sábado, 14 de maio de 2011

DIFERENÇA DE EDUCAÇÃO E ENSINAMENTO

Na maioria das vezes questiona-se: educar é a mesma coisa do que ensinar? Caso a resposta seja apresentada seja diferente! Como pode então interpretar educação e ensinamento? Ambos caminham juntos? Nas escolas realiza-se educação ou ensinamento? Ou as duas formas? Nas famílias pratica educação ou ensinamento? Ou as duas formas?



Todos estes questionamentos fazem com que reflita realmente se a educação é diferente do ensinamento. Mas efetivamente a análise fundamental dos dois fatores nos relata que são diferentes e ambos caminham juntos, só que com objetivos distintos para tornar o individuo um ser digno para alcançar a sua qualidade nos atos a qual pratica.



Outro posicionamento em relação às duas situações é que a educação e ensinamento são realizados tanto nas famílias como nas escolas, mas em primeiro lugar a educação deve ser realizada nas famílias, sendo que o objetivo central da célula principal da humanidade deve proporcionar constantemente educação aos que compõe as famílias.



Nas escolas o objetivo é ensinar, proporcionar ao cidadão o ensinamento de saber como praticar dignamente seus conhecimentos na vida pessoal, profissional e social. Depois de que ambos os lugares praticaram seu direcionamento em um segundo plano, também importante ao ser humano é praticar o complemento para a conduta humana.



A partir deste momento realizará a interpretação efetiva do que realmente é educação e ensinamento perante a comunidade humana e social.



Consequentemente a família e as escolas devem desenvolver suas ações de complemento aos objetivos. Às famílias devem ensinar um ao outro a cultura da honestidade, dignidade, respeito, valorização e todos os adjetivos que proporciona o crescimento do cidadão na sociedade. Enquanto que as escolas devem praticar atos cooperativos na educação, proporcionando assistência e amparo aos alunos, o fortalecimento aos vínculos comunitário e familiar; prevenir as vulnerabilidades sociais através das ações socioeducativas e garantir os direitos previstos em lei relativos a educação.



Portanto educar e ensinar são tarefas responsáveis para cada uma de suas áreas, mas ambas devem praticar o valor real da vida humana que é amar e ser amado, respeitar e ser respeitado e lutar por um mundo melhor a qual todos tenham paz, harmonia e respeito entre o outro, pois perante a Deus todos somos irmãos, e assim devemos cumprir cada qual com a suas responsabilidade. Educar é tarefa de todos e ensinar é tarefa de quem realmente deseja aprender e que é regra para todos os cidadãos global do mundo.



Eduque para ser educado e ensina para receber o respeito de seu próximo.



Professor Dr. Wagner Luiz Marques


Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

Nenhum comentário: