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sexta-feira, 11 de maio de 2012

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA UM MAL QUE AFLIGE A SOCIEDADE

Falar sobre gravidez na adolescência envolve diversas áreas da sociedade. Influenciando diretamente família, economia do país, custo social e o planejamento das contas públicas e particulares.


Esta ação precoce proporciona um alto índice de aborto, doenças e o sonho de muitos jovens superar as dificuldades do mundo. Leva a população sofrer punições gravíssimas.

Para amenizar estes acontecimentos inicialmente é proporcionar a reestruturação das famílias e consequentemente existirem uma educação familiar organizada gerando pessoas suficientemente responsáveis para prevenir devidas ações.

Para continuar com o direcionamento desse assunto, apresentará algumas perguntas que devem ser refletidas por parte do leitor em relação a essa narrativa.

1º) O que é problema econômico social?

São ações desordenadas por parte da sociedade, que levam o país a gastar valores economicamente desnecessários, devido ações que não fazem partes da vida rotineira da população. Como exemplo disso é a gravidez precoce dos adolescentes, a qual deve se gastar valores que não constavam no orçamento público, devido a falta de educação desses adolescentes, levando a um descontrole monetariamente em áreas da economia que poderiam ser gastas em valores que fosse benéfico para a grande maioria da sociedade, mas por motivos de desordens educacionais familiares leva o poder público a investir na saúde e com grau de alto risco para uma população que não realizou o que seria necessário, agir como adolescentes normais, estudando, se preparando profissionalmente e divertindo com ações sadias que não viria prejudicar a si, a família e a sociedade como um todo.

2º) O que é custo social?

Seguindo a mesma análise, custo são gastos ocorridos para transformar um determinado beneficio e, formar outros com qualidade positiva ou negativa. Neste caso a sociedade receberá um gasto negativo, influenciando na arrecadação dos impostos, tendo que transferir verbas inerentes a um determinado e gastar em ações que se houvesse educação familiar estruturada não haveria esse custo sendo necessário dividir esses gastos com pessoas que lutam para não acontecer essa violência social.

Portanto custo social são valores gastos com a sociedade que podem ser considerados positivos ou negativos.

3º) O que é custo familiar?

A explicação é a mesma em relação à questão anterior com um detalhe, os gastos são restritos a uma célula da sociedade identificada como família, que deverá se responsabilizar diretamente com os gastos de transformações podendo ser positivo ou negativo. Seguindo o assunto em questão, gravidez na adolescência, tudo que houver de gastos serão responsabilidade total dos membros e devendo dar todo apoio e dedicação. Responsabilidade total, para que não haja problemas físicos, mental e maternal por parte do adolescente e da criança que está no ventre da mãe.

4º) O que pode provocar para a sociedade a nível sócio-econômico a gravidez na adolescência indiscriminada?

A sociedade se responsabiliza por ações que poderiam ser evitadas, com simples responsabilidade de educação das famílias, e por essa falta, faz com que a sociedade pague ou deixe de receber benefícios oriundos de ações que seriam benéfica para todas as classes sociais, idades e demais grupos que venham a receber benefícios públicos. Portanto em decorrência de ações centrados a grande maioria da população paga por um grupo de desorientados e irresponsáveis perante a sociedade.

5º) Para o adolescente o que pode provocar a gravidez?

Isto provoca sérias consequências físicas, psicológicas e sociais. Quando não há educação responsável e conscientização de pessoas adultas que devem responder pelos atos do outrem, corre o risco de acontecer a gravidez indesejada ou até doenças, como: as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis ). Aides (Acquired Immunodeficiency Syndrome), Síndrome Imunodeficiência Adquirida

6º) A gravidez afeta exclusivamente a adolescente (mãe)? Ou também o adolescente (pai)?

Esta análise é complicada de ser esclarecida, pois envolve diversos fatores, o primeiro a responsabilidade dos familiares por parte do adolescente (pai) em assumir a criança e com isso fazer o adolescente ser capaz em agir igualmente como foi em engravidar a adolescente. Mas também existem outras famílias, com pai, mãe e ou responsáveis que não se dão conta para si mesmo, não foram capaz de dar limite a seus filhos! Como será capaz de se responsabilizar por um ato gravíssimo e delicado que é a gravidez na adolescência? Estes deixam à obrigação e agem como não houvesse acontecido nada, sendo um reflexo para o adolescente (pais) abandonar o filho e a própria adolescente (mãe). E não estendendo as diversas razões entre adolescente (pai) ou adolescente (mãe), existem a parte da menina que também existem os pais ou responsáveis descompromissados com seus filhos que não foram suficientemente responsáveis em dar uma educação sadia e orientadora para sua filha saber realmente o que pode agravar para si mesma e qual será o reflexo futuro para essa adolescente. Em vista disso, a gravidez na adolescência influencia mais por parte da mãe e a família que faz parte dessa adolescente.

7º) A gravidez na adolescia afeta o que a família?

A mudança é total, pois haverá preocupações, gastos, perca do sossego e principalmente o aumento da responsabilidade, pois não sabe como será a reação dos adolescentes, como agir para não afetar o emocional da mãe e ainda como será o futuro tanto da criança como da mãe e do pai adolescente.

A preocupação será dobrada e consequentemente as mudanças virão e será muito mais difícil de serem resolvidas.

8º) Na opinião global, o que leva um número tão grande de adolescentes a engravidar?

Em quase todas as análises feitas nas questões anteriores foi relatado este questionamento, mas voltando a exprimir este fato, primeiramente à família que não foi suficientemente responsável em educar seus filhos aconselhando, conversando e até mesmo reprimindo. A amizade dos adolescentes influencia significativamente, pode ser bom o suficiente em orientar para o bem, como também pode ser péssimas e levar para o mau caminho, proporcionando a influência de drogas, sexo e atos indevidos que influencia a sociedade global. E voltando novamente na família a falta de amor, de conselho e responsabilidade dos pais em relação aos filhos.

9º) O que pode ser feito para evitar essa situação indiscriminada?

A família ser presente, os pais assumirem a responsabilidade com seus filhos, dando amor, mas cobrando responsabilidade. Distribuindo carinho, mas cobrando educação. Controlando as amizades e exigindo cumprimento dos deveres. Esses caminhos citados e mais o que todos os pais sabem fazer e podem fazer para que eduque para a sociedade de maneira responsável e comprometido para com seu semelhante. Os adolescentes não só é uma cópia dos pais, como são exemplos de ações que os mesmo praticam diariamente na frente de seus filhos. Portanto a ética deve predominar na sociedade, iniciando na célula mãe que é a família.

A gravidez na adolescência tem aumentado significativamente e absurdamente diminuído a idade destas crianças em realizar sexo indiscriminadamente. Tudo isso em decorrência da falta de responsabilidade por parte de pais que não foram dignos em assumir com responsabilidade seus filhos, ou já é o reflexo dessas gravidezes precoce ocorrida por formação de familiares desestruturadas e não sendo responsáveis para com sigo mesmo.

Essa consequências de gravidez na adolescência, não só é preocupante com o nascimento de uma criança, como também leva o aumento de outros índices que preocupa a sociedade que é o aborto, DSTs e Aids.

O aborto preocupa a comunidade médica e os responsáveis pela luta da criança e adolescente no país. Os métodos de aborto, conforme relatado pela associação médica são terríveis, leva a imaginar que a pena morte esta acontecendo minuto a minuto em pessoas que não quiseram nascer e ainda estão sofrendo punições sem saber do por que estão sendo assassinada.

Para deixar ainda mais assustado a população os tipos de abortos que realizam, segundo a Associação Médica são:

Esquartejamento: esse tipo de morte é a mais fria. Consiste em esquartejar o feto ainda dentro do ventre da mãe. Como qualquer ser humano, ele sente dor e medo. Um feto de apenas um mês ao ser perseguido por algum objeto introduzido dentro do útero tenta desesperadamente fugir, mas não tem escapatória. Seus movimentos e a aceleração de seu pulso são sinais não só de que está vivo como também de seu instinto de sobrevivência

Sucção: nesse tipo de aborto, o abortista suga o bebê e tudo que o envolve, despedaçando-o. Uma outra maneira de deixá-lo nesse estado é dando à mãe um remédio, muitas vezes vendido em farmácias, que fará o útero expelir tudo o que estiver em seu interior.

Retirada do líquido a amniótico: esta é uma das mais lentas e dolorosas maneiras de morrer, o abortista retira o líquido amniótico de dentro do útero e coloca uma substância contendo sal. Em algum tempo, a criança morrerá, será retirada de sua mãe e, finalmente, jogada no lixo.

Sufocamento: esse método de aborto é chamado de "parto parcial". Nesse caso, puxa-se o bebê para fora, deixando apenas a cabeça dentro, já que ela é grande demais. Daí introduz-se um tubo em sua nuca, que sugará a massa cerebral, levando-a a morte. Só então o bebê consegue ser totalmente retirado.

E se não houver a gravidez por parte dos adolescentes pode levar a risco de contrair doenças que serão sequelas para a vida toda, chamadas as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis ) conhecidas também por doenças venéreas.

A Associação Médica apresenta algumas doenças e causas que elas podem levar ao ser humano.

Gonorréia: Provocada por uma bactéria, é também conhecida como "pingadeira" ou "esquentamento". Apresenta como sintomas (2 a 5 dias após a relação com alguém infectado) dor ao urinar e intenso corrimento amarelado do pênis ou vagina, prurido no ânus, que pode também apresentar secreção, dor de garganta (em caso de sexo oral). Nas mulheres, podem ocorrer febres ou calafrios e dores nas articulações. Caso não seja tratada, pode causar inflamações na próstata, nos testículos e nas tubas uterinas e, até provocar esterilidade. Em caso de gravidez o bebê pode apresentar lesões nos olhos.

Sífilis: Causada por uma bactéria, é uma doença que apresenta 3 fases. Na primeira fase aparecem (mais ou menos 2 semanas após a infecção) surgem feridas indolores e de bordas endurecidas, chamadas de cancro duro, na vagina ou no pênis, ou próximo a eles. A ferida então desaparece, dando a impressão de cura. Nesse momento inicia-se a segunda fase, aparecem manchas avermelhadas por todo corpo, acompanhadas de mal-estar, febre, ínguas e até perda de cabelos. Se a pessoa não receber o tratamento adequado, passa-se então para a terceira fase da doença, na qual os sintomas não aparecem muito. A infecção persiste e pode causar danos sérios (ao coração, ao cérebro e outros órgãos) ou até mesmo a morte.

Clamidiose: Causada por bactéria, provoca ardor ao urinar e, produz uma secreção no pênis ou na vagina. Nas mulheres os sintomas não aparecem logo. Caso não seja tratada, pode provocar nas mulheres a doença inflamatória pélvica, que por lesar as tubas uterinas pode provocar a esterilidade. Também pode provocar lesões oculares.

Verruga Genital ou Condiloma: Popularmente conhecida como "crista de galo", é provocada por um vírus transmitido através da relação sexual com indivíduo contaminado. Trata-se da formação de verrugas ou protuberâncias carnudas na região genital (vagina, pênis ou ânus). Nas mulheres também pode se desenvolver no cólo do útero, local em que, se não tratada, após algum tempo transforma-se em câncer.

Herpes Genital: Causada por vírus, provoca coceiras, formigamento e/ou dores na vulva, pênis ou testículos. Em seguida aparecem pequenas bolhas d'água doloridas na região genital, que estouram sozinhas, sem tratamento. Simultaneamente ao aparecimento das bolhas podem ocorrer dores ao urinar e alguns sintomas característicos da gripe (dor de cabeça, dor nas costas e febre). É uma doença que não tem cura. O vírus permanece no organismo e se manifesta de tempos em tempos, por recidivas.

AIDS: É a sigla para a doença conhecida como "Síndrome de Imunodeficiência Adquirida". Trata-se de uma doença causada por vírus, o HIV, que ataca células do sistema de defesa do organismo humano, chamadas linfócitos T. Essas células são muito importantes para a defesa do organismo, pois sua função é a de induzir outras células a modificarem-se para produzir anticorpos. Nessa situação, o organismo do doente com AIDS não tem como reagir ao ataque de agentes infecciosos. É transmitida de uma pessoa para outra pelo sêmen, pelos fluidos vaginais ou pelo sangue.

Há muitas maneiras de evitar o contágio do vírus da AIDS, tais como: evitar a multiplicidade de parceiros sexuais, não praticar sexo com desconhecidos e usar camisinha.

Para concluir este assunto e poder apresentar resultados claros, questionou uma adolescente grávida e fez algumas perguntas, sendo elas:

1) Sua gravidez foi planejada ou não?

Foi um acidente de percurso.

2) Como você reagiu quando soube da gravidez?

O mundo desabou, parecia que tinha acabado.

3) Como seus responsáveis reagiram?

Minha mãe me deu apoio, mas cobra muito hoje, tudo o que faço é pouco e fiquei totalmente presa para cuidar de meu filho. Meu pai ficou contra no início, mas depois aceitou, parcialmente, pois apóia rigorosamente o que faz a minha mãe e ainda proíbe minhas visitas na casa de minhas amigas, porque tenho que cuidar muito bem do bebê.

4) Qual foi à reação do pai do bebê?

Ficou do meu lado inicialmente, mas depois do nascimento do neném abandonou-me totalmente, chega passar meses sem ver o filho.

5) Além das mudanças físicas, que outras mudanças aconteceram?

Mudou tudo em relação aos meus estudos e aos meus familiares.

6) Você não tinha medo de contrair alguma doença na relação sexual?

Não me preocupava com isso. É igual o que todos nos dizem, comigo não irá acontecer, mas aconteceu a gravidez, graças que nenhuma doença apareceu, até agora!

7) Que conselho você gostaria de dar aos adolescentes?

Pensem muito bem antes de tomar uma decisão, mudou totalmente a minha vida e a de minha família. Não tenho tempo de pensar no futuro, porque uma criança despende de muito tempo, necessita de carinho, amor e afeto.

8) Alguém incentivou você a ter uma relação mais íntima com o pai do bebê?

Sim, minhas amigas. Elas incentivavam o namoro, as saídas e quando aconteceu a gravidez, procurei-as, mas somente uma real amiga deu-me apoio, aquela que aconselhava-me para não fazer o que fazia. Esta acompanhou-me a todo o momento e até hoje está comigo nos momento alegres e tristes da minha vida.

9) Alguém lhe sugeriu que abortasse?

Sim, meu pai, logo no início da gravidez. Os familiares do meu namorado e até o meu namorado, mas não aceitei a nenhum momento um ato bárbaro como esse.

10) Quem orientou-a para que não fizesse o aborto?

Recebi orientação de minha mãe, a amiga que está a todo o momento do meu lado e minha própria ideologia, afinal um inocente não pode pagar por um erro sem planejamento.

Realizado essa entrevista conclui-se que os problemas são muitos, os acontecimentos são terríveis e a discriminação acontece inevitavelmente por parte da grande maioria que participa da sociedade. Logo pense muito bem antes de tomar uma decisão, pois os atos serão maiores para uma parte das pessoas, principalmente a mãe, essa sofrerá discriminação, mudanças físicas e psicológicas, pressão familiar, risco de vida e para finalizar a incerteza de como será o futuro. O filho nascerá com saúde? Será uma mulher forte para cuidar de seu filho? Como poderá dar conforto para seu filho? E como formará uma família estável e feliz?

Estes são os dilemas que deverão ser avaliados e os adolescentes (pai) devem ser tanto quanto responsabilizado como a adolescente (mãe), pois não existirá um filho caso não seja feito pelo casal! Pensem muito bem antes de agir! Pais ou responsáveis construa uma família responsável, para que com isso tenhamos uma sociedade capaz de vencer os problemas que aflige todo o mundo.



Professor Dr. Wagner Luiz Marques

Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço para correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

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PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; FAMÍLIA, SAÚDE, ABORTO, ADOLESCENTE E GRAVIDEZ.





FAMÍLIA – PRECIOSIDADE PARA A SOCIEDADE

Ao expressar a palavra família nos faz refletir a preciosidade que esta palavra proporciona para a sociedade em relação ao crescimento, o respeito, a ética, a dignidade humana perante o semelhante. Visto que a família é o alicerce para conduzir as pessoas para o caminho do bem. Antes de continuarmos a demonstrar a importância da família para a sociedade, apresentamos algumas perguntas que proporciona ao leitor uma reflexão para o seu entendimento sobre este conjunto de pessoas que unidos formam uma grande comunidade.
O que é família no interior de cada pessoa?
Qual a sua responsabilidade perante sua família?
O que está fazendo para conduzir adequadamente o sucesso da sua própria família?
As perguntas não são difíceis de serem respondidas, desde que inicialmente começamos a falar sobre responsabilidade, o casal juntamente com seus filhos deve haver uma harmonia sólida, havendo respeito entre todos e existir transparência nas ações praticadas diariamente por cada membro que compõem esse grupo de pessoas.
A próxima análise é o compromisso, o casal deve saber o momento de trabalho e o momento de lazer, desenvolver uma harmonia sadia e fraterna.
O desejo, este fator vem aliado ao querer, ter, buscar o possível e o impossível, desde que haja lealdade e respeito perante o próximo. Mas para isso deve vir acompanhado da verdade. O maior sucesso do ser humano é descobrir o princípio certo da vida, pois, é dentro da família concreta que se consegue realizar o caminho da paz, da alegria e a concretização da cultura de um país e até de um mundo.
A partir desse momento pode-se começar a falar sobre como conscientizar a humanidade a se espelhar na formação de famílias dignas que possa melhorar a comunidade que vivemos.
A relação família deve expressar o sentimento de amor, o que se nota é que o relacionamento entre os casais estão se deteriorando em virtude do desejo em querer mais e assim se esquece de proporcionar uma educação sadia aos seus filhos.
Observa que a falta do tempo em conviver harmoniosamente entre o casal e sua prole está se perdendo, e assim troca a afetividade por bens materiais, levando as crianças, adolescentes e jovens a se envolver bruscamente em atos indevidos. Para que isso reverta na construção de uma comunidade justa e novamente educada, as famílias deverão se reestruturar e, voltar novamente ao afeto humano entre casais e filhos.
O amor deve prevalecer não se pode ser falado na hora da cerimônia matrimonial e depois ser esquecido no dia a dia da convivência. Para isso cada pessoa deve realizar reflexões internas para que interprete a real função da família perante a sociedade e a si mesmo.
Não podemos generalizar que o vício, a prostituição, o aborto, a violência e muitos outros atos indevidos que estão acontecendo na sociedade são em decorrência da desestrutura familiar, mas a contribuição é significativa, a qual proporcionando uma reestruturação do convívio familiar resolverá significativamente o relacionamento da humanidade.
Segundo Eugênio Mussak, diz que “Você só muda o comportamento, quando muda o pensamento”. Esta mensagem demonstra que a mudança do ser humano está dentro de si mesmo, não adianta querer que as pessoas que o rodeiam mude, caso você não mudar. A experiência de mudança deve iniciar no interior de cada individuo.
Toda a ação deve existir uma reação, para isso o ser humano deve iniciar avaliando o comportamento ideal, sendo assim é necessário observar duas atitudes importantes para o destino correto, sendo:
1º - Atitude Responsável. Deve responder adequadamente os atos praticados diariamente.
2º - Atitude de Caráter. Qualidade da índole de cada cidadão.
Identificado às atitudes, o modo de agir, o comportamento correto do cidadão humano, o ato deve resumir no comportamento responsável, que pode agir em duas ações, uma aceitável e outra inaceitável, apresentada a seguir:
1º - Ineficiência: é compreensivo.
2º - Irresponsabilidade: não é aceito.
A ineficiência é compreensiva porque pode alterar a ação. Basta o ser humano se corrigir, buscando se especializar com treinamentos, atitudes próprias do querer mudar para a boa causa e aderir o comportamento responsável.
A irresponsabilidade não pode ser admitida em nenhum momento. É o caráter do ser humano. As suas ações são realizadas na forma do descomprometimento. Ações que não contribui a ninguém, nem mesmo a própria pessoa.
Pessoa responsável é aquela que responde pelos seus atos, com dignidade, mas também respondem pelos atos de uma outra pessoa a qual se relacionam respeitadamente, ações essas identificadas em conjunto.
Ações da pessoa responsável são realizadas assim, se as ações derem certas, o mérito será de todos, ou seja, do grupo de pessoas que desempenhou. Se as ações derem erradas, todos deverão assumir o erro, pois só houve ação incoerente, porque todos tiveram atitudes de fazer algo que mudasse o meio que vive.
A responsabilidade deve sempre estar em primeiro lugar nas ações de cada ser humano. O comprometimento, o respeito, a dignidade é o caminho do sucesso e da vitória de cada individuo.
O irresponsável são as pessoas que pensam exclusivamente em si mesmo e se esquece do meio, ou seja, esquece do seu semelhante.
Não abra mão de ser responsável. Tudo que merece ser feito, deve ser bem feito. Ser responsável é receber o mérito do melhor e mais digno ser humano da sociedade.
O conviveu das pessoas para existir um relacionamento saudável deve haver disciplina na intimidade. Logo as pessoas disciplinadas são aquelas que sabem mandar, mas também sabem obedecer. São decididas, pois quando deve ser feito fazem imediatamente, de maneira sensata e com muita responsabilidade.
Para que a disciplina seja executada adequadamente por parte do cidadão, deve diferenciar vontade de decisão. A vontade é emocional enquanto que a decisão é racional.
Para entender bem essa diferença devemos analisar esta informação. O emocional do ser humano só sabe analisar o agradável do desagradável, isso não pode ser utilizado como critério para tomar como decisão. Para que o relacionamento haja de maneira digna deve agir com a razão, para que consiga atingir o valor ideal da solução a ser praticada.
Na vida humana ocorrem situações complementares para tornar adequado uma pessoa racional.
O sentimento. Ato ou efeito de sentir a sensação de prazer ou desprazer dos acontecimentos diários da vida humana.
O pensamento. Ato ou efeito de pensar o que fazer e como fazer as ações diárias do ser humano.
A atitude. Ato ou efeito de agir, modo de proceder, comportamento, postura nas ações que gera o ser humano.
Estas três situações são inseparáveis no comportamento humano. É através delas que o ser humano consegue agir de maneiras diferentes perante a sociedade.
A primeira situação de análise em relação ao comportamento humano é:
Sentimento – pensamento – atitude.
Nesta situação o homem primeiramente sente a ação, pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação em atingir o prazer desejado.
O comportamento humano age nesta situação, primeiramente movido pelo sentimento de querer, neste caso espera a vontade chegar, no momento que é convencido emocionalmente para agir, inicia o pensamento de como atingir o desejo, depois irá tomar as atitudes para alcançar o objetivo pretendido.
Esta situação é realizada por pessoas despreparadas, desorganizadas, que não se organiza para alcançar o sucesso, demonstra indisciplina, só age por aquilo que lhe faz bem, que agrada. Será que na vida conseguimos fazer somente o que gostamos? Sentimos bem? Temos vontade? Certamente não! Temos que rever nossas atitudes e fazer tudo o que precisamos, só assim conseguiremos ser bem visto pela sociedade.
A segunda situação de análise em relação ao comportamento humano é:
Pensamento – sentimento – atitude.
Nesta situação o homem primeiramente pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação, depois observa o sentir dos acontecimentos e, logo em seguida toma a atitude desejada ao prazer.
Nesta situação o ser humano pensa muito bem antes de tomar qualquer decisão, analisa a qualidade e a consistência do fato, a partir desse momento consegue adequar o sentimento e este se transformarem em motivação, é o grande “motor propulsor” do trabalho, nesta situação confirma que a atitude humana é sadia e benéfica para o seu semelhante.
A segunda situação pode fazer com que o ser humano decida através de ações benéficas ou maléficas. Depende do que pensa qual o sentimento que faz parte do seu comportamento e a atitude que levará para concretizar suas ações.
Estas ações humanas que faz agir para o bem ou para o mal, conforme a ação do ser humano:
§         Pensar que não gosta do que faz. O sentimento neste momento é desfavorável, assim as atitudes podem ser erradas e ocasionar prejuízo nas ações realizadas.
§         Pensar que gosta do que faz. O sentimento será favorável e as atitudes serão de sucesso nas ações realizadas.
A terceira situação de análise em relação ao comportamento humano é:
Pensamento – atitude – sentimento.
Nesta situação o homem primeiramente pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação, depois toma a atitude desejada ao prazer e, logo em seguida observa o sentimento dos acontecimentos.
Ao ocorrer uma situação dessa em relação da ação do homem, demonstra que o pensamento deve ser colocado em prática imediatamente, ou seja, a atitude realizada instantaneamente faz com que o sentimento do bem alegre em relação a ação feita com responsabilidade.
O entendimento desse comportamento humano é:
Ao procurarmos o médico e o mesmo nos diz que precisamos fazer exercício, pois a saúde precisa de cuidados. Toma-se a atitude imediatamente para realizar os exercício e assim sentirmos bem, depois de tudo realizado adequadamente, com responsabilidade o sentimento passa a ser do dever cumprido, tornando a ação realizada com sucesso.
Portanto a pessoa disciplinada consegue cumprir adequadamente suas ações com sucesso e também todas as pessoas que convive no seu meio se sentem satisfeitas com os resultados.
Depois de apresentado o entendimento do comportamento humano em busca da disciplina, chega-se a conclusão ideológica que:
A indisciplina dispersa a inteligência, enquanto a disciplina condensa, organiza e pratica atos de sucesso em relação à inteligência.
Em resumo a pessoa disciplinada é aquela que obedece às ordens que a si mesmo são dadas, mas para isso, precisam-se dar as ordens correta para si mesmo. É saber discerni o certo do errado. A partir dessa análise consegue-se diferenciar a pessoa disciplinada com a pessoa disciplinadora. A pessoa que recebe as ordens é o disciplinado e o que dá as ordens é o disciplinador, mas para que essa pessoa seja de sucesso, deve ser os dois, pois uma pessoa disciplinada consegue o sucesso desejado se disciplinando a si mesmo.
Por isso que uma pessoa responsável é disciplinada, ambas caminham juntos para não haver erros nas decisões a serem tomadas.
Depois de identificado à disciplina do ser humano constata-se que a pessoa pode ser responsável sempre e para chegar a essas conclusões demonstra que a disciplina humana vem completar o ciclo e assim atingir o sucesso. Mas para atingir o valor ideal do ser humano necessita entender que as dificuldades existentes no relacionamento conseguem ser amenizadas, desde que aprenda a conviver e ceder alguns momentos do relacionamento!
O simples gesto humano pode ser feito a diferença em relação a uma família ou mesmo a um ambiente social, para esse acontecimento identificam-se como ações individuais. Contam muito para o relacionamento humano. Muitas vezes utilizam à expressão “uma andorinha não faz verão”. Mas para o ser humano a ação individual sendo construtiva ajuda à coletividade como um todo.
Também nada adianta fazer individualmente o serviço se o próximo não fizer sua parte, os resultados colhidos serão negativos e nada aproveitados. Para justificar esta postura humana deve avaliar o devido motivo:
São as ações individuais que desencadeia as ações coletivas da humanidade e que se transforma em comportamento generalizado. O homem deve estar em constantes mudanças na relação ao comportamento dos valores, tecnologia, ética e moral. Tudo que esta relacionada com a vida humana e a sociedade deve estar preparada para assimilar as devidas transformações.
O século XX foi o período que mais revolucionou o mundo, mudanças aconteceram na humanidade, na sociedade, nas empresas, em si em todos os setores de convívio geral. Este reflexo faz com que necessite avaliar a devida pergunta:
Quem muda primeiro o individuo ou a coletividade?
Esta resposta seria fácil de ser respondida se o coletivo mudasse primeiro, pois é um grupo de pessoas que se reuni para mudar o comportamento de um povo. Para haver o inicio deste grupo necessita acontecer à movimentação de uma pessoa que se revoluciona para contagiar as demais pessoas do grupo. Sendo assim quem muda primeiro é o individuo e este contagia uma coletividade. Dessa forma demonstra que ações individuais conta para a existência das ações coletivas.
Para acontecer este comportamento individual, esta pessoa necessita de três pressupostos essenciais:
§         Coragem. Ato ou efeito de ser firme ao perigo e perseverante nas ações que houver.
§         Persistência. Ato ou efeito de lutar para alcançar os objetivos desejados, metas serem superadas e sucesso ser alcançados.
§         Relevância. Ato ou efeito de conseguir ações relevantes que alcança o sucesso.
A coragem é o primeiro fator que deve existir no homem, pois o ser humano resiste a mudanças, assim para que ele consiga sair da sua zona de conforto deve estar preparado para mudar o seu comportamento, essa mudança só ocorre com muita coragem.
A persistência deve ocorrer no intimo de cada individuo, porque mudanças não ocorrem de um dia para o outro, as pessoas devem possuir no seu interior a vontade de realizar o desejo e este seja importante para o seu próprio ser.
A relevância de uma ação deve ser praticada com ética e moral, assim possa persuadir as pessoas envolvidas no alcance do objetivo individual e coletivo.
Para ficar claro o entendimento destes três pressupostos essenciais para o ser humano o exemplo a ser seguido seria esse:
Um profissional é nomeado para exercer uma função, se quiser executar um serviço honesto, deve ter coragem em denunciar todos os atos errados que são praticados por pessoas envolvidas na empresa. Ser persistente em não aceitar ajudas individuais e possuir argumentos importantes e comprobatórios que possa denunciar os envolvidos nas ações ilícitas, provas essas relevantes. Agir sempre ético e moral perante a sociedade.
Portanto, uma sociedade para mudar, necessita de pessoas que possua espírito de liderança e, que tenha ideologia formada de ações ética e moral. E a família nada mais é do que uma empresa, regida por duas pessoas que uniram perante o matrimônio, regidos por um contrato e os filhos são o alicerce que necessita ser cuidado e muito bem educado.
Os motivos individuais que são relevantes para o sucesso da sociedade são:
O ser humano necessita viver em sociedade e trabalhar para a coletividade, agindo igual às abelhas ou formigas, pois elas se dão muito bem, no convívio deste coletivo não há hierarquia e competitividade, todas trabalham em busca do mesmo objetivo, cuidar de sua casa. Cada um destes insetos faz seu trabalho individual, pois pode existir em busca de beneficiar o coletivo de sua espécie.
O ser humano é complicado em lidar com essa relação, pode existir um grupo de pessoas que deseja lutar por uma causa, fator satisfatório para a sociedade, mas pode existir o interesse nesse meio de indivíduos que deseja o sucesso individual e não coletivo. Dessa forma prejudica o meio e não alcança os objetivos planejados.
Para que as ações humanas não sejam prejudiciais à sociedade, o individuo não pode pensar no próprio “eu”, assim prejudicará o todo e não conseguirá o beneficio da sociedade.
Para concluir que o homem faz a diferença, deve-se interpretar que a inexatidão de cada ser humano deve ser visto por ele mesmo, e assim deixar de ver o erro do outro e começar a notar mais o seu próprio erro. A partir desse momento que a sociedade obtiver pessoas agindo dessa forma haverá uma comunidade de qualidade e honradez.
Portanto a educação é o caminho para tudo, é através dessa ciência que conseguirá levar as pessoas para o convívio digno, seguindo todos os passos relatados e assim poder dar experiência para cada cidadão, desempenhar suas ações com ética e responsabilidade perante o seu semelhante.

Professor Dr. Wagner Luiz Marques
Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço para correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; QUALIDADE; VONTADE; ENTUSIASMO; FORÇA; EXCELÊNCIA E FAMÍLIA.