segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A IGREJA CATÓLICA PODE SE ACABAR?

Analisando a Igreja Católica no seu comportamento geral é preocupante para a comunidade, famílias e demais membros que comungam o mesmo ideal. A ideologia geral da igreja é substancial e contagiante para a fé do cidadão, mas esta passando por um período um tanto problemático.

Se analisar o comportamento de frequencia das pessoas nas celebrações, observa-se que os frequentadores são de quarenta a setenta e cinco anos. Crianças, adolescentes, jovens e adultos até trinta e nove anos são poucos que se encaminham para as celebrações e participações de eventos da igreja católica.

Este fato analisa-se que se não houver uma renovação nos fiéis, ou seja, a classe dos mais novos começarem a frequentar assiduamente, haverá uma redução sistemática de fiéis até o ano de 2050. Isto pode ocorrer devido os fiéis atuais até o ano de 2050, muitos não estarão mais participando das celebrações, devido à situação natural do ser humano, com isso poderá ocorrerá diminuição significativa de fieis na Igreja Católica.

Uma nova observação que necessita ser apresentada é que muitos dos jovens estão abandonando a religião para participar de festas e muitas outras baladas como falam e, também muitas crianças não vão às catequeses, celebrações em decorrência de seus pais terem sido criados afastados da igreja, deparamos com a nova geração de pais afastados sendo exemplos para seus filhos não participarem da igreja. E também o trabalho de marketing das igrejas evangélicas e demais segmentos religiosos estão conseguindo arrebanharem muitos dos jovens e até as famílias anteriormente Católicos. (diziam católicos).

Se pensarmos que os jovens estão seguindo as palavras Cristãs, não há do que reclamar, pois existindo: paz, harmonia, fraternidade entre o ser humano tudo compensa. Agora se estas igrejas não estiverem preparadas para manter estes jovens estruturados, bem orientados, como a Igreja Católica consegue, teremos um futuro tortuoso e nebuloso.

Portanto a Igreja Católica necessita avaliar o seu sistema de conquista dos jovens, incentivarem as famílias novas a participarem do meio católico de maneira espontâneo e alegre. E desenvolver palestras motivadoras por profissionais qualificados que possam cativar os fiéis a virem animados e contentes com o meio religioso.

Para isso não é difícil, existem muitas pessoas no meio da comunidade que pode fazer isso com muito prazer, só falta haver a espontaneidade dos lideres religiosos em analisar seus fiéis e dar oportunidade a estes em ajudar.

A Igreja Católica é o Templo Sagrado da Família Cristã, não pode deixar acabar por falta de oportunidades e meios que converse de igual valor aos jovens e famílias.

Professor Dr. Wagner Luiz Marques

Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

Nenhum comentário: