sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO: ONTEM, HOJE E SEMPRE

A educação é o caminho para mudanças, é a possibilidade de avistarmos melhorias na sociedade. Ao compararmos a pedagogia de Jesus Cristo com o ensinamento atual, observamos semelhanças e que possibilita entendermos bem o comportamento humano. E mostrar para os lideres políticos que a educação não pode ficar somente nos discursos, mas sim transforma-lo em realidade. Quem sabe com essa matéria possamos conscientizar os políticos puros de humanidade e respeitador da ética social e cientifica de nosso planeta e propagar no seu meio.

Jesus Cristo quando foi montar sua equipe para ensinar a sociedade da época, que a felicidade do homem está próxima. Depende de ações simples que consegue viver harmoniosamente junto com a sua comunidade, Ele foi convidar pessoas do povo e que muitas vezes não agradavam a todos.

Nos estabelecimento de ensino encontramos alunos de todo tipo de raça, cultura, educação e que precisamos conviver e bem! Por isso que precisamos estar estudando o comportamento do ser humano, para que consigamos conduzir adequadamente o relacionamento de mestre e aluno.

Os primeiros convidados de Jesus para segui-lo foram os irmãos Pedro e André, duas pessoas simples, com personalidades fortes, o maior vendedor de paz, fraternidade, humildade, responsabilidade e respeito, conseguiu mostrar a importância de seguir e ajudar o seu semelhante.

Quantos alunos que recebemos inicialmente no curso que possuem personalidades fortes, são arredios e que precisamos saber lidar com suas ações diárias. Estas pessoas assemelham a Pedro, a qual Cristo nomeou como líder na sua catequese de humanidade.

Os próximos convidados para seguir a palavra de Deus foram também os irmãos Tiago e João, filhos de Zebedeu. Dois jovens seguidores, ao receber o convite não pensaram “duas vezes” aceitaram imediatamente o convite. Zebedeu o pai desses dois jovens ficou triste em ver seus dois filhos partir para uma caminhada de incertezas, dificuldades e até mesmo sonhos que poderão ser interrompidos na caminhada, mas não proibiu, certamente pensou: são jovens, logo desistem deste sonho.

Nas salas de aulas encontramos diariamente jovens com essa característica motivadora. São jovens, animados com tudo, mas na maioria das vezes o que realmente precisava se animar, mas não os animam, é o estudo, o conhecimento, a ciência como fonte de inspiração para o sucesso.

Neste momento Jesus havia conseguido quatro seguidores, diferentes nas ações, mas perseverantes no comprometimento com os sonhos. Porém Jesus necessitava em sua equipe uma pessoa que estava ligada ao povo, demonstrava rejeição, pois não o conheciam realmente. É a pessoa que demonstra uma maneira de ser, contudo o seu interior é meigo, fraterno e humano. Esta pessoa foi Mateus, um publicano coletor de impostos, na época famoso por ser corrupto, por isso recebia este conceito.

E na atualidade existem milhares de pessoas que são avaliadas pelo seu estado físico externo, não o conhecendo avaliam utilizando adjetivos cruéis e sem fundamentos. Este aluno é aquele que tenta se apresentar como líder, muitas vezes é arrogante, intransigente, porém com o tempo muitos conseguem melhorar o comportamento e ser visto diferentemente pelos seus colegas. É uma pessoa capaz e de extrema importância para a sociedade.

O próximo convite foi Tomé um homem inseguro, só acreditava naquilo que tocava uma pessoa rápida para pensar, e mais rápida para desacreditar.

Quantos inseguros que existem no banco escolar, são os alunos que não descobriram o que desejam fazer, aonde chegar, como fazer. São pessoas que necessitam de um trabalho especial, inicialmente demonstrar a sua capacidade, revelar a sua conduta de honesto e com isso dar-lhe confiança para caminhar sem medo e confiante nas suas ações.

E compôs sua equipe de seguidores Felipe, quem era prático na língua e antiguidades gregas, Bartolomeu, viajante, conhecedor dos povos, sabedor dos caminhos, o outro Tiago, conhecido como o menor, Judas Tadeu, primo de Jesus, Simão, antigo habitante de Canaã e para concluir Judas Iscariotes, o moderado, dosado, equilibrado e sensato. Nas escritas sobre sua vida nunca demonstrou ser uma pessoa tensa, ansiosa e inquieta, sabia lidar com a contabilidade, e por isso cuidava do dinheiro do grupo.

Na educação, na sociedade, onde estivermos terá todos estes seguidores sendo exemplos para nós. Felipe, Bartolomeu, Tiago menor, Judas Tadeu, Simão, consideramos o todos aqueles que compõem a sala de aula, os movimentos, as empresas, é a massa, cada um com seu conhecimento e que contribuem satisfatoriamente para o crescimento da sociedade.

E, por fim como no meio nosso existem Judas Iscariotes, acreditamos na sua astúcia, comportamento deslumbrante, atencioso em tudo, desde que não conhecemos o seu interior, observamos a sua conduta externa, só que não o conhecemos realmente como age na inquietude do seu comportamento. São pessoas perigosas, só descobrimos com o tempo, talvez seja tarde e nos causou muito mal.

Todas estas comparações podem nos levar a uma conclusão, Cristo nos mostra que sua atitude de convidar os seus discípulos, cada um tendo comportamentos variados que na sociedade existiu, existia e sempre existirá. A educação é a forma de mostrar como cada um pode mudar seu comportamento, sempre para melhor e deixar de ser único, e saber que o comportamento pode ser adequado e estar em harmonia com a sociedade agindo com amor, simplicidade, paz, vontade, responsabilidade e respeito perante o seu próximo.

Portanto, a educação é o caminho para a felicidade de cada um de nós, deve sempre estar preparado para nos atualizar e, só conseguiremos isso não parando de nos aperfeiçoar e atualizar. Tudo isto será para o nosso bem e o bem de todas as pessoas que nos acompanham e estão do nosso lado.

O mundo será muito melhor, se houver um investimento verdadeiro e lógico para a sociedade educativa do mundo todo.

Wagner Luiz Marques

Rua Fernão Dias, 1994 – Cianorte – Paraná

CEP – 87200-000

Telefone- 0(**)44-3629-5578

Celular- 0(**)44-9977-6604

wagnercne1@gmail.com