IMPOSTO ÚNICO.

1. Marques, Wagner Luiz, 1966 – 2. Educação; qualidade; vontade; entusiasmo; força; excelência; professor – Biografia I. Título.


APRESENTAÇÃO

IMPOSTO ÚNICO, uma solução para o mercado econômico do Brasil, não se suporta mais essa enorme carga tributária para não se ver resultado algum diante de uma sociedade que clama por soluções imediatas.

Não adiantam realizar diversas manifestações, lutas, desavenças, se não houver uma forma que possa solucionar o devido problema.

Observe bem segundo uma pesquisa feita pelo IBGE mostra que de 2005 a 2012, mais de um milhão e meio de pessoas entraram na administração dos municípios do país.

De acordo com o perfil dos municípios, feito pelo IBGE, de 2005 a 2012, um período de sete anos, o número de servidores públicos nas cidades brasileiras aumentou em mais de um terço. Isso representa a entrada de mais de um milhão e meio de pessoas na administração direta ou indireta dos nossos municípios.

“É razoável que neste período de tempo a gente tenha tido este acréscimo de pessoas na administração pública municipal”, declara Vânia Pacheco, gerente da pesquisa IBGE.

A região Norte foi onde houve maior aumento de funcionários: 53%. No Nordeste, o número de servidores cresceu 35%. No Sul, 34%. No Sudeste 27%, e no Centro Oeste, 15%.

Neste mesmo período de sete anos, as prefeituras se informatizaram. Mais de 90% tem programas de inclusão digital e páginas na internet.

Quase 7% dos municípios oferecem serviços diretos para o cidadão, como pagamento online de impostos, marcação de consultas nas unidades de saúde ou matriculas nas escolas. 

Entre 2005 e 2012, o período da pesquisa, apenas uma em cada cinco cidades brasileiras mantiveram um diálogo ativo com a sociedade, com reuniões anuais dos conselhos consultivos para saber diretamente o que os moradores das cidades esperam de seus governantes. 

Para os especialistas em administração pública, aumento de pessoal não significa que a eficiência cresce na mesma proporção. 

“Sabemos que as demandas não estão sendo bem atendidas. Existe um conjunto de arranjos organizativos institucionais normativos que não estão funcionando. Não estão refletindo esse número de servidores públicos, que deveriam acompanhar”, declara Alketa Peci, doutora em administração pública – FGV. Informação colhida no site: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/07/numero-de-servidores-publicos-cresce-mais-de-um-terco-em-7-anos.html em 04/07/2013.

Este resultado é alarmante, pois aumentam funcionários públicos, mas a qualidade dos serviços nada muda e ainda torna-se ainda mais deficitária, aumentando o custeio de mão de obra, devendo arrecadar mais e os órgãos competentes ouvem isso e nada fazem.

Outro dado alarmante é essa informação:

Em meio a protestos, o governo admite que o custo da Copa do Mundo de 2014 será mais elevado do que a última previsão, realizada em abril deste ano.

Naquela ocasião, a previsão de custo das obras chegava a R$ 25,5 bilhões. Agora, o Ministério do Esporte já estima que o custo seja de R$ 28 bilhões, um aumento de mais de 10%.

As informações foram anunciadas pelo Secretário Executivo do Ministério do Esporte Luís Fernandes. Ele, porém, não deu detalhes sobre quais obras teriam sofrido acréscimos em seus valores. A Fifa estimam que as obras sejam positivas para o "desenvolvimento social" da população brasileira.

Informação colhida no site: http://esportes.br.msn.com/copa-confederacoes/noticias/governo-admite-gasto-superior-ao-or%C3%A7amento-para-copa-do-mundo-2014-2 em 04/07/2013.

Mas já se fala que os valores irão ultrapassar a 50 milhões, portanto que legado (lucro para a população futura), pois tanto a Copa como as Olimpíadas, deixara muita dificuldade para a sociedade brasileira.

Exemplo desse fato foi na Grécia que depois das Olimpíadas no país se instaurou um caos que até hoje pagam muito caro com uma ação impensada dos governantes daquele país. E no Brasil será que não será até pior?

O imposto único seria solução para isso? Vejo plenamente que sim, pois as contas seriam muito mais fiscalizadas pela população, pois todos sabem para onde vai o valor que recolhemos para os cofres públicos.

O valor sendo arrecadado no município através do faturamento interno, arrecadado através de um imposto único sabe-se o valor e o percentual que destinado para cada setor competente.

Existem coisas que nos deixa desanimado. Quem não vê que a presidência da República juntamente com seus Ministros está querendo iludir novamente a sociedade brasileira com esse plebiscito na reforma política, onde a maioria dos eleitores não sabe realmente o que isso significa! Gastar mais de quinhentos milhões de reais com algo que nada vai refletir de melhoria para Saúde, Educação Transporte, Segurança, o que realmente a sociedade quer é solução, portanto faça o plebiscito sobre IMPOSTO ÚNICO, a população vai votar a favor dessa reforma tributária. Sobre a mudança política os próprios políticos façam o serviço do que lhes cabem muito bem. VAMOS LUTAR PELO IMPOSTO ÚNICO JÁ!!!! Isso certamente resolverá a qualidade FIFA para a Saúde, Educação Transporte, Segurança e etc.


SISTEMA TRIBUTÁRIO

O sistema tributário nacional previsto pela Constituição Federal é um sistema de normas que procura demonstrar a Tributação Federal, Estadual e Municipal de forma que cada entidade política (União, Estado e Município) tenha seus tributos próprios, evitando assim a duplicidade de impostos idênticos. Nessa condição, a Constituição Federal não cria tributos, mas limita-se a exigir categoria econômica com intuito de partilhá-las entre entidades políticas e econômicas social.

SISTEMA TRIBUTÁRIO ÚNICO

O Sistema Tributário brasileiro necessita de reformulação, hoje é o momento que se pode reivindicar essas mudanças. Para surtir efeito a reforma tributária não pode ser simplesmente alterar o modo simplificado para algumas categorias empresariais, mas sim deve ser radical a mudança. A luta de todos deve ser para o "IMPOSTO ÚNICO JÁ", contrário do que diz as ideias novas são necessárias, mas as mudanças são muito mais do que necessárias é solução para um “caos” que se instala em um sistema social econômico.

A sociedade brasileira demonstra claramente a insatisfação com o sistema tributário. A atual estrutura de impostos é complexa em relação a todo o mundo, chegado a um estágio degradante, irracional, ineficiente e criminoso para com a população brasileira.

Um país que se encontra em primeiro lugar em cobrança de impostos por hora da população, correspondendo cerca de 2.600 horas por ano, representando o dobro do segundo colocado em cobrança de impostos.

O Brasil cobra em média 40% da cesta básica da população carente, representando um rombo para o orçamento familiar. Isso significa que uma família que dirigi ao supermercado e compra R$ 100,00 (cem reais) de alimentos, R$ 40,00 (quarenta reais) é exclusivamente custo para os cofres municipais, estaduais e federais, portanto prejudicando a população em vários momentos. Retirando do bolso do trabalhador descaradamente os impostos (conforme o próprio nome diz, impôs algo) e ainda não dando condições suficientes para que sejam revertidos com qualidade os serviços públicos a qual a população tem o direito de receber.

O sistema tributário nacional brasileiro consta com um caótico número de artigos e parágrafos, dificultando o seu entendimento e, ainda proporcionando meios ilícitos para com pessoas de má fé que administra esse sistema. Pois quanto mais complexa é a redação de uma lei, contrato e etc., mais fácil ficam para burlar o sistema.

Realmente o que se vê é puramente esses desvios, corrupções, desonestidade e falta de respeito perante o próximo, totalizando assim aproximadamente 85 tipos de impostos, taxas e contribuições, a qual a população, dono desse valor significativo arrecado aos cofres públicos, não consegue saber aonde esta sendo aplicado, pois o seu retorno não seve, mas verifica-se que muitas pessoas que o administra estão muito bem financeiramente.

O Brasil precisa urgentemente da reformulação do código tributário, sendo assim lutamos para com "IMPOSTO ÚNICO JÁ".


O EXAGERO DA CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA

Essa alta carga tributária do Brasil esta contribuindo decisoriamente para os aumentos dos custos dos produtos e principalmente para a economia das famílias brasileiras. A tese defendida pelo IMPOSTO ÚNICO é em relação ao alto número de tributos, taxas e contribuições.

Comparando o consumo de impostos de uma família de renda baixa, podemos observar sua devida tributação:

Recebimento mensal de um salário mínimo referente o ano de 2013, gastos mensal e contribuição direta e indiretamente os impostos na atual situação tributária.

Discriminação
Receita e Despesas
Percentual dos Impostos
Valor dos impostos
Valor Liquido
Salário
R$ 678,00
8,00%
R$ 54,24
R$ 623,76
Total da Receita
R$ 678,00
8,00%
R$ 54,24
R$ 623,76
Mercado
R$ 220,00
32,58%
R$ 71,68
R$ 148,32
Aluguel
R$ 200,00
18,00%
R$ 36,00
R$ 164,00
Transporte
R$ 100,00
22,98%
R$ 22,98
R$ 77,02
Luz
R$ 45,00
45,81%
R$ 20,61
R$ 24,39
Água
R$ 24,00
29,83%
R$ 7,16
R$ 16,84
Celular
R$ 15,00
47,87%
R$ 7,18
R$ 7,82
Medicamentos
R$ 17,00
36,00%
R$ 6,12
R$ 10,88
Total das Despesas
R$ 621,00
30,13%
R$ 225,97
R$ 449,27

Recebimento mensal de um salário mínimo referente o ano de 2013, gasto mensal e contribuição direta e indiretamente os impostos na situação tributária IMPOSTO ÚNICO. Supõe que se utilize como percentual sobre a alíquota única de 10,00%. Uma taxa significativamente elevada, mas correspondendo 33,19% em relação à média computada atualmente nos impostos recolhidos pelo consumidor brasileiro que recebe o salário mínimo.


Discriminação
Receita e Despesas
Percentual dos Impostos
Valor dos impostos
Valor Líquido
Salário
R$ 678,00
10,00%
R$ 67,80
R$ 610,20
Total da Receita
R$ 678,00
10,00%
R$ 67,80
R$ 610,20
Mercado
R$ 220,00
10,00%
R$ 22,00
R$ 198,00
Aluguel
R$ 200,00
10,00%
R$ 20,00
R$ 180,00
Transporte
R$ 100,00
10,00%
R$ 10,00
R$ 90,00
Luz
R$ 45,00
10,00%
R$ 4,50
R$ 40,50
Água
R$ 24,00
10,00%
R$ 2,40
R$ 21,60
Celular
R$ 15,00
10,00%
R$ 1,50
R$ 13,50
Medicamentos
R$ 17,00
10,00%
R$ 1,70
R$ 15,30
Total das Despesas
R$ 621,00
10,00%
R$ 62,10
R$ 558,90

Com está análise observa que o poder aquisitivo do trabalhador com o imposto único em relação ao alto imposto utilizado hoje o ganho do assalariado mínimo é de R$ 558,90 / 449,27 = 24,40%, representando assim um alto índice de manutenção no orçamento familiar e, não esquecendo como isso pode influenciar nos custos dos produtos baixando ainda mais o preço dos produtos e serviços e aumentando o ganho da renda pessoal e familiar de cada pessoa que faz parte da sociedade brasileira.

Com o resultado da excessiva tributação, o consumidor brasileiro é onerado por elevada carga de impostos indiretos, embutindo assim nos preços dos produtos e serviços que adquiri.

A pergunta que certamente faz como ficarão os cofres públicos? Com o controle do IMPOSTO ÚNICO, haverá diminuição da sonegação e diminuição da corrupção isso fará com que reestruture as receitas públicas para se equilibrar com as despesas.

A evolução da carga tributária global gera resultados ao consumidor brasileiro e para as empresas um crescimento significativo, contribuindo assim para evitar a omissão das pessoas físicas como jurídica em contribuir para com os impostos.

Portanto o IMPOSTO ÚNICO é a melhor forma para conduzir com a administração pública do país. E sobre tudo efetuar a movimentação financeira positiva para o padrão natural da eficiência ao crescimento do sistema econômico brasileiro.

O BRASIL É RECORDISTA COM A CARGA TRIBUTÁRIA

 A sonegação de impostos e a necessidade arrecadadora do poder público fazem com que o sujeito passivo onere significativamente os impostos. Impossibilitando legalmente apelar sobre a sonegação e evasão de tributos do país. Incidindo assim a uma alta carga tributária para a população física e jurídica.

Além de estimular a economia informal, fato este responsável pela alta taxa de desemprego e na informalidade empresarial. Perdendo assim com a arrecadação do poder público. Também impulsiona com a falta de informações legais para administrar adequadamente as empresas públicas.

Analisando a alta carga tributária pode-se observar a tabela abaixo como se paga alta taxas de impostos no Brasil:

CARGA TRIBUTÁRIA:

PRODUTO
% Tributos/preço final
Passagens aéreas
8,65%
Transporte Aéreo de Cargas
8,65%
Transporte Rodoviário Interestadual Passageiros
16,65%
Transporte Rodoviário Interestadual Cargas
21,65%
Transporte Urbano Passageiro - Metropolitano
22,98%
CONTA DE ÁGUA
29,83%
Mesa de Madeira
30,57%
Cadeira de Madeira
30,57%
Armário de Madeira
30,57%
Cama de Madeira
30,57%
Sofá de Madeira/plástico
34,50%
Bicicleta
34,50%
Tapete
34,50%
MEDICAMENTOS
36,00%
Motocicleta de até 125 cc
44,40%
CONTA DE LUZ
45,81%
CONTA DE TELEFONE
47,87%
Motocicleta acima de 125 cc
49,78%
Gasolina
57,03%
Cigarro
81,68%
PRODUTOS ALIMENTÍCIOS BÁSICOS

Carne bovina
18,63%
Frango
17,91%
Peixe
18,02%
Sal
29,48%
Trigo
34,47%
Arroz
18,00%
Óleo de soja
37,18%
Farinha
34,47%
Feijão
18,00%
Açúcar
40,40 %
Leite
33,63%
Café
36,52%
Macarrão
35,20%
Margarina
37,18%
Margarina
37,18%
Molho de tomate
36,66%
Ervilha
35,86%
Milho Verde
37,37%
Biscoito
38,50 %
Chocolate
32,00%
Achocolatado
37,84%
Ovos
21,79%
Frutas
22,98%
Álcool
43,28%
Detergente
40,50%
Saponáceo
40,50%
Sabão em barra
40,50%
Sabão em pó
42,27%
Desinfetante
37,84%
Água sanitária
37,84%
Esponja de aço
44,35%
PRODUTOS BÁSICOS DE HIGIENE

Sabonete
42,00%
Xampu
52,35%
Condicionador
47,01%
Desodorante
47,25%
Aparelho de barbear
41,98%
Papel Higiênico
40,50%
Pasta de Dente
42,00%
MATERIAL ESCOLAR

Caneta
48,69%
Lápis
36,19%
Borracha
44,39%
Estojo
41,53%
Pastas plásticas
41,17%
Agenda
44,39%
Papel sulfite
38,97%
Livros
13,18%
Papel
38,97%
Agenda
44,39%
Mochilas
40,82%
Régua
45,85%
Pincel
36,90%
Tinta plástica
37,42%
BEBIDAS

Refresco em pó
38,32%
Suco
37,84%
Água
45,11%
Cerveja
56,00%
Cachaça
83,07%
Refrigerante
47,00%
CD
47,25%
DVD
51,59%
Brinquedos
41,98%
LOUÇAS

Pratos
44,76%
Copos
45,60%
Garrafa térmica
43,16%
Talheres
42,70%
Panelas
44,47%
PRODUTOS DE CAMA, MESA E BANHO

Toalhas - (mesa e banho)
36,33%
Lençol
37,51%
Travesseiro
36,00%
Cobertor
37,42%
Automóvel
43,63%
ELETRODOMÉSTICOS

Sapatos
37,37%
Roupas
37,84%
Aparelho de som
38,00%
Computador
38,00%
Fogão
39,50%
Telefone Celular
41,00%
Ventilador
43,16%
Liquidificador
43,64%
Batedeira
43,64%
Ferro de Passar
44,35%
Refrigerador
47,06%
Microondas
56,99%
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Fertilizantes
27,07%
Tijolo
34,23%
Telha
34,47%
Móveis (estantes, cama, armários)
37,56%
Vaso sanitário
44,11%
Tinta
45,77%
Casa popular
49,02%
Mensalidade Escolar
37,68% (ISS DE 5%)

IMPRTÂNCIA DOS IMPOSTOS

É o serviço prestado pelos governos em saúde, educação, transporte e etc.

O problema que a gestão pública é pouco profissional e a corrupção ainda existem de maneira desenfreada.

Os poderes públicos gastam mais do que arrecadam, endividando demais a máquina pública.

O custo para manter os governantes, são os maiores, gerando um custeio com folha de pagamento significativamente e, a cada ano 21% de todas as riquezas produzidas no país aumentam as despesas administrativas pessoais.

A administração dos tributos como realiza hoje, faz com que na sua maioria desconhece quanto se paga de impostos, o custo de cada serviço prestado e a sociedade deixa de conhecer como se distribuir os impostos.


DIVISÃO DOS GASTOS PÚBLICOS PARA OS SETORES PÚBLICOS

Os gastos públicos são assim distribuídos:

Previdência Social
28,00%
Saúde e Saneamento
15,00%
Educação
13,00%
Juros das dividas públicas
12,80%
Administração Pública
5,70%
Transporte
3,70%
Segurança
3,70%
Assistência Social
3,50%
Judiciário
3,20%
Habitação e Urbanismo
3,00%
Outras Áreas
8,40%
Total das Distribuições dos Tributos
100,00%

Essa distribuição é excelente de se saber, mas difícil de fiscalizar, pois um país que varia de Estado para Estado os tributos, mas a média segundo analistas, hoje é de 85 tipos diferentes de impostos, contribuições e taxas. Tornando assim impossível de administrar.

Com o IMPOSTO ÚNICO, a administração é totalmente diferente e fácil até para os leigos observar o balanço e a demonstração dos gastos efetuados no determinado período.

Em resumo a distribuição dos gastos públicos fica assim apresentada:

Gastos com pessoal
25,00%
Custeio da máquina pública
67,00%
Investimentos em melhoria dos serviços públicos e na infraestrutura do país
8,00%
Total das distribuições dos tributos
100,00%

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias, constataram que postos de saúde e hospitais, educação fundamental e segurança pública, foram as piores avaliações existentes nos últimos anos para serviços essenciais.

A baixa qualidade dos serviços públicos faz com que a população pague duas vezes para conseguir a qualidade esperada.

O número de vigilante particular já ultrapassou o efetivo da Policia Militar.

Saúde, a falta de médicos e a demora em conseguir consultas com especialistas no SUS (Sistema Único de Saúde), é um dos motivos que mais prejudica a saúde pública do país.

Educação, 9,7% da população com mais de 15 anos não sabe ler nem escrever e um terço dos alunos que entram no ensino médio não consegue concluí-lo.

A saúde e a educação no Brasil estão entre os dez maiores do mundo, gastando o orçamento público em média de R$ 150 bilhões no ano.

O governo arrecadou em 2012 cerca de aproximado R$ 1,3 trilhões de reais em impostos.

É como se cada brasileiro tivesse pago R$ 6,7 mil em tributos no ano.

Em média trabalhamos cinco meses só para pagar impostos.

Entregamos 40% do que ganhamos para os impostos.

Os impostos esta presente em cada produto e serviço que gastamos.

ANÁLISE DE TRIBUTOS NO MUNDO

Os dez países que a população menos paga impostos por hora:

1. Maldivas: 0 horas
2. Emirados Árabes Unidos: 12 horas
3. Bahrein: 36 horas
4. Qatar: 36 horas
5. Bahamas: 58 horas
6. Luxemburgo: 59 horas
7. Omã: 62 horas
8. Suíça: 63 horas
9. Irlanda: 76 horas
10. Seicheles: 76 horas

Os dez países que a população mais paga impostos por hora:

1. Brasil: 2.600 horas (é mais que o dobro do 2º colocado!)
2. Bolívia: 1.080 horas
3. Vietnã: 941 horas
4. Nigéria: 938 horas
5. Venezuela: 864 horas
6. Bielorrússia: 798 horas
7. Chade: 732 horas
8. Mauritânia: 696 horas
9. Senegal: 666 horas
10. Ucrânia: 657 horas

Além de todos os impostos do trabalhador, paga INSS – 8% 9% ou 11%. 7,5% - 15% - 22,5% ou 27,5% do seu salário a título de imposto de renda, paga o seu plano de saúde, o colégio dos seus filhos, segurança privada, pedágios, taxa de embarque, IPVA, IPTU, INSS, FGTS, etc.

ANÁLISE COM GASTOS DA CESTA BÁSICA

COMPRA COM R$ 100,00 (CEM REAIS)

SEM TRIBUTAÇÃO

  • 6 Kg. de Arroz;
  • 7 Kg. de Açúcar;
  • 4 refrigerantes;
  • 6 bifes de carnes;
  • 9 latas de cervejas;
  • 5 laranjas;
  • 3 iogurtes
  • 6 tomates
  • 3 sabonetes;
  • 7 rolos de papel higiênico;
  • 2 xampus;
  • 3 pacotes de biscoitos;
  • 12 litros de água mineral.

COM TRIBUTAÇÃO ATUAL

  • 5 Kg. de Arroz;
  • 5 Kg. de Açúcar;
  • 2 refrigerantes;
  • 5 bifes de carnes;
  • 4 latas de cervejas;
  • 4 laranjas;
  • 2 iogurtes
  • 5 tomates
  • 2 sabonetes;
  • 4 rolos de papel higiênico;
  • 1 xampus;
  • 2 pacotes de biscoitos;
  • 5 litros de água mineral.

Nas considerações das compras em um supermercado, os impostos correspondem em relação à cesta básica no Brasil a 40%, ou seja, R$ 40,00 do custo da compra. Se houvesse uma carga tributária honesta certamente conseguiriam comer muito melhor, com mais qualidade e vivermos muito melhor.

Conforme já identificado a máquina pública necessita de receita como qualquer outro tipo de pessoas tanto jurídica como física, pois necessita de prestação de serviço pelos governos em saúde, educação, transporte e etc., portanto com o IMPOSTO ÚNICO, adicionado a alíquota única de 10,00%, somente seria esse valor a ser acrescentado no preço de venda, tornando assim um custo benéfico para a sociedade geral do Brasil.  

CURIOSIDADE SOBRE O ALTO IMPOSTO APLICADO NO BRASIL

Qual foi o primeiro imposto brasileiro?

O primeiro imposto do país foi cobrado sobre o primeiro produto extraído das terras brasileiras, o pau-brasil. Quem quisesse explorar a madeira, tinha que pagar 1/5 da produção para a Coroa Portuguesa.

O comentário sobre o santo do pau oco:

É uma expressa que surgiu no século XVII (17), quando mineradores recheavam estátuas religiosas com ouro para escapar da cobrança de impostos.

Quantidade de impostos existentes no Brasil?

Varia de Estado para Estado, mas a média hoje é de 85 tipos diferentes de impostos, contribuições e taxas.

IMPLANTAÇÃO DO IMPOSTO ÚNICO

A ideia do IMPOSTO ÚNICO conforme relata nesse estudo é praticamente a mesma metodologia que se pratica hoje, somente com uma única alíquota e uma única fonte arrecadadora, dessa forma distribui 1/3 (um terço) diretamente aos municípios, esse a fonte arrecadadora, 1/3 (um terço) para o Estado mantenedor do município e 1/3 (um terço) para a União.

Dessa forma faz com que o município produza, gera renda, e aplique adequadamente a arrecadação, gerando assim a possibilidade e certamente a redução da sonegação, corrupção e o controle da aplicação da renda aos serviços necessários para a sociedade brasileira.

Lembrando que o IMPOSTO ÚNICO embora sendo na forma cascata causa-se preços finais dos bens acessivo e benéfico para o consumidor.

A redução da carga tributária transmite uma metodologia de redução na economia, gerando a redução da informalidade das empresas e um maior número de registros por parte dos trabalhadores.

COMPARAÇÃO DO IMPOSTO ÚNICO COM A CARGA ATUAL DE IMPOSTOS

Interpretação da cesta básica

Carga Tributária Atual:

Quant.
Produto
Valor R$
%
Imposto R$
Liquido R$
6 Kg.
Arroz
20,00
18,00%
3,60
16,40
7 Kg.
Açúcar
10,00
40,40%
4,04
5,96
4 Lit.
Refrigerantes
6,00
47,00%
2,82
3,18
1 Kg.
Bifes de carnes
19,00
18,63%
3,54
15,46
9 Lat.
Cervejas
10,00
56,00%
5,60
4,40
1 Kg.
Laranjas
2,00
22,98%
0,46
1,54
3 Un.
Iogurtes
5,00
33,63%
1,68
3,32
1 Kg.
Tomates
2,50
22,98%
0,57
1,93
3 Un.
Sabonetes
2,50
42,00%
1,05
1,45
10 Un.
Papel higiênico
6,00
40,50%
2,43
3,57
2 Un.
Xampus
5,00
52,35%
2,62
2,38
12 Lit.
Água mineral
12,00
29,83%
3,58
8,42

Total
100,00
35,36%
31,99
68,01

Neste comparativo de uma cesta básica para alimentação, observa-se que a compra de R$ 100,00 de mercadorias, o valor liquido reduzido dos impostos representa o valor de R$ 68,01, representado 47,04% de impostos incidentes na cesta básica. Veja-se que a carga tributária é representativa e com isso a sociedade perde significativamente o seu ganho real.

Analisando como IMPOSTO ÚNICO com uma taxa de 10,00% o mesmo gasto, fica assim o ganho real da sociedade.

Quant.
Produto
Valor R$
%
Imposto R$
Liquido R$
6 Kg.
Arroz
20,00
10,00%
2,00
18,00
7 Kg.
Açúcar
10,00
10,00%
1,00
9,00
4 Lit.
Refrigerantes
6,00
10,00%
0,60
5,40
1 Kg.
Bifes de carnes
19,00
10,00%
1,90
17,10
9 Lat.
Cervejas
10,00
10,00%
1,00
9,00
1 Kg.
Laranjas
2,00
10,00%
0,20
1,80
3 Un.
Iogurtes
5,00
10,00%
0,50
4,50
1 Kg.
Tomates
2,50
10,00%
0,25
2,25
3 Un.
Sabonetes
2,50
10,00%
0,25
2,25
10 Un.
Papel higiênico
6,00
10,00%
0,60
5,40
2 Un.
Xampus
5,00
10,00%
0,50
4,50
12 Lit.
Água mineral
12,00
10,00%
1,20
10,80

Total
100,00
10,00%
10,00
90,00

Neste comparativo de uma cesta básica para alimentação, observa-se que a compra de R$ 100,00 de mercadorias, o valor liquido reduzido dos impostos representa o valor de R$ 90,00, representado 11,11% de impostos incidentes na cesta básica. Veja-se que a carga tributária é representativa positivo, benéfico para a sociedade.

Conforme observa a redução dos custos chega-se aproximadamente 37,04%, isso demonstra que o IMPOSTO ÚNICO é a melhor forma para beneficiar a população brasileira, portanto se houver uma politica tributária justa, faz com que se vive melhor e ainda consegue-se qualidade de vida.


A SOLUÇÃO PARA O BRASIL É O IMPOSTO ÚNICO

A vida com impostos justos e bem aplicado será uma realidade totalmente diferente para o brasileiro. O imposto justo faz com que as pessoas confiem nos administradores públicos e ainda possibilita ajudar para conduzir adequadamente os serviços com qualidade e referência.

Sabe-se que quando o dinheiro não é da pessoa, ela não administra de acordo, mas o dinheiro público é de todos, porque não administrar de acordo.

Portanto quando o dinheiro entra fácil se gasta fácil, sendo assim com o IMPOSTO ÚNICO a fiscalização será constante e assim diminui com a corrupção e consequentemente a sonegação, tornando assim um país de valor ético.

ÉTICA E CIDADANIA

A ética é fonte de direitos da pessoa, tanto na esfera pessoal quanto profissional.

O exercício profissional é um dos campos mais carentes à aplicação da ética.

A efetivação da CIDADANIA exige não só um estado de direito, como também um convívio social regido pelos princípios democráticos, além dos governantes, cada cidadão adote esses princípios e oriente sua atuação social e seu comportamento pessoal por eles.

Há a necessidade de manter uma postura ética em todas as atividades sociais.

A ideologia de levar vantagem em tudo deve acabar do meio social, pois se o respeito fosse praticado igualmente na vida social, o mundo seria outro, e o respeito por parte de cada um seria significativo.

Não existiriam pessoas furtando remédio de crianças com doenças quase incuráveis, Corrupções no campo da saúde, da educação, no transporte, no esporte. Haveria compaixão perante o seu semelhante. E acabaria com a enorme resistência das pessoas em mudar hábitos que geram desperdícios, poluição e agressões ao meio ambiente.
A solidariedade reinaria e a ambição desmedida do individualismo seria o fim para o meio social.

QUALIDADE DE VIDA

A qualidade de vida não está somente cuidar do corpo, é muito mais que isso é ser responsável pela saúde. A idéia que na medida em que um indivíduo ou grupo é capaz de realizar aspirações e satisfazer necessidades pode também lidar com o meio ambiente e sua saúde e, portanto, tudo isso é recurso para a vida diária e sobrevivência.

A solidariedade e o socorro fazem parte da vida humana, por isso que todos os seres humanos são possuidores de um forte espírito de solidariedade e é este sentimento que nos impulsiona para tentar ajudar as pessoas em dificuldades. Nestes trágicos momentos, após os acidentes, muitas vezes entre a vida e a morte, as vítimas são totalmente dependentes do auxílio de terceiros.

Acontece que somente o espírito de solidariedade não basta. Para que possamos prestar um socorro de emergência correto e eficiente, precisamos dominar as técnicas de primeiros socorros.

Deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro.

Precisamos ser espontâneo, dedicado e amar o próximo de maneira despretensiosa que existe na face humana. Todos precisam lidar com as expectativas e ansiedades da vida diária e mais do que nunca a saúde pode ser afetada diretamente por isso. Fazer uso de uma vida disciplinada exige muito de todos nós e se não prestarmos atenção às escolhas que realizamos ora sozinhos ora em grupos iremos trabalhar mais tarde com as consequências.

O jovem atualmente é um desafio muito grande e nossos valores e princípios são postos à prova o tempo inteiro. Às cobranças sociais as quais todos nós estamos expostos acarretam um nível tão alto de preocupação que a partir do momento que fazemos parte de um determinado grupo não queremos ser diferentes para não ficar para traz. Chegamos à conclusão que educar não é uma tarefa fácil, por isso temos que ter consciência que os compromissos que assumimos individualmente refletem no coletivo e se cada um fizer a sua parte o todo poderá funcionar tranquilamente elevando o nível de qualidade de vida.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Orçamento pessoal e familiar

Os indivíduos, em nome do seu equilíbrio pessoal e do desenvolvimento social, precisam saber gerir os seus recursos. Para isso necessita saber fazer gestão orçamentária. O orçamento deve identificar as prioridades e as necessidades correntes, aprendendo a refletir sobre as escolhas, estabelecendo metas e prioridades para as despesas extraordinárias, disciplinando o uso do crédito dentro das suas possibilidades. Alcançar metas pré-estabelecidas pode ser muito simples se seguir alguns passos básicos. O mais importante é ter um plano e um orçamento.

O orçamento é uma radiografia do estado financeiro. Ele permite ter um controle das finanças e identificar exatamente onde esta sendo gasto o dinheiro. Dessa maneira, pode-se definir prioridades e fazer mudanças necessárias.

A preparação de um orçamento também ajudará comparar a forma mais inteligente, já que permite planejar para comprar aquilo que se deseja.

Para iniciar um orçamento pessoal é necessário melhorar a atitude. Quando fizer isso, conseguirá atingir tudo aquilo que deseja, e com a decisão de iniciar um orçamento, ficará com as bases para uma gestão financeira de sucesso.

Mudar a atitude é iniciar um plano orçamentário, mas não será suficiente avançar em direção a um hábito de orçamento. Para se manter motivado, deve traçar objetivos, principalmente em poupar os valores financeiros que conseguir reservar.

O orçamento para ser bem desenvolvido primeiramente precisa utilizar o salário bruto para calcular as receitas anuais. Depois decidir qual a percentagem que deseja poupar por mês ou por ano e qual a razão para essa poupança. Os objetivos podem ser:

  • Quanto poupar para umas férias?
  • Para reforma? e etc.

Estabeleça também o objetivo de cortar despesas.

Com o orçamento sendo desenvolvidos os resultados pretendidos, podem ser realizados dessa forma:

  • A compra de roupas mais incrementadas;
  • A realização de uma viagem inédita junto com a família; e,
  • Sobretudo visualizar os resultados com o maior detalhe possível.

Para fazer o orçamento adequado necessita realizar o habito de manter um orçamento, mesmo levando de quatro a seis semanas, dedicando alguns minutos diariamente para apontar as despesas e planejar os próximos meses.

Agendar quinze minutos todos os dias para focar exclusivamente no orçamento pessoal. Usar um simples caderno e utilizá-lo para ir resistindo às tentações de gastar dinheiro com produtos que raramente utiliza ou não tem necessidade.

Anote as suas falhas, tais como não esquecer o planejamento para os impostos ou caindo na tentação de gastar com produtos que estão fora do planejamento.

Realizando estas ações proporcionará correções pessoais, pois quando grava um fracasso, é preciso anotar o que faria de diferente para evitar repetir os erros. Á medida que escreve em um diário visualiza os resultados positivos. Lembre-se que nos tornamos aquilo que as nossas mentes veem e devemos ver o sucesso e não o fracasso.

As atribuições necessárias para elaborar e administrar um orçamento pessoal é:

Saber que viver em uma sociedade de consumo e como tal o consumo é parte integrante da vida quotidiana do ser humano, tomando uma porção significativa do tempo e das finanças pessoais. As pessoas devem tomar consciência de que vive em um mundo de necessidades e desejos devendo hierarquizá-los. Tal como planejar o tempo e as atividades profissionais e de lazer. Deve-se igualmente planejar o orçamento pessoal, gerir as finanças no dia a dia, na semana e no mês e, avaliar as consequências das decisões.

Precisa ponderar riscos financeiros para obter uma gestão individual criteriosa. As pessoas devem fazer uma análise individual dos riscos financeiros antes de proceder à aquisição de um bem e mostrar que compreenderam a natureza desses riscos, como pretendem promover os seus interesses econômicos e o respectivo quadro de direitos, enquanto consumidor.

A reforma tributária é a solução para melhorar a administração pública e diminuir a corrupção e a sonegação que demonstra hoje como uma forma legal de agir.

Para acabar com essa exploração pública deve-se tirar as possibilidades e com um único imposto e direcionado ao local arrecadador, pressiona-se para que não haja sem ética e indiscriminadamente a ação perante o arrecadador.




ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO

Avaliando um município médio arrecadador com o IMPOSTO ÚNICO, tendo o município faturado em média R$ 1 milhão, com a taxa de tributação de 10% fixo, o município arrecada cerca de R$ 100 mil.

Desse R$ 100 mil, 1/3 fica diretamente para o município, que foi realmente o responsável para com essa arrecadação. Os outros 1/3 é remetido para o estado e união.

Portanto como se fala na empresa privada, as metas devem ser cumpridas, para que possa ter o sucesso esperado, necessita de produção e quem realiza isso são todos os colaboradores e consequentemente a administração das empresas. Com a metodologia do IMPOSTO ÚNICO ou simplificado, torna-se que os governantes juntamente com toda sua equipe necessitarão de produção para que possa arrecadar e receber a confiabilidade do contribuinte.

Com o IMPOSTO ÚNICO JÁ, o Brasil torna-se o país da América Latina dentro do primeiro mundo, com ações éticas, falada anteriormente, qualidade de vida e sobre tudo uma população com condições de planejar sua vida financeira.

Não deixa de apoiar, só assim conseguiremos a reforma tributária, acabando com essa complexa forma de tributação que existe no Brasil e tornando métodos facilitadores para o sistema tributário. Encerrando assim com o Lucro Real, Presumido e simplificado, tornando o ÚNICO IMPOSTO.



PARTICIPAR DO MOVIMENTO PELO “IMPOSTO ÚNICO JÁ”

  • Entre em contato com o seu Deputado e Senador e lute pela mudança dos tributos.
  • Convide amigos para essa luta, mudar o sistema tributário brasileiro.
  • Envie esse material para seu conhecido, amigo, colega para realizar a reforma tributária nacional no Brasil.
  • Seja o divulgador desse sistema brasileiro.



BIBLIOGRAFIAS

  • Confederação Nacional da Indústria
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
  • Jornal o Globo
  • Revista Veja
  • www.cni.org.br
  • www.dietadoimpostao.org.br
  • www.ibge.gov.br
  • www.ibpt.com.br
  • www.ipea.gov.br
  • www.oglobo.com.br
  • www.veja.com.br



Perfil Pessoal e Profissional do Professor (Ministrante/Consultor):
WAGNER LUIZ MARQUES – Casado – Duas filhas – Data de Nascimento – 28/04/1966 – Endereço – Rua Fernão, 1994 – Cianorte – Paraná – Telefone – 44-3629-5578 – 44-9977-6604 – e-mail- wlmcne@hotmail.com – Página Internet- http://www.wlmcne.blogspot.com. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1991), especialista em Qualidade Total e Readministração pela UNIPAR - Universidade Paranaense(1997), Especialista em Ensino Religioso pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1999), Mestre em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDAD TÉCNICA DE COMERCIALIZACION Y DESARROLLO (2002) - Título da Dissertação: La búsqueda de la satisfacción humana em el mercado profesional de la educación. e Doutor em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDAD TÉCNICA DE COMERCIALIZACION Y DESARROLLO (2006) - Título da Tese: Factores que inciden para la satisfacción humana en distintas áreas profesionales. Professor titular da Universidade Paranaense-UNIPAR. Experiência na área de Contábeis/Administração/Educação com ênfase em Qualidade Total e Readministração, Recursos Humanos, Análise de Custos, Contabilidade Gerencial, Finanças, Metodologia de Ensino. Consultor na área Administrava Empresarial e Educacional; Auditor e Perito Contábil; conteudista e tutor de trabalhos on-line. Escritor de 11 livros com registro e publicação e participação em 03 livros com registro e publicação, sendo eles: 1- O Poder da Superação; 2- Administração do Homem e de Seu Semelhante; 3- O Alicerce Principal a Família; 4- O Líder não Acontece por Acaso; 5- Contabilidade Gerencial a Necessidade das Empresas; 6- Éramos Onze; 7- Vida uma Fonte de Luz; 8- Virei (Corintiano); 9- Cianorte uma Narrativa da Satisfação Humana; 10- Quem me Acordou do Sonho?; 11- O Grande Cientista “Em Busca da Satisfação Humana”; 12- Adolescente Aprendiz “Valorizando o Trabalho”.; 13- Fale: Você está sendo Gravado; 14- Diário de um Empreendedor. 15- Coletânea de Histórias. Vários artigos escritos e publicados em jornais de circulação e revistas do CRCPR – Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.
Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

Professor Wagner Luiz Marques

AGRADECE A:
“DEUS O NOSSO TODO PODEROSO”

Mãe – Ana Alice Terentin Marques;
Pai – Benedito Marques “in memória”;
Esposa – Maria Lucia Cirilo Marques;
Filhas – Ana Carolina Cirilo Marques e Maria Luiza Cirilo Marques;
Sogra – Jandira Genari Cirilo “in memória”;
Sogro – Mario Cyrillo “in memória”;
Irmãos – Maria Helena Marques Miriano, Dulcineia Marques Thomaz e Washington Luiz Marques;
Todos os sobrinhos e sobrinhas;
Todos os cunhados e cunhadas;


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