domingo, 20 de maio de 2012

O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE HUMANA ESTA NA ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL

ÉTICA E CIDADANIA



A ética é fonte de direitos da pessoa, tanto na esfera pessoal quanto profissional.



O exercício profissional é um dos campos mais carentes à aplicação da ética.



A efetivação da CIDADANIA exige não só um estado de direito, como também um convívio social regido pelos princípios democráticos, além dos governantes, cada cidadão adote esses princípios e oriente sua atuação social e seu comportamento pessoal por eles.



Há a necessidade de manter uma postura ética em todas as atividades sociais.



A ideologia de levar vantagem em tudo deve acabar do meio social, pois se o respeito fosse praticado igualmente na vida social, o mundo seria outro, e o respeito por parte de cada um seria significativo.



Não existiriam pessoas furtando remédio de crianças com doenças quase incuráveis, Corrupções no campo da saúde, da educação, no transporte, no esporte. Haveria compaixão perante o seu semelhante. E acabaria com a enorme resistência das pessoas em mudar hábitos que geram desperdícios, poluição e agressões ao meio ambiente.

A solidariedade reinaria e a ambição desmedida do individualismo seria o fim para o meio social.



ÉTICA E MORAL



O entendimento racional de ética e moral baseiam-se em várias maneiras de analisar:



1. Ética é princípio moral. São aspectos de condutas específicas.

2. Ética é permanente, moral é temporal.

3. Ética é universal, moral é cultural.

4. Ética é regra, moral é conduta da regra.

5. Ética é teoria, moral é prática.



Ética é o ato que devemos praticar diariamente. Todos avaliam que têm. Uma minoria leva a sério. Infelizmente ninguém a cumpre.



Existe o discurso da igualdade e do respeito, mas também a desigualdade, a discriminação e o preconceito.



A pessoa possuidora de ética filtra melhor os estímulos e valores do mundo eliminando o que não é bom, transformando a pessoa com ética em valores morais satisfatório.



O significado de Ética aproxima-se no sentido de "COSTUME". O comportamento ético na sua maioria das vezes não deixa de ser usos e costumes.



A ética não se confunde com a moral.



A moral é o regulamento dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural. Uma instituição, um partido político, deve e necessita aplicar moralidade perante o grupo social que convive nesse meio. Moral é um fenômeno social particular não tem compromisso com a totalidade do meio a qual se convive.



A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. A ética é um conjunto de princípios com o objetivo de limitar as ações humanas.



A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos na sua vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos da moral vigente. A ética se move, historicamente.



Ética é aquilo que é bom, com a finalidade de facilitar a realização das pessoas.



O profissionalismo, a atividade que pratica diariamente é a maneira íntegra e honesta de exercer uma profissão.



A ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica universal, a ética exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la.



A ética ilumina a consciência humana na ação individual e social, define o que é virtude, analisando o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade. A ética é universal.



A ética deve ser aplicada na economia, na política, em todo comportamento que envolve o ser humano junto à sociedade, em todas as atividades e no seu cotidiano.



Para praticar corretamente o comportamento ético e moral, deve entender o que é CIDADANIA, pois tudo esta ligado a um mesmo conceito para a formação do caráter humano.



Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais.



CIDADANIA são deveres, ou seja, conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania é o direito de ter direito".



O CIDADÃO deve estar ciente pela sua responsabilidade dentro de uma coletividade, nação, Estado, do qual o bom funcionamento desse sistema deve haver contribuição significativa para alcançar os objetivos necessários da ética social, pessoal, profissional e humana.



O povo brasileiro necessita é do direito de acesso e não leis que garantam a uma minoria (elite brasileira) suas grandes e ricas propriedades.



Encontramo-nos frequentemente diante de situações nas quais a nossa decisão depende daquilo que consideramos bom, justo ou moralmente correto.



O homem é um ser moral, um ser que avalia sua ação a partir de valores.



Exemplo de julgamento moral:



• Este homem realizou uma boa ação.



Exemplo de julgamento estético:



• Este homem é belo.



A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL



MORAL



É o conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um determinado grupo de pessoas com o objetivo fundamental de obter uma melhor relação em sociedade.



ÉTICA



São princípios que fundamentam a vida moral. A ética é uma disciplina teórica sobre uma prática humana, que é o comportamento humano.



O sujeito moral é aquele que age bem ou mal, na medida em que acata ou transgride as regras morais.



A moral é a regra de conduta que caracteriza as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si mesma em relação a decisões e atitudes.



Os princípios da moralidade se restringem unicamente a esta frase “NEM TUDO O QUE É LEGAL É HONESTO”.



Tem que se separar, além do bem do mal, legal do ilegal, justo do injusto, conveniente do inconveniente, também o honesto do desonesto.



Exemplo: Um grupo de vereadores, utilizando os meios legais que regem a casa legislativa, votou a seu favor um aumento de 100% dos seus salários. Esse ato identifica ser legal perante a lei, mas desonesto perante a população que os elegeram.



A moral se aplica para o Eu.



A moral pode ser dividida em senso moral e consciência moral.



O senso moral atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo, ou seja, o senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente. Sentimentos como solidariedade, compaixão, injustiça impulsionam o senso moral.



A consciência moral atua na tomada de decisões relacionadas ao comportamento da pessoa, pois necessita tomar decisões relacionadas a si próprio e a outras pessoas, de forma que seja responsável por estas e ainda assuma as consequências de tais decisões.



A Fofoca é Imoral.



A fofoca é todo comentário desnecessário sobre a vida de outra pessoa, especialmente quando a essência deste comentário é negativa, pejorativa e depreciativa.



Todos nós sabemos quando estamos fofocando ou não. Além disso, sabemos também que discrição nunca fez mal a ninguém.



Fofoca é algo perigoso porque se não estivermos atentos e centrados em nossos valores, ela se torna contagiosa e crônica. Ou seja, vira uma mania, um comportamento recorrente e automático.



Se tivermos objetivos na vida, planejarmos adequadamente e, lutarmos por ele não sobra tempo e nem vontade de falar da vida alheia, principalmente para criticar e julgar o próximo.



MORAL E DIREITO



Moral é um conjunto de regras no convívio. Direito são regras Jurídicas. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.



Toda norma jurídica tem conteúdo moral, mas nem todo conteúdo moral tem conteúdo jurídico.



Moral é mais amplo do que o do Direito e este se subordina à Moral.



Moral significa, forma integral e integrada. Integral significa a plena realização do homem, e integrada, o condicionamento a idêntico interesse do próximo.



Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.



IDEOLOGIA



Ideologia é o conjunto de idéias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade.



Exemplificar uma ideologia é identificar o comportamento de uma pessoa, ou seja, “futebol é coisa de homem”; “cozinha é só para mulheres”.



Muitas vezes a ideologia mascara a realidade. Também ideologia pode ser entendida como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade.



Ideologia significa duas concepções: a neutra e a crítica.

O sentido neutro de conjunto de idéias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.



A concepção crítica, ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.



PRECONCEITOS



Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou estranhos. Indicado por ações pejorativas a alguém. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.



O ponto de partida do preconceito na sua maioria das vezes é em decorrência do estereótipo (forma de ser de uma sociedade). Exemplo preconceituoso: “Todo brasileiro é corrupto”.



Características comuns do preconceito quando entra no campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito é um erro. Entretanto faz parte da crença e não do conhecimento, base irracional, perde os valores do argumento ou raciocínio.



Para compreender o que é o preconceito, precisamos entender o conceito de “ATITUDE”: É um comportamento relacionado com um objeto ou evento particular. Cada atitude existe crenças e idéias, valores associados de sentimentos e emoções. Atitude é composta por três componentes:



A cognição: Atitude empregada a um objeto. Este objeto pode ser uma pessoa, um grupo ou uma instituição social.



O afeto “é uma atitude”: É um valor que pode gerar sentimentos positivos ou negativos.



A predisposição: Sentimentos negativos.



Assim, podemos entender o Preconceito como uma atitude negativa que um indivíduo está disposto ter em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.



Causas do Preconceito



O preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais.



Crenças, utilizada na forma preconceituosa são sempre estereótipos negativos (forma de ser de uma sociedade).



O preconceito para muitos estudiosos quer dizer as frustrações das pessoas, que em determinadas circunstâncias podem se transformar em raiva e hostilidade. As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas frequentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo” na escala social. O resultado é o preconceito e a discriminação.



Para outros pensadores preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante. Pessoas autoritárias tendem a ser rigidamente convencionais.



Os responsáveis das empresas devem sempre estudar o comportamento humano de seus funcionários e analisa-los constantemente para que não ocorram atitudes que venha denegrir a imagem da própria empresa e de muitos colaboradores que ali desenvolve suas ações profissionais. Como por exemplo, a fofoca existe o preconceito. Como acontece a fofoca?



Todo ser humano tem suas limitações. Aprender a lidar com elas é justamente o que chamamos de amadurecimento. Acontece que nem todas as pessoas estão dispostas a olharem para si mesmas e se trabalhar com o intuito de crescer, evoluir e se tornar alguém que soma que acrescenta nas relações que vivem. Dentre essas pessoas, cada uma com seus equívocos, há aquelas que encontram na fofoca um caminho para se destacar. Infelizmente, em alguns casos elas conseguem, sejam por usarem um modo astúcia e perspicaz com a fofoca, cometendo injustiças ou ainda mais intrigas.



É por isso que oferecer treinamentos, palestras e conteúdos positivos para uma equipe de trabalho recorrentemente é tão importante para garantir o equilíbrio entre essas pessoas e o seu constante amadurecimento.



A relação entre ética e fofoca é absolutamente antiética. Demonstra falta de caráter, de amadurecimento e de desrespeito para com a individualidade do outro. E é bom lembrar que não se trata apenas de condenar quem fez o primeiro comentário desnecessário, mas todos aqueles que compactuam, comentando, intensificando o tráfico de informações que não lhes dizem respeito.



É sabido que as empresas procuram, cada vez mais, profissionais que mais do que um currículo repleto de habilidades técnicas, demonstrações diárias de habilidades humanas, parceria, colaboração mútua, capacidade de solucionar conflitos e administrar problemas. Pessoas que incitam intrigas e confusões têm sido deixadas para trás em todas as áreas e no mercado mundial.



Além disso, a gentileza é poderosa e capaz de transformar a vida de uma pessoa, em todos os sentidos, e ao mesmo tempo melhorar um conjunto de pessoas no seu meio social.



A fofoca no trabalho ou em qualquer outro lugar, pode causar danos e aborrecimentos à pessoas que são alvos dos comentários. A ligação da Mentira com a Ética, liga-se também com a fofoca, muitas pessoas acham que mentir é errado. Esse é um dos motivos pelos quais tantas fofocas começam com "ouvi dizer" ou "me disseram". Atribuir uma declaração à outra pessoa tira da pessoa que está falando a responsabilidade pela veracidade do que se está falando. Mas, tecnicamente, isso não torna a fofoca algo ético.





Estereótipo (forma de ser de uma sociedade): É um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada.



Racismo: É a crença na inferioridade dos membros de determinados grupos étnicos e raciais. Os racistas acreditam que a inteligência, a moralidade e outros traços valorizados são determinados biologicamente e, portanto, não podem ser mudados. Para reduzir o Preconceito, ocorre com a convivência, através de uma atitude comunitária.



VALORES MORAIS



Os valores morais são juízos sobre as ações humanas que se baseiam em definições do que é bom/mau ou do que é o bem/o mal. Eles são imprescindíveis para que possamos guiar nossa compreensão do mundo e de nós mesmos e servem de parâmetros pelos quais fazemos escolhas e orientamos nossas ações.



Os valores morais estão presentes nos nossos pensamentos, nas coisas que dizemos e escrevemos e, claro, nas nossas ações. Valores morais é o direcionamento das ações, nesses momentos, sabemos que não podemos agir em função da primeira coisa que passar pela cabeça; precisamos pensar bem, avaliar o que realmente queremos, quais as consequências se fizermos isso ou aquilo, o que perdemos e o que ganhamos.



As principais dificuldades em tomar decisões significativas é que nunca sabemos exatamente o que vai acontecer se fizermos isso ou aquilo. Exemplo para analisar os valores morais é: “Um jovem casal sempre se previne em suas relações sexuais, mas a menina acaba por engravidar; eles não têm condições materiais nem mesmo emocionais de educar o filho”. Diante disso, deve-se ou não fazer um aborto? Essa decisão deve-se tomar através de uma maneira significativa, não somente para si mesmo como para um ser que não pediu para vir ao mundo ou mesmo estava preparado para sofrer tal sofrimento como pode ocorrer.



Outro exemplo difícil de decidir é: Um parente querido está muito doente e só se mantém vivo por estar ligado a aparelhos. Não há possibilidades de que ele volte a viver bem e o sofrimento de todos é muito grande. Devem-se desligar os aparelhos ou não? Essa decisão passa a ser de maneira moral ligada ao direito legal e avaliando significativamente a moral.



Os valores morais servem justamente para orientar as pessoas no momento de escolhas e de construção de suas existências. Por essa razão, todo mundo tem valores morais e não há ninguém sem ética. O que acontece, com frequência, é que os valores variam entre pessoas e grupos são diferentes e, muitas vezes, podem questionar e mesmo agredir nossas convicções do que é certo ou justo.



O ser humano é capaz de planejar sua ação no tempo e no espaço, orientar ações futuras segundo determinadas finalidades. Já o animal irracional não tem essa habilidade, suas ações são restritas aos limites impostos pela sua condição natural. Por que eles agem com mais humanidade do que os próprios seres humanos que dizem racionais? Devemos avaliar com muita razão as atitudes humanas realizada ontem, hoje e sempre.

Ao avaliarmos valor e moral, deparamos constantemente com dúvidas e com isso poderíamos responder três perguntas a qual poderia solucionar as duvidas inerentes a estes assuntos, sendo elas:



• O que devemos fazer?

• Como saber o que é mais importante ou urgente?

• Como escolher?



Os valores são válidos apenas em contextos específicos, em determinados momentos o comportamento bom é aprovado em um certo momento pode ser ruim e profundamente reprovável em outro. Mentir é reprovável na maioria das ocasiões, mas quem recriminaria as pessoas que, fugindo da perseguição do exército nazista, mentiram sobre o paradeiro de seus colegas e não os entregaram? São válidos no quadro de uma cultura, porque os valores não fazem sentidos isolados de todas as outras dimensões da vida humana.



Esses valores são válidos historicamente porque são criações humanas, atendem a necessidades de um determinado grupo e um dado momento. Exemplo de comportamento drástico: a história das mulheres nas sociedades ocidentais ao longo do século XX pode exemplificar essas mudanças: uma série de comportamentos mal vistos e indesejados há 50 anos hoje é aceitos e até mesmo valorizados. Os valores morais são criações humanas ligadas às condições de vida historicamente criadas.



Moral e Conduta



A moral é a regra de conduta que caracteriza as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si mesma em relação a decisões e atitudes.



O Senso Moral



Atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo O senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente. Sentimentos como solidariedade, compaixão, injustiça impulsionam o senso moral.



A Consciência Moral



Atua na tomada de decisões relacionadas ao comportamento da pessoa, pois necessita tomar decisões relacionadas a si próprio e a outras pessoas, de forma que seja responsável por estas e ainda assuma as consequências de tais decisões.



Analisar comportamentos deve observar um todo: a cultura e o meio, aprováveis ou reprováveis. Um mesmo ato pode ter sentido diferente se tiver acontecido em São Paulo, Rio de Janeiro ou Curitiba, ou lá no meio do Amazonas, entre um povo indígena ou em um país do oriente.



Liberdade e Responsabilidade



A liberdade permite que o sujeito tome decisões e possa ser o autor, em certa medida, de sua própria existência. Entretanto, para viver a liberdade, precisamos nos responsabilizar por ela, ou seja, a liberdade traz em contrapartida a responsabilidade. Somos livres para tomar uma decisão, mas devemos assumir a autoria daquilo que decidimos fazer.



Liberdade esta ligada a moral. Ao definirmos o que é bom ou mal é um modo de viver humanamente, em sociedade.



Atitude significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio ambiente. As atitudes de um sujeito dependem da experiência e vida que uma pessoa tem.



Comportamento é o ambiente através da qual o indivíduo integra as suas tendências. Designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação. O comportamento tornar-se diferente do que era, física e moralmente.



Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento animal, comportamento atmosférico.



Nos animais, por exemplo, envolve essencialmente instintos e hábitos aprendidos.



Instinto e cultura



Desenvolvidos duas classes de seres vivos em nosso planeta.



Os Insetos



Nascem com toda a informação que precisam para a vida.



Os Mamíferos



São seres com comportamento social e que precisam da convivência em grupo, fundamentalmente na infância, para adquirir o conhecimento, a experiência e o acúmulo de sucessos das gerações anteriores, transmitidos culturalmente e não no equipamento genético.



Os comportamentos são divididos em duas classes: Respondente e Operante.



Comportamento Respondente



È que conhecemos como ações involuntárias ou reflexos. A ação de componentes físicos do corpo, como as glândulas, a sudorese, espasmos musculares etc.



Comportamento Operante



São as ações voluntárias. Por exemplo, a ação de músculos que estão sob controle espontâneo, como comer, falar, andar. Este comportamento é controlado pelas suas consequências.



Comportar-se bem ou mal depende do local, da cultura, dos usos e costumes, da sociedade e da situação em que se está vivendo. O comportamento adequado em um devido local, vem dos ensinamentos de seus pais.



A Importância da Ética nas Relações Profissionais e Pessoais



Ética pode ser um diferencial no mercado empresarial e profissional. As empresas querem se livrar da desonestidade, omissão, má conduta, mentira dos profissionais, mas questões éticas podem ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso.



A imagem do profissional no mercado dependerá da suas atitudes e hábitos, mas a questão ética é muito mais profunda.



Os sete pecados capitais (luxúria, ira, inveja, gula, preguiça, soberba e avareza) servem como uma espécie de parâmetro para um bom ou péssimo comportamento em sociedade.



O que é ser ético no mundo atual e capitalista? Ser ético é agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Estar tranquilo com a consciência pessoal.



A imagem da empresa está diretamente ligada ao profissional e vice-versa, assim como a ética pode maximizar os resultados da empresa, a antiética pode comprometer consideravelmente o seu desempenho. Atuar com responsabilidade profissional e social é um bom caminho.



Senso de Responsabilidade



É o elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade a pessoa não pode demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa. Uma pessoa que se sinta responsável pelos resultados da equipe terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da organização.



A responsabilidade fortalece a auto-estima de cada pessoa. Só pessoas que tenham auto-estima e um sentimento de poder próprio são capazes de assumir responsabilidade.



As pessoas que optam por não assumir responsabilidades podem ter dificuldades em encontrar significado em suas vidas e crescimento profissional.



O Sigilo



É algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória. Revelar detalhes ou mesmo frívolas ocorrências dos locais de trabalho, em geral, nada interessa a terceiros e ainda existe o agravante de que planos e projetos de uma empresa ainda não colocados em prática possam ser copiados e colocados no mercado pela concorrência antes que a empresa que os concebeu tenha tido oportunidade de lançá-los. Documentos, registros contábeis, planos de marketing, pesquisas científicas, hábitos pessoais, dentre outros, devem ser mantidos em sigilo e sua revelação pode representar sérios problemas para a empresa ou para os clientes do profissional.



A Competência



É de extrema importância ao profissional em qualquer área de atuação. Recursos humanos devem ser incentivados a buscar sua competência e maestria através do aprimoramento contínuo de suas habilidades e conhecimentos.



São fatos necessários para evitar: pacientes que morrem ou ficam aleijados por incompetência médica, causas que são perdidas pela incompetência de advogados, prédios que desabam por erros de cálculo em engenharia, são apenas alguns exemplos de quanto se deve investir na busca da competência.



A Lealdade



É outro elemento que compõe a empregabilidade. Funcionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tem orgulho de fazer parte da organização, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.



Lealdade não quer dizer: “puxar o saco do chefe”. Lealdade não é sinônimo de obediência cega. Lealdade significa agir com a convicção de que seu comportamento vai promover os legítimos interesses da organização.



Ser leal às vezes pode significar a recusa em fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização, a equipe de funcionários. É possível ser leal a uma organização ou a uma equipe mesmo que você discorde dos métodos usados para se alcançar determinados objetivos. Na verdade, seria desleal deixar de expressar o sentimento de que algo está errado, se é isso que você sente.



A Iniciativa



É uma ação que fortalece o profissional no elemento empregável. Tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da organização, demonstrar lealdade pela organização. Tomar iniciativas não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas assumir responsabilidade por sua complementação e implementação.



A Honestidade



Está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seus direitos. É muito fácil encontrar a falta de honestidade quanto existe a fascinação pelos lucros, privilégios e benefícios fáceis, pelo enriquecimento ilícito em cargos de autoridade.



Pessoas se excedem no sentido de obter qualquer coisa e de qualquer fonte. Os que fazem negócios desleais, os vigaristas. Exemplo de desonestidade: Um contabilista que, para conseguir aumentos de honorários, retém os livros de um comerciante, está sendo desonestos.



A honestidade é a primeira virtude no campo profissional. É um princípio.



Perseverança



Qualidade difícil de ser encontrada, mas necessária, pois todo trabalho está sujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que precisam ser superados, prosseguindo o profissional em seu trabalho, sem entregar-se a decepções ou mágoas. É louvável a perseverança dos profissionais.



Compreensão



Qualidade que ajuda muito um profissional, porque é bem aceito pelos que dele dependem, em termos de trabalho, facilitando a aproximação e o diálogo, tão importante no relacionamento profissional.



Não confundir compreensão com fraqueza, os verdadeiros objetivos deve ser bem definidos.



A Prudência



Todo trabalho, para ser executado, exige muita segurança.



A Coragem



Ajuda-nos a reagir às críticas, quando injustas, e a nos defender dignamente quando estamos no nosso direito. E sobre tudo devemos ter coragem para tomar decisões.



A Imparcialidade



É uma qualidade tão importante que assume as características do dever, pois se destina a se contrapor aos preconceitos, a reagir contra os mitos a defender os verdadeiros valores sociais e éticos, assumindo principalmente uma posição justa nas situações que terá que enfrentar. Para ser justo é preciso ser imparcial.



O Otimismo



O profissional precisa e deve ser otimista, para acreditar na capacidade de realização da pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com energia e bom humor.



Humildade



O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é o dono da verdade e que o bom senso e a inteligência são propriedade de um grande número de pessoas.



Reconhecer melhor suas limitações, buscando a colaboração de outros profissionais mais capazes, dispor-se a aprender coisas novas, aperfeiçoamento.



A Humildade não pode ser confundido dependência, sempre lhe é atribuído um sentido depreciativo.



Fulano é muito humilde, coitado. Humildade está significando nestas frases pessoa carente que aceita qualquer coisa, dependente e até infeliz. Este é um conceito errôneo que precisa ser superado. Humildade é valor de grandeza e dignidade.



Código de Ética Profissional



É uma espécie de contrato de classe e os órgãos de fiscalização do exercício da profissão passam a controlar a execução de tal peça magna.



São critérios de condutas de um indivíduo perante seu grupo e o todo social. São virtudes que devem ser exigíveis e respeitadas no exercício da profissão, abrangendo o relacionamento com usuários, colegas de profissão, classe e sociedade.



A disciplina, através de um contrato de atitudes, de deveres, de estados de consciência, e que deve formar um código de ética, tem sido a solução, nas classes profissionais (contadores, médicos, advogados, etc.).



Se muitos exercem a mesma profissão, é preciso que uma disciplina de conduta ocorra daí, o surgimento da ética profissional.



A Ética Profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.



A ética atinge todas as profissões referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos.



BIBLIOGRAFIA



- ANDRADE FILHO, Francisco Antônio de. Razão e Política: ensaios de Filosofia Moderna. Maceió: EDUFAL, 1997.

- ________________. Educação, Ética e Cidadania: reescritura das aulas na internet.

Disponível em http://www.orecado.cjb.net, acesso em 2003.

- ________________. Filosofia e Epistemologia em Debate. Disponível em

http://www.orecado.cjb.net, acesso em 2003.

- ________________. Do Biopoder à Ética do Cuidado com a Saúde Integral do Homem.

Disponível em http://www.orecado.cjb.net, acesso em 2003.

- JAPIASSU, H. Um desafio à Filosofia: pensar-se nos dias de hoje, São Paulo: Letras & Letras, 1997.

- ________________. Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro: F.

Alves, 2 ed., 1977.

- LEVY, P. As tecnologias da inteligência - o futuro do pensamento na era da informática,

Trad. Carlos Irineuda Costa, São Paulo: Editora 34 Ltda, 1993.

- OLIVEIRA, F. Bioética - uma face da cidadania, São Paulo: Editora Moderna, 1997.

- OLIVEIRA, M.A. Ética e racionalidade moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 1993.

- PEGORARO, O. A. Ética é Justiça. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

- OLIVEIRA, M. A. Ética e racionalidade moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

- ________________. Ética e sociabilidade. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

MATTAR NETO, João Augusto. Filosofia e Administração. São Paulo: Makron Books, 1997.

Esta no livro MARQUES, Wagner Luiz. DIÁRIO DE UM EMPREENDEDOR - A REAL INFORMAÇÃO PARA OS GESTORES DE SUCESSO. Gráfica Vera Cruz. Cianorte – Paraná e http://books.google.com.br. .

MARQUES, Wagner Luiz. CONTABILIDADE GERENCIAL A NECESSIDADE DAS EMPRESAS. Gráfica e Editora Bacon Ltda. Cianorte. 2004.



Professor Dr. Wagner Luiz Marques e Família para todos os leitores de meus artigos. Obrigado.



Endereços eletrônicos: wagnercne1@gmail.com; wlmcne@hotmail.com; Endereço por correspondência: Wagner Luiz Marques Rua Fernão Dias, 1994 Zona 01 CEP- 87.200-000 Cianorte – Paraná. Telefone: 44-3629-5578 - Celular: 44-9977-6604.





PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; QUALIDADE; VONTADE; ENTUSIASMO; FORÇA; EXCELÊNCIA; PROFESSOR; MERCOSUL; REVALIDAÇÃO; DOUTORADO; MESTRADO.



Nenhum comentário: