sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PARABENIZAÇÃO PARA O DIA DO CONTADOR

PARABENIZAÇÃO PARA O DIA DO CONTADOR

Professor Wagner Luiz Marques parabeniza a todos os contadores e classes profissionais ligadas a essa função de responsabilidade e digna para a sociedade.

Essa profissão comemora-se em duas datas especificas, há primeira dia 25 de abril quando dedica a todos os contabilistas, (técnicos em contabilidade, contadores, gestores das áreas a fins) e, dia 22 de setembro o dia do contador, profissão essa que identifica muito ao sonhos dos jovens, pois o contador é também um MÉDICO, médico esse das pessoas jurídicas, a qual realiza todos exames, diagnostica problemas, avalia e faz com que uma empresa sobreviva por muito tempo, e se esse profissional não souber diagnosticar corretamente arruína a empresa, levando muitas pessoas físicas em dificuldades pessoal, moral, intelectual e financeira, levando a problemas sociais, pessoais e econômicos para uma coletividade.

A área contábil tem sido ao longo dos anos uma das mais atraentes em termos de possibilidades no mercado de trabalho. Devido a exigência do mercado há a necessidade de competitividade, com isso abre um espaço para termos contadores gerenciais, com à medida que as empresas buscam qualidade, custo competitivo e preço de mercado atraente, torna-se necessário possuir pessoas capacitados a executar funções que absorvam este conhecimento.

Área de atuação do bacharel em ciências contábeis, não se restringe em uma ou duas especialidades, mas sim em dezenas de especialidades, conforme identifica:

  • Analista financeiro;
  • Contador Geral;
  • Funções administrativas;
  • Auditor Interno;
  • Auditor Externo;
  • Auditor Independente;
  • Contador de Custos;
  • Contador Gerencial;
  • Contador Público;
  • Consultor;
  • Empresário Contábil;
  • Perito Contábil;
  • Investigador de Fraudes;
  • Professor;
  • Pesquisador;
  • Escritor;
  • Palestrante;
  • Conferencista;
  • Agente fiscal de Renda;
  • Controlador de Arrecadação;
  • Tribunal de Contas.
  • E muitas outras ações que o contador pode desempenhar no seu vasto mercado profissional.

O mercado de trabalho para a área contábil é vasta, só basta ser competente, responsável e fiel a o que pretende fazer. Ao longo dos anos uma das mais atraentes profissões em termos de possibilidade para o mercado de trabalho.
A importância dessa magnífica profissão esta na formação através do curso de Ciências Contábeis, criado oficialmente em 1945, obtendo reconhecimento em 22 de setembro de 1945, através do Decreto 7988. Visa à formação do profissional capaz de promover a investigação e, ao mesmo tempo, capacitá-lo a atender às necessidades da iniciativa pública e privada ligadas à ciência contábil. Seu currículo mínimo obedece ao parecer Nº 397/62 do CFE. Aos graduados confere-se o título de bacharel em Ciências Contábeis, depois de formado para exercer a função de contador, o bacharel deve realizar o concurso de suficiência, executado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), para os aprovados com a nota mínima estabelecida, o mesmo possa exercer a função de contador.

As atividades executadas no curso de ciências contábeis na maioria das instituições universitárias são:

·        AULA MAGNA.
·        SEMINÁRIO DE ESTUDOS EMPRESARIAL.
·        GRUPO DE ESTUDOS.
·        CENTRO INTEGRADO DE APOIO AS EMPRESAS.
·        LABORATÓRIO DE CUSTOS, AUDITORIA E PERÍCIA.
·        LABORATÓRIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL.
·        SEMANA DE ESTUDOS CONTÁBEIS.
·        CONTABILIDADE SOLIDÁRIA - CAMPANHA SOCIAL.
·        VISITA EM EMPRESAS MODELO.
·        ESTUDOS DE CASOS CONTÁBEIS REAIS.
·        ORIENTAÇÃO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA.
·        PROJETOS DE ENSINO EXTENSÃO E PESQUISA.

A duração do curso são quatro anos ou oito semestres. Depende da instituição de ensino universitário.

O "Celeste Patrono dos Contabilistas" é o apóstolo Mateus, filho de Alfeu, e também conhecido por Levi, era de origem judaica. Exerceu na juventude o cargo de publicano, ou seja, o de cobrador de impostos, na cidade de Carfarnaum, estando-lhe atribuído o pelouro alfandegário. Dentro de suas atribuições idênticas ás dos publicanos da velha Roma - estava a elaboração das escritas e formulação dos principais documentos de receita. Atraído pela palavra de Cristo, Mateus deixou o telônio e dedicou-se à evangelização, deixando uma grande obra como escritor evangelista.

Proclamado Patrono dos Contabilistas em 06 de agosto de 1953, por iniciativa dos Colégios de Contabilistas italianos. São Mateus é venerado pela igreja, como mártir, em 21 de setembro, dia que os contabilistas devem consagrar ao santo Padroeiro.

Matheus foi um apóstolo chamado Levi ou Matheus de Levite. Ele provavelmente nasceu na Galilea e trabalhou como coletor de impostos em Capharnaum quando Cristo o chamou para segui-lo.

Matheus é o autor do primeiro evangelho escrito entre os anos 60 e 90. Escrito provavelmente em Hebraico ou em Aramaico na sua forma original. Alguns escolares acham que provavelmente Matheus estava na Antiópia, Síria quando escreveu o Evangelho. Ele pregava em Jerusalém e depois foi para a Etiópia. Matheus no seu Evangelho provê um retrato extremamente bem feito de Cristo, inclusive sua genealogia, ministério, paixão, e ressurreição. Todo o seu evangelho é destinado a provar o verdadeiro reconhecimento de que Cristo era o Messias. Matheus é representado na arte litúrgica por um anjo segurando uma lança,  uma moeda e uma pena. Sua festa é celebrada no dia 21 de setembro. Ele é o padroeiro dos contadores, oficiais alfandegários, fiscais financeiros, conselheiros fiscais, operadores em bolsa de valores, economistas, Salermo-Itália, guardas de segurança de valores, coletores de impostos e cobradores de impostos.

A comemoração do dia do contabilista e do contador se dá em duas datas devido aos fatos que:

O Conselho Federal de Contabilidade e os sindicatos dos contabilistas (sendo “contabilista” profissão declarada como inexistente pelo STJ no Resp nº112.190/RS, pois não existe o diploma de “contabilista”) defendem que o Dia do Contabilista foi instituído em 1926 pelo Senador João Lyra Tavares, o qual, no dia 25 de abril, no Hotel Terminus, em São Paulo, como forma de agradecimento às homenagens que lhe prestavam os profissionais da Contabilidade, teria, em dado momento de seu discurso, afirmado: “Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o Dia dos Contabilistas Brasileiros.” Portanto nesta data comemora o dia do contabilista ou o dia da contabilidade.
 Conforme já mencionado anteriormente em 22/09/1945, foi criado o Curso de Ciências Contábeis, curso universitário cujos profissionais são intitulados “contadores”, aos quais os antigos perito-contadores foram equiparados; e, em 28/04/1958, através da Lei 3.384, os guarda-livros passaram a ser chamados de “técnicos em Contabilidade”. Portanto nesta data foi instituído o dia do contador como profissão.

Não importa o dia que se comemora a contabilidade a profissão contador, o que devemos ser realmente um bom médico, administrando muito bem a profissão cuidando, diagnosticando e receitando bem as ações dignas para as pessoas jurídicas existente na economia de nosso Brasil.

Professor Dr. Wagner Luiz Marques e Família para todos os leitores de meus artigos. Obrigado.
Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; QUALIDADE; VONTADE; ENTUSIASMO; FORÇA; EXCELÊNCIA; PROFESSOR; MERCOSUL; REVALIDAÇÃO; DOUTORADO; MESTRADO.


Nenhum comentário: