sexta-feira, 11 de maio de 2012

FAMÍLIA – PRECIOSIDADE PARA A SOCIEDADE

Ao expressar a palavra família nos faz refletir a preciosidade que esta palavra proporciona para a sociedade em relação ao crescimento, o respeito, a ética, a dignidade humana perante o semelhante. Visto que a família é o alicerce para conduzir as pessoas para o caminho do bem. Antes de continuarmos a demonstrar a importância da família para a sociedade, apresentamos algumas perguntas que proporciona ao leitor uma reflexão para o seu entendimento sobre este conjunto de pessoas que unidos formam uma grande comunidade.
O que é família no interior de cada pessoa?
Qual a sua responsabilidade perante sua família?
O que está fazendo para conduzir adequadamente o sucesso da sua própria família?
As perguntas não são difíceis de serem respondidas, desde que inicialmente começamos a falar sobre responsabilidade, o casal juntamente com seus filhos deve haver uma harmonia sólida, havendo respeito entre todos e existir transparência nas ações praticadas diariamente por cada membro que compõem esse grupo de pessoas.
A próxima análise é o compromisso, o casal deve saber o momento de trabalho e o momento de lazer, desenvolver uma harmonia sadia e fraterna.
O desejo, este fator vem aliado ao querer, ter, buscar o possível e o impossível, desde que haja lealdade e respeito perante o próximo. Mas para isso deve vir acompanhado da verdade. O maior sucesso do ser humano é descobrir o princípio certo da vida, pois, é dentro da família concreta que se consegue realizar o caminho da paz, da alegria e a concretização da cultura de um país e até de um mundo.
A partir desse momento pode-se começar a falar sobre como conscientizar a humanidade a se espelhar na formação de famílias dignas que possa melhorar a comunidade que vivemos.
A relação família deve expressar o sentimento de amor, o que se nota é que o relacionamento entre os casais estão se deteriorando em virtude do desejo em querer mais e assim se esquece de proporcionar uma educação sadia aos seus filhos.
Observa que a falta do tempo em conviver harmoniosamente entre o casal e sua prole está se perdendo, e assim troca a afetividade por bens materiais, levando as crianças, adolescentes e jovens a se envolver bruscamente em atos indevidos. Para que isso reverta na construção de uma comunidade justa e novamente educada, as famílias deverão se reestruturar e, voltar novamente ao afeto humano entre casais e filhos.
O amor deve prevalecer não se pode ser falado na hora da cerimônia matrimonial e depois ser esquecido no dia a dia da convivência. Para isso cada pessoa deve realizar reflexões internas para que interprete a real função da família perante a sociedade e a si mesmo.
Não podemos generalizar que o vício, a prostituição, o aborto, a violência e muitos outros atos indevidos que estão acontecendo na sociedade são em decorrência da desestrutura familiar, mas a contribuição é significativa, a qual proporcionando uma reestruturação do convívio familiar resolverá significativamente o relacionamento da humanidade.
Segundo Eugênio Mussak, diz que “Você só muda o comportamento, quando muda o pensamento”. Esta mensagem demonstra que a mudança do ser humano está dentro de si mesmo, não adianta querer que as pessoas que o rodeiam mude, caso você não mudar. A experiência de mudança deve iniciar no interior de cada individuo.
Toda a ação deve existir uma reação, para isso o ser humano deve iniciar avaliando o comportamento ideal, sendo assim é necessário observar duas atitudes importantes para o destino correto, sendo:
1º - Atitude Responsável. Deve responder adequadamente os atos praticados diariamente.
2º - Atitude de Caráter. Qualidade da índole de cada cidadão.
Identificado às atitudes, o modo de agir, o comportamento correto do cidadão humano, o ato deve resumir no comportamento responsável, que pode agir em duas ações, uma aceitável e outra inaceitável, apresentada a seguir:
1º - Ineficiência: é compreensivo.
2º - Irresponsabilidade: não é aceito.
A ineficiência é compreensiva porque pode alterar a ação. Basta o ser humano se corrigir, buscando se especializar com treinamentos, atitudes próprias do querer mudar para a boa causa e aderir o comportamento responsável.
A irresponsabilidade não pode ser admitida em nenhum momento. É o caráter do ser humano. As suas ações são realizadas na forma do descomprometimento. Ações que não contribui a ninguém, nem mesmo a própria pessoa.
Pessoa responsável é aquela que responde pelos seus atos, com dignidade, mas também respondem pelos atos de uma outra pessoa a qual se relacionam respeitadamente, ações essas identificadas em conjunto.
Ações da pessoa responsável são realizadas assim, se as ações derem certas, o mérito será de todos, ou seja, do grupo de pessoas que desempenhou. Se as ações derem erradas, todos deverão assumir o erro, pois só houve ação incoerente, porque todos tiveram atitudes de fazer algo que mudasse o meio que vive.
A responsabilidade deve sempre estar em primeiro lugar nas ações de cada ser humano. O comprometimento, o respeito, a dignidade é o caminho do sucesso e da vitória de cada individuo.
O irresponsável são as pessoas que pensam exclusivamente em si mesmo e se esquece do meio, ou seja, esquece do seu semelhante.
Não abra mão de ser responsável. Tudo que merece ser feito, deve ser bem feito. Ser responsável é receber o mérito do melhor e mais digno ser humano da sociedade.
O conviveu das pessoas para existir um relacionamento saudável deve haver disciplina na intimidade. Logo as pessoas disciplinadas são aquelas que sabem mandar, mas também sabem obedecer. São decididas, pois quando deve ser feito fazem imediatamente, de maneira sensata e com muita responsabilidade.
Para que a disciplina seja executada adequadamente por parte do cidadão, deve diferenciar vontade de decisão. A vontade é emocional enquanto que a decisão é racional.
Para entender bem essa diferença devemos analisar esta informação. O emocional do ser humano só sabe analisar o agradável do desagradável, isso não pode ser utilizado como critério para tomar como decisão. Para que o relacionamento haja de maneira digna deve agir com a razão, para que consiga atingir o valor ideal da solução a ser praticada.
Na vida humana ocorrem situações complementares para tornar adequado uma pessoa racional.
O sentimento. Ato ou efeito de sentir a sensação de prazer ou desprazer dos acontecimentos diários da vida humana.
O pensamento. Ato ou efeito de pensar o que fazer e como fazer as ações diárias do ser humano.
A atitude. Ato ou efeito de agir, modo de proceder, comportamento, postura nas ações que gera o ser humano.
Estas três situações são inseparáveis no comportamento humano. É através delas que o ser humano consegue agir de maneiras diferentes perante a sociedade.
A primeira situação de análise em relação ao comportamento humano é:
Sentimento – pensamento – atitude.
Nesta situação o homem primeiramente sente a ação, pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação em atingir o prazer desejado.
O comportamento humano age nesta situação, primeiramente movido pelo sentimento de querer, neste caso espera a vontade chegar, no momento que é convencido emocionalmente para agir, inicia o pensamento de como atingir o desejo, depois irá tomar as atitudes para alcançar o objetivo pretendido.
Esta situação é realizada por pessoas despreparadas, desorganizadas, que não se organiza para alcançar o sucesso, demonstra indisciplina, só age por aquilo que lhe faz bem, que agrada. Será que na vida conseguimos fazer somente o que gostamos? Sentimos bem? Temos vontade? Certamente não! Temos que rever nossas atitudes e fazer tudo o que precisamos, só assim conseguiremos ser bem visto pela sociedade.
A segunda situação de análise em relação ao comportamento humano é:
Pensamento – sentimento – atitude.
Nesta situação o homem primeiramente pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação, depois observa o sentir dos acontecimentos e, logo em seguida toma a atitude desejada ao prazer.
Nesta situação o ser humano pensa muito bem antes de tomar qualquer decisão, analisa a qualidade e a consistência do fato, a partir desse momento consegue adequar o sentimento e este se transformarem em motivação, é o grande “motor propulsor” do trabalho, nesta situação confirma que a atitude humana é sadia e benéfica para o seu semelhante.
A segunda situação pode fazer com que o ser humano decida através de ações benéficas ou maléficas. Depende do que pensa qual o sentimento que faz parte do seu comportamento e a atitude que levará para concretizar suas ações.
Estas ações humanas que faz agir para o bem ou para o mal, conforme a ação do ser humano:
§         Pensar que não gosta do que faz. O sentimento neste momento é desfavorável, assim as atitudes podem ser erradas e ocasionar prejuízo nas ações realizadas.
§         Pensar que gosta do que faz. O sentimento será favorável e as atitudes serão de sucesso nas ações realizadas.
A terceira situação de análise em relação ao comportamento humano é:
Pensamento – atitude – sentimento.
Nesta situação o homem primeiramente pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação, depois toma a atitude desejada ao prazer e, logo em seguida observa o sentimento dos acontecimentos.
Ao ocorrer uma situação dessa em relação da ação do homem, demonstra que o pensamento deve ser colocado em prática imediatamente, ou seja, a atitude realizada instantaneamente faz com que o sentimento do bem alegre em relação a ação feita com responsabilidade.
O entendimento desse comportamento humano é:
Ao procurarmos o médico e o mesmo nos diz que precisamos fazer exercício, pois a saúde precisa de cuidados. Toma-se a atitude imediatamente para realizar os exercício e assim sentirmos bem, depois de tudo realizado adequadamente, com responsabilidade o sentimento passa a ser do dever cumprido, tornando a ação realizada com sucesso.
Portanto a pessoa disciplinada consegue cumprir adequadamente suas ações com sucesso e também todas as pessoas que convive no seu meio se sentem satisfeitas com os resultados.
Depois de apresentado o entendimento do comportamento humano em busca da disciplina, chega-se a conclusão ideológica que:
A indisciplina dispersa a inteligência, enquanto a disciplina condensa, organiza e pratica atos de sucesso em relação à inteligência.
Em resumo a pessoa disciplinada é aquela que obedece às ordens que a si mesmo são dadas, mas para isso, precisam-se dar as ordens correta para si mesmo. É saber discerni o certo do errado. A partir dessa análise consegue-se diferenciar a pessoa disciplinada com a pessoa disciplinadora. A pessoa que recebe as ordens é o disciplinado e o que dá as ordens é o disciplinador, mas para que essa pessoa seja de sucesso, deve ser os dois, pois uma pessoa disciplinada consegue o sucesso desejado se disciplinando a si mesmo.
Por isso que uma pessoa responsável é disciplinada, ambas caminham juntos para não haver erros nas decisões a serem tomadas.
Depois de identificado à disciplina do ser humano constata-se que a pessoa pode ser responsável sempre e para chegar a essas conclusões demonstra que a disciplina humana vem completar o ciclo e assim atingir o sucesso. Mas para atingir o valor ideal do ser humano necessita entender que as dificuldades existentes no relacionamento conseguem ser amenizadas, desde que aprenda a conviver e ceder alguns momentos do relacionamento!
O simples gesto humano pode ser feito a diferença em relação a uma família ou mesmo a um ambiente social, para esse acontecimento identificam-se como ações individuais. Contam muito para o relacionamento humano. Muitas vezes utilizam à expressão “uma andorinha não faz verão”. Mas para o ser humano a ação individual sendo construtiva ajuda à coletividade como um todo.
Também nada adianta fazer individualmente o serviço se o próximo não fizer sua parte, os resultados colhidos serão negativos e nada aproveitados. Para justificar esta postura humana deve avaliar o devido motivo:
São as ações individuais que desencadeia as ações coletivas da humanidade e que se transforma em comportamento generalizado. O homem deve estar em constantes mudanças na relação ao comportamento dos valores, tecnologia, ética e moral. Tudo que esta relacionada com a vida humana e a sociedade deve estar preparada para assimilar as devidas transformações.
O século XX foi o período que mais revolucionou o mundo, mudanças aconteceram na humanidade, na sociedade, nas empresas, em si em todos os setores de convívio geral. Este reflexo faz com que necessite avaliar a devida pergunta:
Quem muda primeiro o individuo ou a coletividade?
Esta resposta seria fácil de ser respondida se o coletivo mudasse primeiro, pois é um grupo de pessoas que se reuni para mudar o comportamento de um povo. Para haver o inicio deste grupo necessita acontecer à movimentação de uma pessoa que se revoluciona para contagiar as demais pessoas do grupo. Sendo assim quem muda primeiro é o individuo e este contagia uma coletividade. Dessa forma demonstra que ações individuais conta para a existência das ações coletivas.
Para acontecer este comportamento individual, esta pessoa necessita de três pressupostos essenciais:
§         Coragem. Ato ou efeito de ser firme ao perigo e perseverante nas ações que houver.
§         Persistência. Ato ou efeito de lutar para alcançar os objetivos desejados, metas serem superadas e sucesso ser alcançados.
§         Relevância. Ato ou efeito de conseguir ações relevantes que alcança o sucesso.
A coragem é o primeiro fator que deve existir no homem, pois o ser humano resiste a mudanças, assim para que ele consiga sair da sua zona de conforto deve estar preparado para mudar o seu comportamento, essa mudança só ocorre com muita coragem.
A persistência deve ocorrer no intimo de cada individuo, porque mudanças não ocorrem de um dia para o outro, as pessoas devem possuir no seu interior a vontade de realizar o desejo e este seja importante para o seu próprio ser.
A relevância de uma ação deve ser praticada com ética e moral, assim possa persuadir as pessoas envolvidas no alcance do objetivo individual e coletivo.
Para ficar claro o entendimento destes três pressupostos essenciais para o ser humano o exemplo a ser seguido seria esse:
Um profissional é nomeado para exercer uma função, se quiser executar um serviço honesto, deve ter coragem em denunciar todos os atos errados que são praticados por pessoas envolvidas na empresa. Ser persistente em não aceitar ajudas individuais e possuir argumentos importantes e comprobatórios que possa denunciar os envolvidos nas ações ilícitas, provas essas relevantes. Agir sempre ético e moral perante a sociedade.
Portanto, uma sociedade para mudar, necessita de pessoas que possua espírito de liderança e, que tenha ideologia formada de ações ética e moral. E a família nada mais é do que uma empresa, regida por duas pessoas que uniram perante o matrimônio, regidos por um contrato e os filhos são o alicerce que necessita ser cuidado e muito bem educado.
Os motivos individuais que são relevantes para o sucesso da sociedade são:
O ser humano necessita viver em sociedade e trabalhar para a coletividade, agindo igual às abelhas ou formigas, pois elas se dão muito bem, no convívio deste coletivo não há hierarquia e competitividade, todas trabalham em busca do mesmo objetivo, cuidar de sua casa. Cada um destes insetos faz seu trabalho individual, pois pode existir em busca de beneficiar o coletivo de sua espécie.
O ser humano é complicado em lidar com essa relação, pode existir um grupo de pessoas que deseja lutar por uma causa, fator satisfatório para a sociedade, mas pode existir o interesse nesse meio de indivíduos que deseja o sucesso individual e não coletivo. Dessa forma prejudica o meio e não alcança os objetivos planejados.
Para que as ações humanas não sejam prejudiciais à sociedade, o individuo não pode pensar no próprio “eu”, assim prejudicará o todo e não conseguirá o beneficio da sociedade.
Para concluir que o homem faz a diferença, deve-se interpretar que a inexatidão de cada ser humano deve ser visto por ele mesmo, e assim deixar de ver o erro do outro e começar a notar mais o seu próprio erro. A partir desse momento que a sociedade obtiver pessoas agindo dessa forma haverá uma comunidade de qualidade e honradez.
Portanto a educação é o caminho para tudo, é através dessa ciência que conseguirá levar as pessoas para o convívio digno, seguindo todos os passos relatados e assim poder dar experiência para cada cidadão, desempenhar suas ações com ética e responsabilidade perante o seu semelhante.

Professor Dr. Wagner Luiz Marques
Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço para correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; QUALIDADE; VONTADE; ENTUSIASMO; FORÇA; EXCELÊNCIA E FAMÍLIA.

Nenhum comentário: