domingo, 19 de maio de 2013

PENTECOSTE "ANÁLISE DA TRINDADE SANTA"


 Pentecoste
A Trindade Santa é una, mas para se tornar una, deve-se analisar conforme diz na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 12,3b-7.12-13) “Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.

A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito”. Portanto para que a trindade torne uma só pessoa, é porque Deus mandou um único Espírito para unificar Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo.

Enfim, pode-se considerar que cada um em sua diversidade são únicos, mas para formar o todo do conhecimento e levar o ser humano ao ser completo como Deus o projetou, necessita caminhar com os Dons do Espírito Santo (Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Entendimento, Piedade e Temor de Deus). Para que o ser humano consiga entender esses sete dons que foi mandado por Deus, necessita de uma pessoa como nós na terra explicar, e isso foi concebido a Jesus Cristo fazer esta função, dar o entendimento através dos ministérios da sabedoria. E por fim Deus decreta as leis a serem cumpridas por todos nós através dos dez mandamentos:

  1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
  2. Não farás imagens quaisquer, para as adorar.
  3. Não pronunciar em vão o nome de Deus.
  4. Terás um dia, na semana, para descanso e recolhimento.
  5. Honrarás pai e mãe.
  6. Não Matarás.
  7. Não cometerás adultério.
  8. Não furtarás.
  9. Não darás falsos testemunhos.
  10. Não desejarás o que é do teu próximo.

Tábua dos Dez Mandamentos

Esta análise esclarece ainda mais com o Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 20,21), dizendo “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Nesta palavra de Jesus Cristo, quer dizer que Deus é o Pai Todo poderoso, Jesus Cristo é o Filho Todo Poderoso, mas o Espírito Santo enviado por Deus para o Filho (Jesus Cristo), torna-se uma só pessoa, para conduzir os apóstolos às comunidades necessitadas, seguindo os Mandamentos de Deus.

Portanto a Trindade Santa é única, porque as três pessoas juntas formam o único objetivo de Deus, ensinar a humanidade caminhar corretamente para a vida do amor. Exemplificando os órgãos humanos individualmente não valem muito para a vida humana, no momento que todos trabalham juntos e bem, forma-se a pessoa, e ela consegue caminhar muito bem. Igualmente é a Trindade Santa. Se existisse apenas uma única pessoa dos três não conseguiria fazer os seres humanos caminhar para o bem da humanidade.

Professor Dr. Wagner Luiz Marques e Família para todos os leitores de meus artigos. Obrigado.

Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.