quarta-feira, 23 de setembro de 2009

RIQUEZA FINANCEIRA ATRAVÉS DA ÉTICA

O que será ética nos dias de hoje? Se falarmos em ética através de seu ensinamento cientifico, falaríamos do respeito que deveríamos ter perante o nosso próximo.

  • Não corromper e nem ser corrompido, não furtar e também não ser furtado;
  • Ser justo nas ações que for tomar;
  • Agir com honestidade todos os atos que agir;
  • Fazer com amor todas as ações ao próximo;
  • Ser prudente para não se prejudicar como também não prejudicar o seu semelhante;
  • Ter liberdade de agir, expressar, mas também proporcionar liberdade a todas as pessoas que se relacionar;
  • Agir e desenvolver com responsabilidade todas as ações que lhe destinar a resolver;
  • Ser sincero e respeitar a todos de igual valor.

Mas a resposta da pergunta formulada anteriormente infelizmente não pode ser respondida conforme relata realmente o comportamento de uma pessoa ética, principalmente no mundo político, educacional e empresarial, ou seja, praticamente em todos os campos, pois ética ninguém age nos dias de hoje, analisando esta afirmação poderíamos relatar milhares de exemplos. Somente dois exemplos demonstram a falta de ética de cada cidadão que pertence ao planeta terra. Sendo eles:

· Quem você discorda que um dia recebeu troco errado e se omitiu em relatar o erro do seu próximo?

· Quem você discorda que não possui pelo menos um equipamento ou mesmo um material contrabandeado de paises beneficente de redução de impostos?

Estes dois exemplos demonstram claramente que cada um de nós somos antiético com nós mesmos, somente alguns extrapolam com essas atitudes, podemos nomeá-los como:

· Políticos eleito por nós e que agem de forma insolente e nós não somos capazes de desmascarar ou mesmo de puni-los na hora de nosso voto.

· Dos empresários sonegadores que se vendem por míseros valores para corromper os cofres governamentais, mas se sentem vangloriados, pois descarregam a culpa aos políticos corruptos que são na sua totalidade, pois o que não for é arrancado do poder.

Quando os estudiosos falaram que a ética não seria simplesmente um modismo como foi a reengenharia, a qualidade total e muitos outros atos administrativos que não emplacaram, mas podemos dizer que a pedagogia ética nasceu morta, nem respirou por alguns minutos, principalmente no Brasil, com uma população corrupta, administrada por pessoas ainda mais corruptas.

Como podemos falar que a ética dissemina AMOR? Se não somos capazes de amar a nós mesmo, destruindo o meio ambiente, destruindo a fauna e a flora e cada um de nós não somos capazes de fazer nada contra estas barbaridades?

Fala que a ética pode ser o caminho para o desenvolvimento social, respeitar a integridade, dignidade e os atos do próximo, mas que respeito é esse? Brinca-se com a saúde da população! Escondendo a realidade para que não haja cobranças de valores e atos de responsabilidade perante os governantes, e ainda prega responsabilidade social em nosso meio?

È difícil dizer que no estudo cientifico da ética se difunde a dimensão legal, a dimensão ética, a dimensão econômica e a dimensão filantrópica, ou seja, na dimensão legal deve contemplar o cumprimento das leis. A dimensão ética meditar o comportamento humano, o cumprimento das leis, o bem estar da sociedade. A dimensão econômica refere-se ao modo que os bens são distribuídos na sociedade de forma igualitária e sem prejuízo a qualquer ser que participa da sociedade. E por fim a dimensão filantrópica contribuir para o bem estar de todos os envolvidos na comunidade social.

Muito bom falarmos que esta teoria cientifica onde envolve ética e responsabilidade social, mas na prática é difícil de ser atingido, porque cumprir leis só para alguns, bem estar social só para uma minoria de pessoas, distribuição de renda igualitária no Brasil e em todo universo não existe, e por fim filantropia só para interesses próprios, para conseguir se beneficiar com recursos públicos no enriquecimento ilícito utilizado nas custas de uma sociedade em geral sem cultura.

E falamos de ética? Filosofia? Religião? Sociedade? É complexo! Mas prosseguiremos no estudo para mostrar que só depende de nós colocarmos em prática este ato que é o amor ao próximo, realizando como Deus nos ensinou, a ética e qualquer outro fator cientifico passa a ser presente no meio de nós.

Quando se fala em ética na sua maioria das vezes restringimos os pensamentos únicos no bem estar geral das pessoas, mas a ética estende-se nas culturas organizacionais onde os líderes devem ser capazes de administrar as suas ações com prestezas e imparcialidades, ou seja, um gestor deve ser coerente e analisar todas as situações que envolve um caso, pesquisar, descobrir realmente o que aconteceu para depois analisar os fatos e ai identificar as ações a serem tomadas como: chamar a atenção de um subordinado ou outro, ou então chamar a atenção dos dois ou de nenhum, isso também identifica como ética por parte da liderança empresarial. Será que os líderes na sua maioria sabem agir eticamente suas ações como gestores?

Para que a empresa consiga montar um quadro de colaboradores éticos e coerentes nas suas ações, orienta-se que monte um programa de implantação e constante implementação na ética organizacional. Os resultados serão satisfatórios depois que envolvermos o máximo de pessoas no projeto de implantação e implementação sobre ética no relacionamento e convivência organizacional; ser coerentes nas ações de ética perante o seu companheiro de serviço e evitar a moralidade perante o seu próximo, todos devem agir conforme suas virtudes e defeitos.

Segundo filósofos e estudiosos das ações sobre éticas dizem que é importante para uma organização implantar o sistema ético entre os colaboradores para que atinja:

  • A qualidade no atendimento, um fato exigido pela sociedade e combate contra a concorrência organizacional;
  • Sobrevivência no mercado econômico empresarial;
  • Credibilidade perante a sociedade;
  • Imagem organizacional bem vista pela sociedade e clientes;
  • Competitividade no mercado econômico e empresarial;
  • Responsabilidade Social;
  • Concorrência digna e de responsabilidade perante clientes internos e externos.

A implantação do programa ético nas organizações só tem a ganhar, pois um ambiente ético trará para empresas benefícios satisfatórios tanto para os envolvidos internamente como externamente, e também em relação à produtividade a imagem da empresa passa a ser vista de maneira benéfica satisfatória pela sociedade como um todo.

Para concluirmos devemos ter em mente que a implantação de um programa de ética nas empresas não é pensar exclusivamente em ganhos financeiros, mas sim no bem estar da coletividade interna e externa da empresa, e a implantação da cultura ética nas organizações devem obedecer dois princípios lógicos para que possa dar certo, o comprometimento da administração, transparência e clareza nos fatos a serem implantados e ações éticas perante os colaboradores. Assim haverá o inicio de construir um planeta mais humano e saudável para viver.

Wagner Luiz Marques

Rua Fernão Dias, 1994 – Cianorte – Paraná

CEP – 87200-000

Telefone- 0(**)44-3629-5578

Celular- 0(**)44-9977-6604

wlmcne@hotmail.com

wlmcne@bol.com.br

wagnercne1@gmail.com

Nenhum comentário: