PLANETA SUSTENTÁVEL

ENCONTRAR OS LIVROS DE WAGNER LUIZ MARQUES - DIGITANDO O NOME DE "WAGNER LUIZ MARQUES"


Pesquisar todo o texto de nossos livros

EDITORA QUANTUM – TREINAMENTOS

Editora Quantum 480 x 60

INVESTE MAIS – A REVISTA DO INVESTIDOR

Amostra Grátis 480 x 60 - www.revistainvestmais.com.br

REVISTA LIDERANÇA

Amostra Grátis 480 x 60  - www.lideraonline.com.br

REVISTA VENDA MAIS

Amostra Grátis 480 x 60 - www.vendamais.com.br

segunda-feira, 28 de março de 2011

SER EXCELÊNCIA COMO PROFESSOR - PARTE – III



O MOTIVO PRINCIPAL DE SER PROFESSOR


A leitura engrandece o ser humano, principalmente quando possui vontade de se especializar para a busca da excelência.



Para falar inicialmente sobre excelência como professor, foi necessário relatar que essa pessoa deve possuir um grau elevado de perfeição, bondade, superioridade. Uma pessoa identificada como ser humano. O Segundo momento para afirmar a excelência da classe profissional como professor não poderia deixar de falar da relação professor e aluno, pois a essência do relato é sem duvida o professor trabalhando em prol de seu cliente principal o aluno, independente se o mesmo goste de estudar ou não, mas deve-se fazer de tudo, criar estratégica, planejar, identificar meios que incentive o seu cliente a participar motivado em suas aulas para que assim o professor seja uma excelência na sua profissão, que devemos considerar uma honra, vocação e sobretudo doador do seu conhecimento a pessoas que talvez não conheça, mas luta para tornar digna a vida dessa pessoa.



Esta parte falará do motivo que o ser humano consegue atribuir seus afazeres de forma excelente e que contagie o seu cliente, o aluno, um ser humano difícil de atrair, mas necessário fundamentar a necessidade de obter o seu saber, a riqueza que ninguém lhe rouba, mas faz-lhe progredir.



Madeira, 2008, fez um relato significativo em seu livro, referindo que motivação é a força que move para aprender quando se tem um motivo para isso. Marques, 2002, afirma que motivação é estar pronto para superar todos e quaisquer obstáculos, acreditar que pode vencer, alcançar o seu maior desejo. Motivação pessoal é designar objetivos globais, é colocar na mente a meta desejada, superar problemas e vencer desafios.



Conscientizado que deve haver motivos para alcançar o objetivo de ser um excelente professor, o profissional da área deve tratar todos os seus alunos iguais, porque o comportamento humano tem um único caminho: a busca para atingir o objetivo e esse é igual para todos, alcançar o sucesso através da atualização e qualificação pessoal.



Vivemos uma época de grandes transformações e o ritmo dessas mudanças vem se acelerando cada vez mais. As ciências, as artes, a tecnologia representam muitos campos da atividade humana entre tantos outros em que o conhecimento vem se acumulando. As informações se multiplicam e vão se tornando cada vez mais complexas.



Em qualquer lugar que estejamos, assuntos como: a globalização, a nova ordem mundial, as questões ambientais, a produção de alimentos, o desenvolvimento tecnológico, o desemprego, a qualidade de vida, indicadores sociais como: a saúde e a educação, o problema previdenciário, o comércio nacional e internacional, a falta da água são considerados temas relevantes da atualidade e amplamente discutidos, e que, exigem de cada um de nós, uma opinião crítica sobre eles. Logo o professor não tem a necessidade de ser uma enciclopédia ambulante, mas deve acompanhar todas as movimentações que ocorrem no mundo.



Os alunos cada vez mais atualizados, a rede de comunicação avançadas, e muitas vezes o professor acomodado. Em vista disso observa-se que o profissional deve estar atento na atualização em um mundo avançado e obrigando a modernizar imediatamente.



No momento que moderniza o profissional a satisfação humana renasce valorizando o homem perante a sociedade. Mas essa valorização é cobrada pelos usuários (sociedade) exigindo desses profissionais estudos avançados, qualificação profissional e responsabilidade perante o serviço prestado.



Demonstra claramente que o ser humano deve buscar a motivação dentro do seu intimo. Basta criar meios para realizar a sua arrancada inicial e prosseguir na busca constante da motivação pessoal, no desempenho com qualidade e na força de vontade. Os meios existem, são difíceis, mas não impossível de realizar, só depende de si mesmo buscar a sua satisfação. Sabendo que ela está próxima do próprio ser, a fé em acreditar que pode sair da sua ausência de variedade e buscar sempre como alternativa a atualização profissional, os estudos e a simpatia perante o seu semelhante.



O professor atual deve respeitar a educação partindo de uma base humana e a sociedade comungando os mesmos desejos. Partindo da família a célula central da sociedade, desenvolvendo a sua parte, ensinando a educação dos primeiros passos da humanidade que é respeitar o seu próximo e, assim o professor desenvolver com qualidade, respeito, vontade as suas ações de profissional, fazer o que saber de melhor para a sua clientela.



È utópico este pensar? Respondo que não, basta o professor respeitar a sociedade com ações dignas que certamente fará construir uma sociedade estruturada. Devendo partir dos professores, sendo que muitos não se dão ao respeito perante os alunos, praticam ações infundadas, o qual denigre a imagem da sua própria classe.



O ser humano é um eterno perseguidor de um ideal. Aquele objetivo que está no seu imaginário, doravante faz com que ele busque e transforme esse objetivo em qualidade.



Face a todos estes expostos a satisfação do ser humano está dentro do seu “eu”, está no seu objetivo, no seu ideal de ser e na sua mentalidade de querer, sempre com qualidade e dedicação perante o profissionalismo que exerce.



Todo ser humano que busca conhecimento estará se satisfazendo profissional em qualquer área, independente do local, porque quem faz a qualidade é o próprio ser humano, aquele que tem a capacidade de se satisfazer profissionalmente e pessoalmente.



Ao estudar o ser humano, os resultados que devem ser alcançados são infinitos. Se o estudo for dedicar à satisfação humana, estes resultados serão difíceis de serem interpretados, porque cada indivíduo necessita buscar de dentro de si a sua própria satisfação. Agregar a este estudo o profissionalismo necessitará decifrar vários questionamento para que possa comprovar que o poder de cada indivíduo está dentro do seu “intimo” desde quando se encontrava no ventre de sua mãe.



Para analisar adequadamente e vir comprovar o motivo do ser humano como profissional talentoso e qualificado a superar todos os obstáculos necessitará mostrar que estes fatores positivos estão próximo dele mesmo.



Inicialmente identificamos que o ser humano tem o poder de superar, acreditar que pode e deve fazer, mas sempre ser honesto, fraterno, compreensivo e respeitador. O homem deve refletir cada passo de sua realização, cada conquista, cada dificuldade que irá enfrentar, dessa forma deve analisar com carinho as devidas frases colocadas a seguir:




  • A busca interminável da felicidade;

  • O fascínio da conquista;

  • O poder da realização;

  • A superação das dificuldades.


Todas elas proporcionam para o homem a realização infinita do querer, do amar, do saber, do conhecer o próximo como a si mesmo.



Partindo destes conhecimentos, é impossível deixar de conhecer o próprio ser, pois a beleza que reflete em todo horizonte da vida, é a mesma que acompanha cada passo do viver. Assim em nenhum momento pode-se deixar envolver nas graças corrompidas pelos insensatos poderes da fraqueza, porque este leva ao fracasso humano da decadência e da desmotivação.



Para não cair na desvalorização humana, o homem precisa acreditar no seu “eu”, acreditar que pode vencer, pois a vitória está no seu próprio íntimo, pensando assim todos conseguem tudo o que deseja, basta seguir passo a passo a lição de motivar-se e alto valorizar o poder da sua própria superação.



Portanto, superar não basta querer, mas sim persistir naquilo que deseja, e para isso necessita vontade de realizar a quebra dos desafios. Necessita estar entusiasmado com o seu poder de superação, acreditar que vai conseguir, basta querer, porque a perseverança está no interior de cada indivíduo.



Dessa forma o homem conseguirá tudo o que desejar só tentar. Mas não confundir a superação conquistando o seu ideal com esforço próprio, do que conseguir o imaginário através de atos ilícitos passando para trás o seu semelhante. Pois isto não é poder de superação, mas sim a desvalorização do próprio homem.



Para refletir vitória humana, não é acumular capital, nem ser mesquinho para com o próximo, mas sim tratar com honestidade o ser que vive no mesmo espaço terrestre.



A solução existe para todo o mundo, só depende do próprio homem, querer e compreender que o seu limite é até chegar ao limite de seu próximo.



Depois de todas estas ações motivadoras o professor deve saber que ele deve agir como um administrador todas as suas ações, porque administrar é um talento que está alojado em cada ser humano, todos são capazes de conseguir planejar, controlar, executar, dirigir e coordenar o seu talento. Isto demonstra que todo profissional é capaz de administrar. O que não descobriu que tudo o que faz no seu dia a dia é o espírito de administrador.



Sendo assim, o homem é um eterno administrador da sua própria vida, depende exclusivamente de agir e analisar as pessoas que estão constantemente ao seu lado.



A partir do momento que o homem consegue descobrir o potencial do conhecimento de administrador, passa a se relacionar com o seu semelhante de forma adequada e motivadora.



Pois, este momento é a descoberta da face humana, é o momento que o homem transforma a sua vitalidade de administrar o seu ser e relacionar adequadamente com o seu semelhante. É a fase das descobertas, onde consegue interpretar a crítica como o dom da sabedoria; elogiar o próximo como gostaria que o fizesse; alcançar confiança da mesma maneira que retribui; amar como deve ser amado; felicidade alcançada com retribuições e fraternidade; tendo fé consegue mudar para melhor, independentemente das dificuldades e das barreiras da vida; reconhecimento do próximo nas pequenas retribuições; ouvir mais e falar menos é muito melhor.



Todos estes tributos são conseguidos desde que o homem descubra quem é o seu semelhante.



Para isso basta fazer o seu semelhante sentir-se importante, sentir que pode e consegue vencer as maiores barreiras, agindo com uma única fórmula a da VONTADE de vencer e se relacionar com todos da melhor forma possível, que é administrar a si mesmo e conhecer sinceramente o seu semelhante.



O pensar humano é essencial para o convívio da humanidade e cada pessoa possui um conceito desse pensamento. Para que isso esclareça adequadamente a ideologia de cada ser humano na sua essência, vamos apresentar algumas ações relatadas pelo próprio ser humano:




  • Respeitar um ao outro e que todos tenham oportunidades dignas para viver em um mundo de igualdade.

  • Uma troca de sentimentos, de respeito mútuo e com muito amor.

  • Ser unidos, pois ninguém vive só e todos devem ser respeitados para que haja um bom relacionamento humano.

  • Compartilhar tudo desde a alegria e a tristeza, a saúde e a doença, mas comungando harmoniosamente com o seu semelhante.

  • Aprendizagem, valorizar a união e saber viver em sociedade.

  • Paz, compreender o próximo e ser compreendido.

  • Ter direito de expressar opiniões, ser companheiro, falar o necessário, ser ouvido e saber ouvir, ser maleável.


O comportamento humano é difícil de ser conhecido, mas fácil de ser interpretado, principalmente quando identificado pelo próprio ser humano conforme relatado a seguir: que o comportamento humano transmite para a sociedade formas de ação desumana, onde a maioria dos indivíduos não olha os outros pela qualidade que possuem, mas sim pelo status que ocupa. É agressivo, devido às ameaças que lhe são dirigidas, pois o ser humano não é tratado da forma que deveria ser. Tudo em decorrência do mundo capitalista que vivemos. Deixa a desejar, devido à concorrência que ocorre no dia a dia cobrando cada vez mais das pessoas, o quê não sabemos? Mas precisando ser executado.



É desagradável, pelo fato de cada um pensar em si mesmo e esquecer do seu semelhante.




  • É “frio e calculista”.

  • É individualista.

  • É agressivo e mesquinho, quer derrubar o próximo para conquistar o poder e com isso a insegurança reina no meio da sociedade.

  • É dotado de inteligência, mas a maioria das pessoas não sabe utilizar para o bem, pois estão voltadas para a ganância e se esquecem do seu próprio semelhante.


Observamos que o indivíduo age por uma ação mesquinha através de vários relatos, sendo que a ganância do capitalismo determina este fato, fazendo do próprio ser humano um ser individualista, onde poucos se preocupam com o próximo e a maioria esta simplesmente preocupada com si mesmo ou com o que a sociedade irá dizer ou mesmo analisar.



Portanto os professores devem estar preparados por todas estas ações humanas, saber conviver com a realidade e contorna-las de maneira que não se prejudique e prejudique o seu aluno. E se preparar, sabendo que cada individuo tem uma personalidade e ela pode se alterar a qualquer momento e assim devemos saber lidar e se possível recuar conforme o caso.



A característica de cada aluno, salas de aulas, cursos devem ser ajustadas conforme o momento e para isso o professor deve gostar do que faz, apaixonando os seus alunos com a disciplina a qual ministra.



O aspecto qualitativo deve reinar no meio educacional, principalmente para adequar a educação para uma realidade sólida, eficaz e eficiente, não fugindo dos problemas e se adequando com a realidade, sabendo que a educação levará a conscientização da população. a conscientizaçoblemas e se adequando com a realidade, sabendo que a educaçucaçra isso o professor deve gostar do que faz, apa



Para concluir o aluno deve se ater a um fato, quem faz a escola é o próprio aluno, e quem faz o aluno é ele mesmo. Não adianta reclamar de tudo, lute pelo seu ideal e cobre do professor, pois ele deverá fazer a sua parte com excelência e vontade, pois ser excelência como professor, depende do aluno colaborar, da sociedade ajudar e da instituição valorizar.



O próximo relato para existir profissionais de excelência e principalmente nesta área o professor, o principio da formulação educacional, identificaremos sobre a liderança, o verdadeiro líder é aquele que se transforma em um excelente profissional, conhecendo, transformando, elogiando o seu próximo.




Professor Dr. Wagner Luiz Marques


Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.



MADEIRA, MIGUEL CARLOS SOU PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E AGORA? –– EDITORA SARVIER - 2008.


MARQUES, Wagner Luiz. O PODER DA SUPERAÇÃO. Gráfica e Editora Bacon Ltda. Cianorte. 2002 - e http://books.google.com.br. 2009. http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=ennxdy6aEGQC#v=onepage&q&f=false


MARQUES, Wagner Luiz. O LÍDER NÃO ACONTECE POR ACASO. Gráfica e Editora Bacon Ltda. Cianorte. 2004. e http://books.google.com.br. 2009. http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=nVDZU2Lfl4sC#v=onepage&q&f=false.


MARQUES, Wagner Luiz. O GRANDE CIENTISTA. Gráfica Grafisul. Cianorte. 2007/2008. E http://books.google.com.br. 2009. Postado no google em Novembro de 2009. http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=0wn2p5Gcvq4C#v=onepage&q&f=false.


MARQUES, Wagner Luiz. CIANORTE – UMA NARRATIVA DA SATISFAÇÃO HUMANA. Gráfica Grafisul. Cianorte. 2007/2008. E http://books.google.com.br. 2009. Postado no google em Novembro de 2009. http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=G6Ln3st3_lEC#v=onepage&q&f=false - http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=OwfUWk7_a6IC#v=onepage&q&f=false.


MARQUES, Wagner Luiz. CIÊNCIAS EMPRESARIAIS – LIVRO ON-LINE. Cianorte – Paraná e http://books.google.com.br. 2010. ARQUIVO – 48.



PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; QUALIDADE; VONTADE; ENTUSIASMO; FORÇA; EXCELÊNCIA; PROFESSOR; MERCOSUL; REVALIDAÇÃO; DOUTORADO; MESTRADO.