domingo, 21 de dezembro de 2014

CURIOSIDADE HISTÓRICA

Por que comemora o nascimento de Jesus Cristo dia 25 de dezembro?
Por que comemora-se no dia 25 de dezembro, dia do nascimento do Menino Jesus (Dia de Natal)? Natal vem do Latim “nātālis”. Até o ano 330 à 340 da era cristã, o povo da época comemorava no dia 25 de dezembro uma festa pagã, dia do deus sol. Os dirigentes da Igreja Católica da época, para que pudesse desmistificar essa festa pagã, introduziram no dia 25 de dezembro o dia do nascimento do Menino Jesus, dessa forma passaria a ser uma festa Cristã. Declaração do assunto por parte do reverendo Gross, autoridade no assunto antes da Era Cristã, a qual no dia 25 de dezembro, uma festa com o nome de Natalis Solis Invicti (Natalício do Invencível Sol). Fonte: http://www.cyocaminho.com.br/Natal.html
Por que no dia 25 de dezembro também fala de Papai Noel?
O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Myra na Turquia, no século IX. Nasceu no ano de 270, na cidade de Patara, no sul da atual Turquia. Os seus pais eram cristãos devotos. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro. Também conta-se que Nicolau dedicou sua vida à caridade e aos atos de benevolência, muitos deles conhecidos. O mais famoso é o episódio em que ele salvou três irmãs muito pobres, que não podiam se casar porque o pai não tinha como pagar, os seus dotes. Sem o casamento, naquele tempo, as mulheres perderiam sua honra. Nicolau deu a elas uma oportunidade de ter uma vida digna, atirando, de noite, três sacos com ouro suficiente para os dotes de cada uma das moças.
Por que a roupa do Papai Noel é da maneira que nos mostra?
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.
O que quer dizer advento?
Significa vinda ou chegada. Recebem este nome as quatro semanas antes do Natal. Este período litúrgico evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo. Por isso a característica deste tempo, com o qual começa o ano eclesiástico, é a purificação como preparação para receber Aquele que está para vir. O caráter penitencial do advento é acentuado pela cor litúrgica, que é o roxo.
Cada semana ascende uma vela, representando a Luz de Cristo, sendo que cada vela representa uma cor para simbolizar o que Cristo fez com a sua primeira vinda.
Primeira Semana ascenda a Vela Verde, representa ESPERANÇA. Cristo nos mostra a esperança da vida eterna.
Segunda Semana ascende a Vela Branca, representa PAZ. Cristo nos mostra que a paz deve existir entre os homens.
Terceira Semana ascende a Vela Rocha ou outra cor, representa ALEGRIA. Cristo é alegria para nós que creem em Cristo como Filho de Deus e Nosso Salvador.
Quarta Semana ascende a Vela Vermelha, representa AMOR. Cristo é amor para todos nós, pois ele só divulgou amor para a nossa vida.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki 




Nenhum comentário: