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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO DA UNIÃO: O CAMINHO PARA O CRESCIMENTO DE UM BLOCO ECONÔMICO

EDUCAÇÃO EM CRISE

É constrangedor saber sobre o resultado apresentado pelo IDE - Índice de Desenvolvimento da Educação na América Latina, informado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) referente o ano de 2010, divulgado em 19/01/2010.

Segundo Lisandra Paraguassú - Agencia Estado, na página da internet, apresenta a notícia a qual “[...] a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras é responsável por manter o País na 88ª posição no Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE), atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia”. Também Jose Pedro Naisser – Jornal da Manhã, no seu artigo “A VERGONHA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA“ apresentado na internet relata que “Mais uma vez o Brasil foi motivo de chacota com respeito a divulgação do Índice do IDE, (Índice de Desenvolvimento da Educação na América Latina), de 20 Paises o Brasil só conseguiu ganhar do Suriname e Guatemala, [...] não temos mais direito de debochar do Irmão Vizinho porque eles estão na nossa frente, temos sim é que lamentar”.

Os relatos apresentados mostram como é lamentável discriminar pessoas, instituições, empresas e até País, pois em algum momento somos pegos de surpresa e até mesmo sofremos punições por não respeitarmos os irmãos vizinhos, nosso próximo.

“No dia 07 de setembro de 2004. A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal a Nível Superior, alerta para cursos de má qualidade de doutorado e mestrado oferecidos no Paraguai. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal a Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação, alerta mais uma vez a sociedade brasileira para a oferta de cursos de pós-graduação sem qualidade, ministrados por instituição de ensino superior estrangeira”, conforme apresenta no site identificado abaixo como fonte de confirmação a este relato.

Observa-se que o devido órgão não foi feliz em relatar uma barbaridade dessa e até mesmo o menosprezo dos irmãos profissionais de educação vizinhos, a qual foram taxados como incapaz em ministrar cursos de qualidade a nível de doutor e mestre, e depois de aproximadamente seis anos, este relato é desmentido, a realidade pode demorar a ser apresentado, mas o tempo nos mostra que em todos os lugares tem qualidade, depende da maneira que avalia e que predomina os interesse de um sistema.

Eu, juntamente com meus companheiros de estudo fomos felizes em ter persistido em se tornar Mestres e/ou Doutores em Instituições de Ensino no Paraguai, principalmente o Curso de Ciências da Educação, onde aprendemos a real forma de ensinar, administrar e lutar por um Mercosul justo e unido, pois o Paraguai é numericamente (índice) melhor que muitos países e nós fomos agraciados em possuir o título deste País que acreditou em nós e ainda mais convalidou os nossos títulos brasileiros no seu digno País.

Será que não é momento das autoridades brasileiras que comanda a CAPES, SESU e o MEC, reverem suas atitudes e respeitar o que diz o Decreto Lei 5.518/2005 – Promulga o Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do Mercosul.

Portanto, depois desse fato melancólico que vive a educação do Brasil, contamos que através de nossos estudos realizados no País Vizinhos, podemos contribuir com a melhoria da Educação no Brasil, utilizando os nossos conhecimentos e proporcionando a união entre doutores e mestres estudados em instituição no Brasil com os cidadãos brasileiros que estudaram no Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile e etc.

Contamos com a máxima compreensão de doutores e mestres que fazem parte da CAPES, SESU e MEC em aceitar de forma automática a titulação desses profissionais que procuraram paises vizinhos para se habilitar, pois existem um decreto lei que ampara e ainda mais a valorização da educação apresentada pela própria Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Vamos deixar as intransigências e sermos parceiros para constituir um bloco econômico (Mercosul) forte para superarmos as crises que constantemente aflige o mundo global.

Estou a espera de conseguir a paz neste Mercosul, principalmente com o projeto apresentado pelo Deputado Eliene Lima n° 4872 de 2009, conforme esclarece de forma clara e necessária para a busca de profissionais qualificados e responsáveis para o Mercosul, os interessados sobre o projeto procure a página da internet que identifica abaixo juntamente com todas as outras fontes de informações apresentado neste artigo.

Obrigado e conto com a manifestação de todos os leitores deste artigo.

A valorização do profissional não esta na instituição que ele estuda, mas sim no perfil que atua e se dedica para fazer com qualidade e dedicação os seus afazeres diários, aceite os profissionais que estudaram nos paises Partes do Mercosul.

Professor Dr. Wagner Luiz Marques

Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

Fontes:

Lisandra Paraguassú - (http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-88-em-indice-de-desenvolvimento-da-educacao,498314,0.htm)

Jose Pedro Naisser - http://www.jmnews.com.br/index.php?SETOR=BLOG&BID=5341

CAPES - http://faeme.com.br/Capes_Alerta_Mestrado_Paraguai.pdf

Decreto Lei 5.518/2005 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5518.htm

Deputado Eliene Lima - http://www.cursojuris.com.br/doutorado/leis/PROJETO_DE_LEI_N_4872_2009.pdf

Endereço na Internet: dep.elienelima@camara.gov.br; http://www2.camara.gov.br/elienelima/site