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terça-feira, 17 de julho de 2012

TRABALHO EM EQUIPE TAMBÉM É SUSTENTABILIDADE

TRABALHO EM EQUIPE TAMBÉM É SUSTENTABILIDADE

Trabalho em Equipe é um grupo, formado por pessoas diferentes que tenha objetivos comuns.

No cenário competitivo as empresa necessitam analisar três questões específicas:

  • Como desenvolver o espírito de equipe?
  • Por que o trabalho em equipe é tão importante?
  • Quais os benefícios para a empresa e os profissionais?

Para que essas questões sejam respondidas iniciamos com o conceito de equipe, identificando que uma equipe é um conjunto de pessoas que se organizam para atingir objetivos comuns.

Objetivo do trabalho em equipe é desenvolver ação forte, todos buscando o mesmo objetivo e assim atingir as metas desejadas.

A responsabilidade de cada membro da equipe é preparar suas idéias e apresentá-la à equipe possibilitando efetiva contribuição.

Para ser líder em uma equipe de trabalho necessita conhecer técnicas especificas de relacionamento, carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É fato que toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados.

A missão da equipe é motivar a conquista. Portanto líder é o modelo, consegue envolver e comprometer as pessoas, transmitindo-lhes sinergia, amizade, companheirismo e satisfação. É assim que nasce um time de vencedores, parceiros e unidos em um único ideal para atingir as metas desejadas. Em uma equipe todos precisam renunciar uma posição pessoal em prol do grupo, assim todos saem ganhando.

As pessoas envolvidas no trabalho em grupo necessitam resgatar valores como união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento. Acabando assim com o individualismo.

A confiança é a capacidade e o desejo de ver membros da equipe trabalhando juntos, com objetivos comuns. Para que ocorra a confiabilidade na equipe deve haver: Caráter, competência, compromisso, solidez e, confiança.

Saber avaliar os resultados alcançados pela equipe ao final de um período (de um trabalho, de um projeto ou de um fechamento de mês), buscando eliminar os pontos falhos e buscar as alternativas que melhores resultados apresentaram.

Todos são responsáveis pelo relacionamento quando são membros de uma equipe. Se houver um conflito pessoal, deve ser resolvido pelas partes o mais rápido possível, pois um conflito no grupo prejudica ao todo e, muitas vezes, impede a realização proveitosa das tarefas. É de extrema importância que todos estejam conscientes da sua responsabilidade em relação à realização das tarefas que cabem ao grupo.

Equipes vencedoras são formadas por pessoas que não pensam somente em sua vitória pessoal, mas sim, no todo. Vibram pelas conquistas dos colegas e entendem que o sucesso deles é também seu. Os participantes das equipes devem ter em mente que o resultado geral conquistado no conjunto é o progresso de cada um.

Os resultados do trabalho em equipe são:

  • Sacrifício, a equipe chega ao topo somente através do suor, da entrega e sacrifício de seus componentes.
  • Compromisso, o trabalho em equipe não é barato. Custa seu tempo, o que significa dizer que você paga por ele com sua vida.
  • Desenvolvimento pessoal, sua equipe alcançará seu potencial somente se você alcançar o seu.

DIFERENÇA ENTRE O TRABALHO EM EQUIPE E O TRABALHO EM GRUPO

A principal diferença é que no trabalho em equipe há a definição da atuação de cada componente, enquanto que no trabalho em grupo há um cooperativismo acentuado. Também no trabalho em equipe os componentes são escolhidos por suas habilidades e competência, enquanto que no trabalho em grupo os membros são escolhidos por afinidades pessoais. E não podendo esquecer que as equipes não nascem maduras e produtivas, elas conquistam.

Métodos praticados para saber trabalhar em equipe é:

  • Seja paciente, procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
  • Aceite as idéias dos outros, às vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
  • Não critique os colegas, às vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo. É muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.
  • O profissional precisa se preocupar em desempenhar bem o seu papel e confiar que cada membro desempenha formidavelmente as suas ações.
  • No trabalho em equipe os membros não podem em hipótese alguma ficar esperando do outro e não opinar nunca para depois falar: Mas eu fiz exatamente o que me disseram para fazer; Não tenho opinião formada sobre isso; Não fui eu; Não tenho a menor idéia de como isso aconteceu.
  • Saiba dividir, o trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
  • Trabalhe, não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.
  • Seja participativo e solidário, procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.
  • Dialogue, ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.
  • No trabalho em equipe, é bom para aprender que quem acha que sabe tudo sempre pode aprender algo novo, e quem acha que não sabe nada pode descobrir que é mais capaz do que imagina.
  • Planeje, quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem. O planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
  • Aproveite o trabalho em equipe, afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.
  • A boa educação e a gentileza são coisas que ganham a colaboração das pessoas e melhoram o ambiente.
  • Pontualidade é fundamental no trabalho e nas relações pessoais.
  • O trabalho ético enriquece a união da equipe.
  • Não seja vítima no trabalho.
  • Respeite o espaço dos colegas no ambiente de trabalho.

No trabalho em equipe a decisão pode ser tomada em:

  • Condições de certeza ocorrem quando a decisão é feita com pleno conhecimento de todos os aspectos da decisão. É possível atribuir a chance de 100% de acerto.
  • Condições de risco ocorrem quando é conhecida a probabilidade associadas a cada fator da decisão. O número total de fatores é conhecido. Aqui, a chance de acerto varia de 0 a 100%.
  • Condições de incerteza ou em condições de ignorância ocorrem quando não se obteve o total de fatores para a decisão ou mesmo uma parcela destes; aqui é desconhecida a probabilidade associada aos eventos.
  • Condições de competição ou em condições de conflito ocorre quando estratégias e fatores são determinados pela ação de competidores. Existem, obrigatoriamente, dois ou mais decisores envolvidos e o resultado depende da escolha de cada um dos decisores.

Tomar decisões é um comportamento que pode ser aprendido com o tempo, como qualquer outro comportamento ou atitude, mas devemos avaliar muito bem. Podemos aprender com os erros, mas podemos também tentar identificá-los a tempo de corrigi-los, ates de tomar qualquer decisão importante.

Os membros importantes para o trabalho em equipe são pessoas:

  • Comunicativos.
  • Apaixonados.
  • Criativos.
  • Iniciadores.
  • Responsáveis. 
  • Generosos e,
  • Sincero.

Pesquisas realizadas com mais de 150 grandes empresas, perguntaram aos funcionários:

  • O que trazem satisfação e motivação em trabalhar em equipe?

O resultado foi surpreendente:

O primeiro fator que traz mais alegria no trabalho é a liderança da equipe, destaca-se mais que a recompensa financeira. Isso ocorre porque o ser humano busca recompensa verbal, esperando sempre de seu superior elogios e gratificação pessoal do seu trabalho.

Demonstrar suas limitações para a liderança da equipe de trabalho, primeiramente precisamos conhecer nossos pontos fracos antes de aceitar uma atividade de nosso gestor. Conversar com ele sobre nossas limitações pode promover nosso crescimento a ponto de não interferir no êxito de um trabalho.

O trabalho em equipe divide não apenas os momentos difíceis ou os fracassos, mas também compartilhamos as vitórias com os que estão ao nosso redor.

Em uma equipe quando realiza reuniões e elas são produtivas as duas partes podem expressar opiniões ou tirar dúvidas sobre assuntos relacionados ao ambiente organizacional, ou seja, o líder e os demais componentes da equipes.

A liderança transforma a equipe ser produtiva ou não desde que o talento dos lideres proporcione que:

  • O pessoal determina o potencial da equipe.
  • A visão determina a direção da equipe.
  • A ética determina a preparação da equipe.
  • A liderança determina o sucesso da equipe.
  • Tudo começa e termina na liderança. Se uma equipe tem grande liderança, então ela pode obter qualquer coisa a mais que necessite para ir a um nível mais alto. Olhe para qualquer equipe que tenha alcançado o sucesso e você descobrirá que ela tem uma liderança forte.
  • Os lideres delegam autoridade para quem executa o trabalho.
  • Os lideres criam um ambiente onde cada membro da equipe seja responsável.
  • Os lideres aprendem rapidamente e encorajam os outros a fazê-lo também.
  • Os lideres caminham para um novo patamar em primeiro lugar; depois, eles erguem aqueles que estão em volta dele.

Características do líder:

  • Têm maior influência que a maioria das pessoas.
  • Valorizam o processo de desenvolvimento de pessoas e preparam equipe para a jornada.
  • Comunicam de maneira mais eficiente, criam impulso e levam a equipe a um nível mais alto.
  • Baseiam-se numa sólida fundação de confiança.
  • Impõe maior respeito.
  • Ligam-se as pessoas e atraem mais lideres a si mesmos.
  • Reúnem ao redor de si pessoas mais fortes e reproduzem mais lideres.
  • Com suas equipes, vencem mais vezes.
  • Conseguem que as pessoas aceitem eles e a sua visão.
  • Estabelecem prioridades de maneira eficiente, compreendem e usam as oportunidades de maneira mais eficiente.
  • Abdicam de suas agendas pessoais.

Apreender a ouvir significa permitir escutar o que as pessoas tem a dizer. O relacionamento que acontece em uma equipe de trabalho é exclusivamente aprender a ouvir, isto facilita muito o crescimento do grupo, pois todos devem saber ouvir mais do que falar.

Solucionar conflitos dentro da equipe é:

  • Ouvindo-a, conhecendo o que verdadeiramente lhe acontece, que muitas vezes não pode se manifestar claramente. Escutando-a abertamente.
  • Para isso, não existe nada melhor do que uma boa escuta. Uma escuta real e sem condicionamentos. Vale a pena tentar.

Para a equipe para manter um clima agradável é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro.

No relacionamento profissional dentro da equipe evite falar mal da antiga empresa, do chefe, dos clientes, dos colegas de trabalho. O fato de não fazer mais parte do quadro de funcionários da antiga empresa não te dá o direito de perder o respeito mútuo, sigilo, discrição e fidelidade. Saiba guardar mágoas, ressentimentos, injustiças, fracassos ou decepções de você mesma. Fale sobre seu desempenho profissional, rotina de trabalho, deveres, obrigações, sem a necessidade de soltar o veneno em relação a antiga empresa, chefe ou trabalho.

CONCEITUAÇÃO DE METAS

Esse é um fator relevante para qualquer pessoa ou em qualquer organização. As metas são importantes porque definem para as pessoas o que se espera delas.

As metas devem ser passíveis de serem atingidas, desafiadoras e acompanhadas periodicamente. Além disso, devemos estar preparados para encontrar soluções quando as coisas não vão bem.

Para isso, também é importante reservar um espaço em nossa agenda, que pode ser logo pela manhã ou no início da semana, para rever, sempre que necessário, nossas metas e os planos que temos para atingi-las.

Em nossa vida, tudo deveria ser planejado com a criação de metas e planos para atingi-las. Não se esqueça disto.


Coisas que clientes querem nos dizer e para as quais, com certeza, esperam nosso retorno.

Atendimento deve:

  • Ser levados a sério.
  • Ser tratados com respeito.
  • Quando necessário, que se tome uma ação imediata.
  • Clientes querem ser compensados ou restituídos por problemas sofridos.
  • Querem ver punidos ou repreendidos quem errou com eles.
  • Querem que um problema ocorrido nunca mais aconteça outra vez.

Devemos nos preocupar em não provocar irritações no cliente:

  • Prometer e não cumprir.
  • Indiferença ao que ele esta falando. Neste caso, cuidado com a postura corporal.
  • Atitudes indelicadas ou pouco profissionais.
  • Demonstrar que não se esta ouvindo com atenção.
  • Dizer a ele que não tem o direito de ficar nervoso.
  • Agir com algum deboche ou prepotência.
  • Questionar a integridade do cliente.
  • Discutir com o cliente.
  • Não dar retorno ao prometido ao cliente (feedback).
  • Usar palavras inadequadas.

As técnicas para garantir a satisfação de clientes ao receberem respostas às suas questões:

  • Sempre que estiver com clientes, leve as coisas pelo lado profissional, não pessoal. Entenda que os problemas dele estão relacionados aos serviços e produtos recebidos pela sua empresa.
  • Use de empatia como prevenção a um possível estresse de seu cliente.
  • Se seu cliente estiver acompanhado, trate cada pessoa como seu cliente para conseguir mais cooperação e satisfação de todos com seu trabalho.
  • Trate seu cliente como a si mesmo. Pense e aja na satisfação dele e não apenas no serviço.
  • Solucione problemas sem culpar a si próprio ou aos outros.

E por último:
Seja sempre você mesmo, franco e honesto em seus propósitos de vida, sejam eles pessoais ou profissionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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RIBEIRO, Osni Ribeiro. Contabilidade Comercial Fácil. Ed.Saraiva
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STANDERSKI, Wlademiro. Contabilidade Aplicada à Empresa.São Paulo: pioneira.
Treinamento Programado da IOB. Curitiba.
WALTER, M. Augusto. Normas Contábeis. Atlás.

Professor Dr. Wagner Luiz Marques e Família para todos os leitores de meus artigos. Obrigado.

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