quinta-feira, 3 de setembro de 2009

POLEMICA EM UM ANÚNCIO DE PUBLICIDADE BRASILEIRA

ANÁLISE DA POLEMICA A NÍVEL PROFISSIONAL:

Este vídeo vinculado na internet foi realizado por profissionais de marketing que não pensou nos males que poderiam causar na psicologia do ser humano. Para o brasileiro o onze de setembro significou uma tragédia como outras que acontecem no mundo, diferente para os americanos que marcou profundamente. Sendo assim a empresa juntamente com seus profissionais pensaram exclusivamente no impacto que uma propaganda dessa poderia dar para os telespectadores, demonstrando a importância que a natureza representa para o ser humano, mas se esqueceram que a contrapartida desse fato iriam ocorrer problemas que mexeriam na vida de uma população que significa muito para um planeta e principalmente uma guerra que parece que não tem fim o terrorismo. Esse é um mal que afeta o mundo principalmente os Estados Unidos da América.

Portanto, leitor avalie o seu comportamento profissional independente da área que atua, quando for tomar uma decisão ou mesmo realizar um projeto, avalie todos os impactos possíveis que podem ocorrer, verificando as ações benéficas, mas não esquecer das ações críticas que podem ocorrer ao longo da sua tomada de decisão e ação realizada. Profissional das empresas, o planeta está em suas mãos, desde que saiba conduzir adequadamente o seu nível de ética e capacidade.

A propaganda demonstra o incidente de 11 de setembro juntamente com as devidas informações traduzidas neste artigo:

  • Em 2001, uma das tragédias da história da humanidade no World Trade Center matou 2.819 pessoas.
  • Em 2005, o Tsunami matou 280.000 pessoas que corresponde 100 vezes mais mortes.
  • Nosso planeta é brutalmente poderoso.
  • É necessário Respeitá-lo.
  • É necessário Preservá-lo.
  • Ong. WWF. Para um planeta vivo.

A seguir assista o vídeo e lei o que diz os envolvidos nesta situação desagradável que envolveu muitas pessoas que perderam seus entes queridos. Noticia extraída da página eletrônica: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2009/09/03/ult4740u39736.jhtmf.

Professor Dr. Wagner Luiz Marques

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Repúdio da WWF internacional e desculpas da WWF brasileira em relação a propaganda vinculada sobre a Tsunami e o 11 de setembro.

“ANÚNCIO BRASILEIRO QUE COMPARA 11 DE SETEMBRO A TSUNAMI GERA REPÚDIO

Um anúncio produzido pela agência de publicidade brasileira DM9 causou repúdio nos EUA e no Brasil. Composto de vídeo e montagem fotográfica, a campanha para a ONG ambiental WWF mostra aviões caindo no sul da ilha de Manhattan (NY), onde ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center.

A ideia transmitida pela campanha é de que o tsunami que atingiu a Ásia matou cem vezes mais pessoas que o ataque terrorista o que, de acordo com o anúncio, revela como nosso planeta é "brutalmente" poderoso e porque devemos respeitá-lo.

A revolta com anúncio que compara tragédias cresceu na internet. A página internacional da WWF, cujo logo aparece na campanha, condenou veemente o material "ofensivo e de mau gosto".

"É do nosso entendimento que este era um conceito oferecido por uma agência de publicidade estrangeira, no Brasil. O conceito foi sumariamente rejeitado pela WWF e nunca deveria ter sido visto à luz do dia", declarou, em nota oficial.

Já o site da agência DM9DDB informava nesta quarta-feira (2), desta vez com um comunicado conjunto com a WWF Brasil, que "assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação".

Segundo informação publicada no site BlueBus nesta quinta-feira, a DM9 chegou a inscrever o filme no Festival de Cannes.

Leia abaixo a nota de desculpas da agência brasileira na íntegra:

"WWF Brasil e DDB Brasil manifestam conjuntamente seu pesar pelo lamentável incidente envolvendo o anúncio Tsunami veiculado localmente no Brasil.

Este anúncio não expressa o pensamento nem do cliente nem da sua agência de propaganda. Ele foi criado e aprovado no final de 2008, equivocadamente. Fruto somente da inexperiência de alguns profissionais envolvidos em ambas as partes. E não de má fé ou desrespeito ao sofrimento americano.

Assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação deste anúncio, tendo ele sido veiculado apenas uma única vez em um jornal local.
No entanto, inadvertidamente este anúncio foi submetido a uma competição de propaganda internacional. Passando a fazer parte da memória deste festival na internet. De onde foi resgatado nas últimas horas causando todo este mal estar.

WWF Brasil e DDB Brasil reafirmam que tal anúncio jamais deveria ter sido criado, aprovado ou veiculado. Informam que já solicitaram formalmente a eliminação deste anúncio da competição acima. E lamentam o corrido, reiterando pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos.

Nos últimos três anos, temos trabalhado juntos para mobilizar pessoas, esforços e recursos em pro da causa ambiental. Um erro pontual não ofuscará sucessos passados, nem impedirá os futuros.”

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