quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O HOMEM INVISÍVEL - A HISTÓRIA

Há muitos anos atrás, o homem cuidava das terras como se fossem seus filhos, preservava as árvores, valorizava as estações dos anos, criavam poesias e até criou o calendário cristão em relação à páscoa, observando o início de uma estação do ano.

A avaliação do calendário cristão se deu de acordo com a lua, a páscoa é contada no primeiro domingo da lua cheia que inicia a primavera na Europa, para representar o renascimento das folhas, flores e tornar viva todas as árvores e jardins. Essa interpretação vem de encontro com a ressurreição de Jesus Cristo, o surgimento de um mundo novo, de glória, de alegria e renascimento.

O verão sempre demonstra brilho, atitudes de conquista, dias alegres e bonitos. Para exemplificar esta ação, podemos interpretar a luta do vento com o sol. O vento se achando o mais forte, o mais poderoso, sempre importunava a todos se achando o melhor. Certo dia encontrou o sol, falou que sua força era poderosa em relação à “ESTRELA SOL”.

Humildemente o sol declarou, - não estou neste mundo para prejudicar ninguém, só quero ser benéfico aos seres vivos que precisarem de mim!

Ouvindo isso, o vento se achou na necessidade de desafiar o sol e lhe propôs: - Esta vendo aquele rapaz na terra? Está todo agasalhado! Vamos ver quem é mais forte de tirar o agasalho daquele senhor?

O sol topou e ainda permitiu que o vento soprasse sobre o homem primeiramente. Iniciou o desafio, o vento soprava, o homem se segurava, até que desistiu da luta e ainda retrucou: - se eu não fui capaz de vencer aquele homem, você um simples brilho não fará nenhuma diferença.

Pelo contrário, o sol saiu de trás das nuvens mostrou o seu sorriso e imediatamente o homem retirou o seu casaco. Isso nos mostra que uma luta não proporciona vitória em relação ao outro, pois ambos querem sair vitorioso, já através de um sorriso muitos resultados positivos será possível alcançar.

O outono nos mostra o início de uma batalha, a qual não sabe como será, mas árvores, jardins, flores deixarão a beleza do horizonte para o renascimento de uma nova vida, mais alegre e festiva.

O Inverno é um período de dor, de vazio em relação à natureza, mas de amor entre os homens, pois a união se faz neste período, em decorrência do aconchego para superar a dor do frio.

Por tudo isso demonstra a beleza que a natureza nos propõe, mas o homem em decorrência do capitalismo, da ganância, do valor ao dinheiro e o esquecimento de Deus que tudo nos deu com amor para sabermos cuidar, estamos deixando se acabar e ainda mais estamos esquecendo do amor fraterno que devemos proporcionar ao nosso semelhante.

Em uma cidade havia um parque, e nele um lago rodeado de árvores e jardins, muito procurado por todos. As famílias se encontravam para conversar, os namorados se abraçavam, as crianças brincavam e todos viviam na maior fraternidade. Até que a administração daquela cidade mudou, os administradores resolveram reduzir todos os gastos e decidiram demitir o zelador do parque, pois seu trabalho não era notado e nada servia para ninguém.

Passado alguns dias, meses, até que chegou o outono, todas as folhas caíram, o lago sujou e ficou repleto de lama, o gramado se acabou e as pessoas não mais se reuniam no parque.

O prefeito desesperado com a baixa da arrecadação do município chamou o secretário de finanças para saber o que estava acontecendo com aquela cidade, pois não havia mais turista e a cidade se tornou deserta.

O secretário falou que o maior problema estava na conservação do parque, ninguém procurava aquele local, porque estava sujo e abandonado. A partir daquele momento o prefeito descobriu que o homem que ninguém o via, era o mais importante para o município, no entanto era ele que promovia a cidade sem estar se mostrando e demonstrando o seu trabalho.

Portanto são muitos homens e mulheres invisíveis, mas tão importantes para a sociedade e não valorizamos como deveriam ser valorizados. Nesse caso podemos enumerar diversos profissionais que nunca são vistos e valorizados e, eles são importantes como àqueles que vislumbramos e identificamos como nosso líder.

Sendo assim vamos começar a valorizar a todos os nossos semelhantes, independentemente da posição que ocupa, são estes que faz o mundo crescer e se tornar tão belo e vistoso.

Vamos valorizar a todos, como Jesus Cristo nos valorizou, a nenhum momento ele quis ser mais que qualquer homem e mulher da sua época, nunca demonstrou superioridade, sempre serviu e jamais quis ser servido, o único momento que ele se tornou mais alto que qualquer ser humano foi a hora da sua crucificação, aquele momento assumiu a superioridade de todos nós para salvar cada um do pecado, da ganância, do poder e do orgulho entre os povos.

Este exemplo é a consequência do martírio de um homem que mostrou que cada um de nós deve ser compassivo as atitude do semelhante, porque não sabem o que faz e o que estão fazendo, simplesmente estão se tornando escravo da maldade, da desigualdade, do materialismo e do egoísmo que não se leva a qualquer lugar, somente a fragilidade de cada ser humano.

Para concluir o texto, deixo algumas perguntas:

· Você é invisível nos seus atos?

· O que é mais importante. Àquilo que você faz e não é percebido, mas é significativo ao próximo? Ou o que você não faz ao próximo, mas todos elogiam pelo talento em convencer o caminho da ganância para si mesmo?

· O que é importante a sua vida, ser invisível, mas proporcionar alegria ao semelhante? Ou ser visto por todos, mas não fazer nenhum bem ao seu próximo?

· O que você entendeu por ser uma pessoa invisível em nosso meio?

Professor Dr. Wagner Luiz Marques

Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

Nenhum comentário: