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domingo, 15 de julho de 2012

SUSTENTABILIDADE TAMBÉM É MARKETING PESSOAL

Cuidados Pessoais

Crescer e aparecer nas empresas é ter o cuidado de ir modificando seu comportamento e sua forma de agir. Para isso o individuo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar sua imagem, sua competência e utilizar seus contatos. Esta evolução é muito fácil de ser alcançada. Cuide da sua postura, da sua apresentação pessoal e, principalmente, de você mesmo.

Cuidados nas Vestimentas no Ambiente de Trabalho

Você é o seu cartão de visita – O aspecto mais importante para o sucesso profissional e para a vida pessoal é o cuidado com a apresentação pessoal. Devemos ter o cuidado que temos com a nossa aparência (roupa e higiene).

Qualquer que seja sua atividade profissional, a apresentação pessoal é muito importante. Trata do cuidado que a pessoa deve ter consigo mesma, para se tornar uma figura agradável e bem vinda em todos os lugares.

A boa apresentação não deve ser confundida com beleza, peso, altura e outros estereótipos, mas sim as pessoas devem se apresentar capricho, educação e bom senso. Isso não significa que as roupas devem ser novas, o importante é estarem limpas e que vistam um corpo também limpo e saudável.

A roupa revela o tipo de pessoas que somos, merecem cuidados especiais. Devem ser trocadas e lavadas sempre. A roupa chama muito a atenção na sociedade que participamos somente a limpeza não é o suficiente para uma boa apresentação. Precisamos:

• Usar a roupa adequada à cada situação.

• Combinar as cores das peças.

• Combinar os estilos das peças.

• Usar acessórios e enfeites discretos.

• Evitar roupas rasgadas ou sem botões.

• Não usar roupas apertadas demais.

As roupas de trabalho devem ser simples e discretas, evitando roupas curtas, transparentes e que chamem a atenção. É importante que as roupas e calçados estejam de acordo com o clima e temperatura, assim fará com que o profissional realize suas atividades bem.

Andar na moda significa combinar as roupas com seu tipo físico. Evitar odores nas roupas e calçados, contribuir para a aparência utilizando roupa e calçados adequados, garantir sua conservação por um maior período de tempo.

Para informar como vestir adequadamente, busque informações em:

• Revistas.

• Livros.

• Outras pessoas.

• Cursos.

Utilização de roupas adequadas para sentir bem e se vestir adequadamente no horário de serviço:

• Tamanho adequado da roupa.

• Discrição, evitar roupas com decotes ou muita maquiagem, não utilizar acessórios como brincos, boné, roupas de time.

• Asseio, manter roupas limpas e bem passadas.

• Postura e Moda, utilizar sempre roupas acessórios que combinam com o ambiente.

• A aparência é mais uma ferramenta no dia a dia profissional, aprenda a usá-la a seu favor.

A Postura do Corpo

A postura correta é um hábito que previne doenças na coluna. A pessoa com a postura não ereta transmite uma imagem de desânimo, tristeza e cansaço. Ao sentar, procure conservar a postura correta, encostando as costas e os quadris na cadeira ou poltrona. Ao andar, conserve a cabeça erguida e os ombros para trás. Ande sempre em linha reta.

O Sono é fundamental para manter a saúde física e mental. Devemos estar descansados para enfrentar nosso dia de trabalho, o rosto cansado e com olheiras de sono causa má impressão.

A boa apresentação deve ser constante. Muitos pensam que é preciso se arrumar só no dia da entrevista ou no primeiro dia de trabalho. Isto é engano. O bom profissional cuida sempre de sua aparência, porque dela também depende o sucesso de seu trabalho.

Os homens precisam manter a barba feita e os cabelos aparados. Se trabalhar com alimentos não devem ter barba e bigode, é anti-higiênico.

As mulheres ficam mais apresentáveis usando maquilagem leve e discreta, apropriada ao seu tipo de cor e pele.

Não se deve jogar a cabeça para trás ou passar a mão constantemente pelos cabelos, além de ser desagradável aos olhos dos outros, também é anti-higiênico.

As unhas das moças ficam melhores se pintadas com cores transparentes ou claras, com um comprimento adequado à atividade.

Hábitos com Higiene

É um conjunto de bons hábitos de limpeza e asseio que contribuem para a saúde e bem-estar do ser humano. Higiene adequada facilita o relacionamento com outras pessoas. O ambiente torna-se agradável, produz mais, evita-se acidentes, e o local de trabalho conquista resultados significativos na evolução produtiva.

Para identificar saudavelmente a higiene no meio social é quando o individuo preocupar-se com sua higiene pessoal, está se valorizando e, para sermos bem recebidos e causarmos boa impressão, é necessário que cuidemos com a nossa aparência pessoal, devemos estar constantemente com:

• As mãos limpas.

• Os dentes bem cuidados.

• Cabelos limpos.

Nunca se esqueça que ao trabalhar com alimentos, os cabelos devem ser presos ou encobertos por um lenço ou rede para evitar a queda dos mesmos nos alimentos.

Hábitos Saudáveis

Praticando ações básicas: Em nossas casas o lixo deve ser retirado e colocado em sacos plásticos resistentes à umidade e fáceis de transportar. A limpeza dos banheiros é fundamental, pois nele se acumulam bactérias e micróbios nocivos à saúde.

O local de trabalho merece cuidados de limpeza e organização. Cuidado diariamente de nossa mesa, jogue no lixo tudo o que não for usar, evite comer no serviço, procure deixar sempre a mão todos os materiais que irá usar no desenvolvimento das atividades, eliminando perdas de tempo e transmitindo uma impressão de eficiência.

A sociedade valoriza muito o aspecto das pessoas. A má aparência no dia a dia pode provocar efeitos nocivos, principalmente em horas críticas, como no momento da entrevista de emprego ou na reunião, frente às chefias da empresa.

A aparência é mais uma ferramenta do profissional. Aprenda a usá-la a seu favor. Para sermos bem recebidos em qualquer local e causarmos boa impressão, é necessário que tomemos muitos cuidados com a nossa aparência pessoal.

Transforme o nome em uma marca que represente credibilidade, criatividade e outras tantas qualidades que sejam requeridas no ramo de atividade. A imagem do ser humano que forma sua própria característica.

Seja o próprio cartão de visita, não deixe para a empresa a função de divulgar a sua marca. Distribua-o juntamente com o cartão da sua empresa. O cartão da sua empresa pode “perder a validade”, os seus cartões, não!

Invista na sua imagem, relacione-se bem com todos. Faça sua imagem ser bem lembrada. Com pequenas e simples ações você aumenta em muito a sua rede de contatos e com isso melhorar sempre a sua socialização e relacionamentos.

Em termos profissionais é muito importante ter uma rede de relacionamentos, uma forma de se manter conectado as pessoas. Devemos perceber que a nossa marca, ou seja, o nosso nome vale mais do que qualquer emprego. Deve estar presente na mente das pessoas, independentemente da empresa em que se trabalhe.

O profissional deve se ver como um empreendedor, prestador de serviços para a empresa em que trabalha e não um simples colaborador. A boa carreira está pautada na qualidade dos relacionamentos que se constrói.

As ações que torna a empresa comprometida com a prestação de serviço de seu colaborador:

• Adequação da vocação com aquilo que você faz.

• Estar sempre buscando atualização para suas competências.

• Demonstrar vontade na busca do seu preparo técnico.

• Capacidade de liderar pessoas e trabalhar em equipe.

• Demonstrar habilidade para relacionamentos.

• Habilidade de comunicação oral e escrita.

• Habilidade para propor e vender idéias.

• Saber utilizar os recursos tecnológicos da empresa com responsabilidade

• Idoneidade moral.

• Ética e conduta moral.

• Respeito às pessoas e aos valores da empresa.

Comprometimento com a Empresa

O mercado não absorve profissional apenas por serem eficientes, bons trabalhadores, possuírem capital acadêmico ou experiência prática, isso seja imprescindível para posicionar-se bem no mercado de trabalho.

O mercado quer profissionais que demonstrem ser capazes de satisfazer as expectativas pessoais que cada cliente ou consumidor possua a respeito dos serviços que presta. O profissional deve demonstrar sempre:

• Comprometimento pessoal, iniciativa, persistência e motivação em tudo que se faz. Cuidar da saúde, do equilíbrio, do desgaste exagerado, cuidar do corpo.

• Ser pontual com seus compromissos e atender constantemente com qualidade e presteza. Auxilie e preste ajuda.

• Evite dizer palavras negativas ou julgar as pessoas.

• Ser sempre comprometido com a empresa em que trabalha.

Ações negativas importantes a qual o profissional não pode esquecer jamais:

• Roupa espalhafatosa, ou mesmo casual demais, pode comunicar a idéia de que o sujeito é desleixado, desorganizado, inconsequente ou rebelde.

• Acessório inadequado pode transmitir a idéia que o sujeito está na profissão errada.

• O modismo não pode ser usado por todo mundo.

• Bigode ou cabelo mirabolante pode dar a idéia de que o indivíduo perde tempo demais cuidando da aparência e preocupando-se com picuinhas.

• As roupas de trabalho devem ser simples e discretas.

É preciso ter cuidado para com a imagem e buscar eliminar dela qualquer item que possa trazer impacto desfavorável.

A imagem é formada por:

• Aparência;

• Comportamentos;

• Comunicações;

• Resultados apresentados;

• Outros aspectos.

Um ponto importante para analisarmos como estamos sendo vistos na vida profissional é fazermos um questionamento:

• O que eu fiz para aumentar a minha empregabilidade neste período?

É uma questão simples de ser observada, mas poucas pessoas conseguem responder, pois na realidade não fez nada, e, muitos são covardes em si auto-avaliar.

Avaliar matematicamente os resultados de como estamos crescendo profissionalmente, é identificar quantos pontos estamos praticando periodicamente, para isso necessitamos de atualizações da aprendizagem no período.

Os principais conhecimentos adquiridos neste período são:

• Participação em projetos importantes.

• Promoções recebidas.

• Relacionamento interpessoal.

• Rede de contatos.

• Comunicação.

• Nível de informação.

• Saúde (controlar a saúde constantemente).

• Finanças (planejar financeiramente os ganhos mensalmente).

Dicas para manter a mente ocupada:

• Leia livros, revistas ou jornal de boa qualidade e informações.

• Converse com pessoas interessantes.

• Saiba e acredite que trabalhar é compensador.

• Exercite diariamente.

• Participe de grupos de trabalhos comunitários.

Comportamentos Inadequados:

• Não abra documentos da empresa.

• Não conte aos colegas o que você viu, ouviu ou leu.

• Não utilize o telefone a toa.

• Não perambule pelas instalações da empresa.

• Aproveite o tempo ocioso para aprender outras atividades.

• Procure deixar as brincadeiras e comentários para a hora de folga.

• Não crie clima de fofocas, reclamações, etc.

• Não mexa em equipamentos desconhecidos.

• Não se ausente do seu local de trabalho sem autorização.

• Não leve para o trabalho rádio, revistas, alimentos e outros.

• Zele pelas coisas da empresa como se fossem suas coisas.

APRESENTAÇÃO PESSOAL

A importância do sucesso pessoal e profissional é saber conduzir bem o marketing pessoal

Para fazer acontecer a apresentação pessoal necessita:

• Construir uma auto-imagem positiva e otimista.

• Zelar pela sua comunicação e apresentação pessoal.

• Tenha iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz.

• Sempre lembrar que todos são importantes, do faxineiro ao presidente.

• Atender bem as pessoas.

• Manter a disciplina verbal de maneira cuidadosa saiba controlar a língua.

• Cuidado de ser uma pessoa que sempre esteja de mau humor ou torcendo para tudo dar errado.

Em um mercado competitivo os profissionais devem cuidar da sua imagem, na sua maioria das vezes vale mais que um bom currículo. O cuidado com a apresentação pessoal conta muitos pontos para a formação da opinião das pessoas sobre o profissional.

As empresas têm de se preocupar com a embalagem do produto ou a estrutura física de suas lojas, o profissional que quiser passar uma boa impressão tem que ficar atento à sua “embalagem” pessoal, sua postura, linguagem, voz e vestuário, ou seja, como ele se mostra para o mundo.

É importante adequar sua vestimenta ao estilo da empresa. Exemplo disso pode ser citado é que em uma empresa no ramo da moda o setor de criação os funcionários que atua nesse ambiente trabalham com roupas muitas vezes na forma de tendência do estilo e não há critica a esse respeito. Diferentemente no setor administrativo os funcionários devem usar roupa mais formal que esteja de acordo com os padrões do ambiente. O profissional deve ficar atento ao seu vestuário no ambiente de trabalho, afinal, ele está representando sua empresa.

No ambiente de trabalho, quem deve chamar a atenção é o funcionário e não a roupa, usar roupas sem extravagâncias de qualquer ordem, cabelos com um bom corte e maquiagem básica, tenha bom senso ao se vestir. A aparência adequada é importante para se vender. É a primeira impressão que fica. Em uma entrevista de emprego, o candidato tem pouco tempo para demonstrar suas aptidões e habilidades, e o processo de julgamento pela aparência é inconsciente, podendo gerar uma reação positiva ou negativa, contribuindo ou prejudicando na conquista da vaga.

Sempre a maneira que nos trajamos não é o único fator determinante da imagem que apresentamos, mas pode afetar significativamente nossas relações com o mercado.

O sujeito deve sempre seguir a competência de suas ações, tendo iniciativa, dinamismo, facilidade de lidar com pessoas, com números ou de se comunicar, persistência, empatia, energia, bom humor, coragem, raciocínio rápido e criatividade.

Cuidados para conseguir a boa apresentação pessoal:

• O primeiro encontro: O semblante sempre alegre, roupas adequadas, sapatos limpos e higiene pessoal.

• Naturalidade: Seja natural, não apresente personalidade artificial, demonstra claramente sua ação. Calma, Relaxamento e Auto-Confiança

• Não antecipe o mau-humor: Evite os vícios de abotoar e desabotoar sua blusa, coçar-se a todo instante, colocar o dedo no nariz.

• Gestos e postura: evite mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, ficar rígido, sustentar todo o corpo sobre uma das pernas, andar apressadamente de um lado para o outro.

• Evite exibir o último modelo ousado que comprou o que pode acabar causando uma impressão distorcida do profissional.

• O vocabulário e o seu interlocutor: Fale sobre aquilo que você conheça. Não use palavras que você não conheça o seu real significado.

• Ações valiosas para a boa apresentação: O respeito, a cortesia, o comprometimento e a disposição para ajudar são elementos valiosíssimos no relacionamento humano e na formação da imagem do profissional.

MARKETING PESSOAL

O Marketing Pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na vida pessoal.

Marketing Pessoal é a ferramenta mais eficiente para fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a seu favor no ambiente profissional. Além desses detalhes, o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte deste contexto pessoal.

O marketing pessoal precisa ser feito na base da verdade, ética e valores do ambiente onde você quer atuar. Não adianta criar um personagem, visando conseguir um emprego, pois pode acontecer de descobrirem que você não tem a capacidade que demonstrou, e com certeza irá perder o emprego e qualquer possibilidade de indicação posterior. Tome cuidado com suas ações.

Devemos estar sempre atento que, marketing pessoal não é propaganda enganosa, mas sim a expressão do que o indivíduo verdadeiramente é.

Para conseguir analisar e interpretar bem o marketing pessoal faça perguntas a amigos, familiares e colegas de trabalho. O que eles realmente vêem em você, como ponto positivo e negativo, avalie o que deve se manter ou mudado para melhor.

Faça um planejamento de sua vida colocando as necessidades no papel, qualificando metas a curto, médio e longo prazo, em todos os planos de sua vida. Mantenha sua rede de contatos sempre atualizada. Invista em cursos de atualização profissional, participe de eventos nos campos de seu interesse e se informe sobre diferentes assuntos.

O bom profissional é aquele que:

• Não enrola, faz seu trabalho, sem esperar que outro faça. Além disso, diz quando não sabe realizar uma tarefa e mostra entusiasmo em aprender.

• Assume a responsabilidade por seus erros, e não faz fofoca no ambiente de trabalho.

• Não aceita fazer ou ajudar a fazer coisas que vão contra seus princípios e que possam prejudicar a empresa ou outras pessoas.

• Não esconde informações importantes de seus colegas, chefes e subordinados para ter vantagem e os trata com respeito.

O que mais desclassifica o profissional é:

• Pouca preparação para entrevista e ecolaridade baixa.

• Preparação inadequada para o tipo de trabalho.

• Pouca experiência requerida, talento ou educação e demanda de salário fora da realidade.

• Nenhum potencial para liderança, falta de objetivos e baixa motivação, entusiasmo ou iniciativa.

EMPREGABILIDADE

A empregabilidade é um ato de buscar emprego a qual o cidadão comunga ao objetivo de realizar com qualidade todas as suas ações de conhecimento e ao mesmo tempo apto a aprender, atualizar e lutar por novos desafios. Portanto empregabilidade é:

• Ser competente não é somente saber executar bem uma ou mais tarefas. É também estar informado sobre o que está acontecendo no mundo e conhecer as novidades na sua área profissional e em áreas correlatas.

• É preciso somar cada vez mais habilidades e conhecimentos e estar sintonizado com as exigências crescentes do mercado, num processo contínuo de auto desenvolvimento.

• Respeito, você conquista não apenas com competência, mas com honestidade no trato com as pessoas, com comportamento ético.

• Nenhum empregador quer saber de pessoas envolvidas em casos nebulosos.

• O empregável é aquele sujeito que se preocupa em acumular e manter atualizadas suas competências, o conhecimento e a rede de relacionamentos.

• Ser idôneo é ter consideração pelos outros e não prometer algo que não pode cumprir, transmitindo uma falsa imagem sobre si mesma.Significa ainda não fazer jogo duplo com as pessoas.

• Quem faz o que gosta vive em harmonia consigo mesmo, trata bem as pessoas à sua volta.

• Criar laços de amizade na vida pessoal e profissional, com isso ajuda a aumentar possibilidades inovadoras de trabalho.

• Uma boa rede de contatos permite seu acesso a informações, dá chances de captar oportunidades de negócios e de estar ao lado das principais inovações técnicas e tecnológicas.

Para aumentar o grau de empregabilidade as pessoas necessitam:

• Motivação para o trabalho.

• Administrar bem o seu tempo.

• Cultivar o hábito da informação.

• Saber manusear o computador e os programas básicos que já estão instalados.

• Possuir Boa fluência e redação em português.

• Buscar conhecimento de outro idioma.

• Iniciativa em buscar cursos de treinamento e aperfeiçoamento.

• Revisar atitudes e comportamentos profissionais e pessoais.

• Ser honesto em todas as ações.

• Manter confidenciais as informações sob sua responsabilidade.

• Cumprir compromissos.

• Melhorar sua qualidade de vida, não fumar, não beber, dormindo o suficiente para repor as energias.

• Equilibrar a vida pessoal e profissional.

• Estabelecer contato com pessoas de diferentes áreas de atuação.

• Não envolver-se com colegas de trabalho.

• Saber reconhecer e agradecer ao receber ajuda.

Empregabilidade é a capacidade de adequação do profissional às necessidades e a dinâmica dos novos mercados de trabalho e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações. Conhecendo as:

• Novas tecnologias

• Globalização da produção

• Abertura das economias

• Internacionalização do capital

O bom profissional deve aplicar sinergia nos negócios da empresa. Sinergia significa trabalho em conjunto. As organizações querem ver seus funcionários se preparando constantemente para o trabalho que tem que ser feito.

Adequação da vocação à profissão deve conter:

• Competências e preparo técnico.

• Habilidades para conduzir e liderar.

• Saúde física e mental.

• Aparência e Apresentação.

• Idoneidade (ética, correção e respeito).

• Habilidades comerciais (marketing e vendas).

• Reserva financeira e fontes alternativas de renda e,

• Networking (rede de relacionamentos pessoais e profissionais).

POSTURA PROFISSIONAL

O profissional deve manter sua postura equilibrada e digna para enfrentar todos os obstáculos, assim possibilitará alcançar os seus objetivos, para ocorrer isso necessita:

• Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças.

• Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia.

• Manter-se motivado e usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial.

• Ser absolutamente pontual e preocupar-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância.

• Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente. Ela pode abrir ou fechar portas.

• Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar.

• Use bem a forma de comunicação, as atitudes, a forma como falamos e tratamos as pessoas, nosso poder de persuasão pode sobrepor a todas as nossas posturas.

• Quando a pessoa desconhecer certo costume ou regra, é melhor que pergunte, mostrando transparência e honestidade do que fingir que sabe e ainda correr o risco de se dar mal.

• Quando acontecer alguma coisa que não estava prevista, o máximo que você pode fazer é pedir desculpas.

• Ser sincero e fazer o possível para remediar o erro é a atitude mais correta.

ADEQUAÇÃO COMPORTAMENTAL

Podemos manter nossa saúde mental através de idéias alegres e de bons pensamentos. O que sentimos é refletido para os outros, mesmo que não queiramos. Se não estamos bem, os outros perceberão em nossa fisionomia que estará demonstrando sofrimento, negatividade, pessimismo e outros.

Devemos acreditar que somos capazes de resolver nossos próprios problemas, por piores que eles possam parecer, independente disso, devemos deixar os problemas pessoais em casa e não levá-los para o trabalho, pois eles farão cair nosso rendimento, colocando dessa maneira nosso emprego em risco.

Ocupar a mente com ações positivas:

• Ler bons livros e revistas.

• Conversar com pessoas interessantes.

• Saber e acreditar que trabalhar é compensador.

• Praticar esportes ou participar de jogos.

• Participar de grupos de trabalhos comunitários.

Tenha iniciativa se possível auxilie os colegas de trabalho em suas tarefas, não se limite em cumprir somente com o seu trabalho, se tiver dúvidas, peça ajuda, o trabalho em equipe diminui as chances de erro.

Relacionamento Interpessoal seja sempre cordial, solidário e companheiro com a chefia, com seus colegas de trabalho e com a clientela em geral.

Tenha disciplina é de extrema importância sua pontualidade (cumprir horários), sua assiduidade (não faltar a seu trabalho), sempre que necessário faltar ou atrasar justifique.

Seja responsável guarde e zele por todos os bens da empresa, evitando perdas, danos e roubos por desleixo e negligência. Nunca leve nenhum material da empresa para casa, se for necessário fazê-lo, peça autorização ao responsável.

Se usar uniforme, procure estar com ele sempre limpo e em ordem, não deixe de usá-lo.

Tenha organização em todas as tarefas executadas por você exigem atenção concentrada, não importa se você está trabalhando com pessoas ou com papéis. Com atenção é possível realizar um trabalho em menos tempo e de forma correta.

Tenha controle próprio, controle suas emoções, mas não as anule.

Comportamentos inadequados afetam o comportamento adequado do cidadão, portanto evite ações que possa prejudicar e denegrir sua imagem para sempre:

• Não abra documentos sigilosos da empresa

• Respeite o sigilo da empresa.

• Nunca conte aos colegas o que você viu, ouviu ou leu. Essas informações são da empresa e não devem de forma nenhuma serem repassadas a outros, mesmo que você tenha descoberto quanto ganha fulano de tal. O descumprimento dessa regra pode fazer com que você seja demitido, e conforme a situação, por justa causa.

• Não utilize o telefone para assuntos particulares, somente se necessário.

• Não perambule pelas instalações da empresa, ocupe-se com a sua função.

• Não durma em serviço, aproveite o tempo ocioso para aprender outras atividades.

• Não mexa em equipamentos desconhecidos, evitando acidentes.

• Não se ausente do seu local de trabalho sem autorização.

• Não leve nenhum objeto da empresa para casa.

• Procure deixar as brincadeiras e comentários para a hora do lanche, não crie clima de fofocas, reclamações.

• Não leve para o trabalho rádio, revistas, alimentos e outros.

ETIQUETA PROFISSIONAL

A etiqueta profissional não são regras semelhantes a utilizada em restaurantes ou festas sociais, mas assemelham-se.

Beber além da conta, vibrar com o toque do seu time de coração no celular, usar uma roupa exagerada em serviço. Tudo isso pode comprometer sua imagem no ambiente de trabalho. Mas realmente a etiqueta profissional é o bom senso.

Uma pessoa bem educada vai se relacionar melhor com as outras do que quem não tem a mesma educação. As pessoas têm de ser educadas, gentis, ter bom relacionamento, interagir sempre.

Mas cuidar com o uso de: Expressões íntimas ao falar com clientes - "querida", "meu anjo", "amigo","meu bem" – e ter intimidade com o chefe para obter benefícios futuros. Da mesma forma a roupa que você usa pode denunciar seu comportamento ou passar uma imagem que não se encaixa no âmbito profissional.

Muito cuidado quando estiver em locais que requer silêncio e seja público, o uso de telefones celulares está acarretando ações desagradáveis e muitas vezes decisórias na vida das pessoas. Exemplo disso se alguém atender o celular durante a entrevista de emprego, com certeza não será contratado.

Atender ao celular durante o expediente é uma prática tão comum que muitas pessoas sequer notam que podem estar sendo inconvenientes. Quanto mais tecnologia o celular tiver, mais indelicadezas podem ocorrer, como por exemplo, o cochicho eletrônico, isto é, quando uma pessoa está expondo suas idéias, as outras estão mandando mensagens ou e-mails falando mal dela. São ações inaceitáveis do uso eletrônico.

• Falar em voz alta em público.

• Abusar da câmera do telefone.

• Utilizar o viva-voz em público.

• Utilizar toque deselegante no celular.

São ações que denigre a imagem das pessoas e principalmente dos profissionais em horário de serviço. O correto é:

• Atender ao telefone celular sobre assunto pessoal em serviço somente se necessário for.

• Utilizar a voz de maneira que não atrapalhe o colega ou vizinho ao lado.

• Utilizar o telefone o mais breve possível.

• Em horário de reunião ou palestra é recomendado que desligue o celular, caso a pessoa estiver esperando uma ligação urgente, é de bom tom avisar quem preside a reunião de que ela terá de atender a esse telefonema.

• Não deixe as pessoas esperando, caso esteja atendendo um telefonema seja breve.

• Evite atender telefone em elevador ninguém tem obrigação de escutar a sua conversa, o que fatalmente acontece em espaços muito pequenos.

Portanto o marketing pessoal são ações que beneficia os passos corretos na vida de cada cidadão em seu dia a dia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARQUES, Wagner Luiz. DIÁRIO DE UM EMPREENDEDOR - A REAL INFORMAÇÃO PARA OS GESTORES DE SUCESSO. Gráfica Vera Cruz. Cianorte – Paraná e http://books.google.com.br. .

MARQUES, Wagner Luiz. CONTABILIDADE GERENCIAL A NECESSIDADE DAS EMPRESAS. Gráfica e Editora Bacon Ltda. Cianorte. 2004.



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CREPALDI, Silvio Crepaldi, Contabilidade Gerencial, Ed. Atlas, São Paulo, 1999.

CRC-SP e IBRACON - Curso de Contabilidade Gerencial, São Paulo, Atlas, 1993.

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FIGUEIREDO, Sandra e Caggiano, Paulo Cesar - Controladoria (teoria e pratica) - São Paulo, Atlas, 1992.

FIPECAPI, Manual de Contabilidade das S/A. São Paulo: Atlás.

FIPECAF, Manual de Contabilidade das Sociedades por Açoes, aplicavel também as demais sociedades, 3ª edição, São Paulo Atlas, 1991

FRANCO, Hilario. Contabilidade Comercial. Ed. Atlas

FRANCO, Hilario - Contabilidade Geral.

HORNGREN, Charles T. Introdução à contabilidade gerencial.

LUIZ, Sinclayr. Organização e Técnica Comercial. São Paulo: Editora Saraiva, 1994.

MAGALHÃES, Antonio de Deus F. et all. Sistemas Contábeis, São Paulo, Editora Atlas, 2000.

MUSSOLINI,Orru - Contabilidade Geral: Fundamentos. SãoPaulo: Scipione, 1990.

PIZZOLATO, Nélio D., Introdução à contabilidade Gerencial, Edit. Makron Books, São Paulo, 1999.

RIBEIRO, Osni Moura - Contabilidade Básica.

RIBEIRO, Osni Ribeiro. Contabilidade Comercial Fácil. Ed.Saraiva

SÁ, A. Lopes. Plano de Contas. São Paulo: Ed. atlás. 6ª Ed. 1989.

SLACK, Nigel, et all. Administração da Produção. Editora Atlas, São Paulo, 1999.

STANDERSKI, Wlademiro. Contabilidade Aplicada à Empresa.São Paulo: pioneira.

Treinamento Programado da IOB. Curitiba.

WALTER, M. Augusto. Normas Contábeis. Atlás.



Professor Dr. Wagner Luiz Marques e Família para todos os leitores de meus artigos. Obrigado.



Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.





PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; QUALIDADE; VONTADE; ENTUSIASMO; FORÇA; EXCELÊNCIA; PROFESSOR; MERCOSUL; REVALIDAÇÃO; DOUTORADO; MESTRADO.



http://wagnercne1.blogspot.com.br/2012/07/sustentabilidade-tambem-e-marketing.html



Um comentário:

Mariana disse...

Um como profissional, sempre tem que fazer marketing pessoal de todas as formas possíveis.
Hoje em dia, com a tecnologia, é muito fácil e qualquer pode ser o seu próprio consultor pessoal. Igualmente, eu contrataria a alguém porque sabem sobre qualquer assunto.